Edição: quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Douglas Prado

COLUNISTA

Douglas Prado

Hingo modifica estrutura administrativa da PMP e cria assessoria para secretários


O prefeito Hingo Hammes alterou a estrutura administrativa da Prefeitura e criou novas funções dentro dos quadros das secretarias municipais. A lei assinada por ele prevê que os novos setores e seus ocupantes deem assessoria aos secretários “na análise e preparação de documentos. A estrutura mais importante criada é a Coordenação de Fluxos Processuais Estratégicos. Esta coordenação terá, como diz o nome, coordenadores de Fluxos Processuais Estratégicos. Além desses, foi criado o Departamento de Análise de Conformidade e Apoio ao Controle Externo e cargo de assessor técnico de Articulação Institucional. O teor da lei interessa a várias secretarias municipais. Tudo para melhorar o andamento dos papéis na Prefeitura. Além disso, há outros cargos em um Departamento de Análise de Conformidade e Apoio ao Controle Interno e até uma assessoria técnica de Articulação Institucional. A lei não sinaliza quais são os cargos em comissão hoje existentes, com exatamente a função de “dar assessoria aos secretários”, e se serão extintos ou não e quais as pessoas que os ocupam serão dispensadas. Mas, tem em tudo isso um lado positivo: sua preocupação com o andamento da burocracia na Prefeitura, que os últimos anos mostraram ser absolutamente necessária. Afinal, não se deve esquecer que a Prefeitura de Petrópolis deve ser uma recordista de licitações públicas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, por uma enormidade de motivos. Admitir que há o problema foi um grande avanço. As secretarias precisam mesmo de assessoria de qualidade.


Procuradoria

Hingo Hammes fez mudanças também na estrutura da Procuradoria Geral do Município, reestruturando as carreiras jurídicas municipais. O órgão que é importantíssimo, ganha mais autonomia técnica, financeira e administrativa.


Buscando recursos

O prefeito Hingo Hammes e o secretário de Planejamento, Fred Procópio, estão em Brasília. Tentam a liberação de emendas parlamentares em favor de Petrópolis, apresentadas pelos senadores Romário, Flávio Bolsonaro e Portinho; e pelos deputados Dr. Luizinho, Altineu Côrtes e Dr. Serginho este último é o novo prefeito de Cabo Frio. São recursos destinados a vários projetos importantes da cidade.


Substituído

Exonerado pelo governador Cláudio Castro, na última sexta-feira, o ex-vereador e ex-deputado Ronaldo Medeiros já foi substituído no Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O novo diretor das Superintendências Regionais do instituto é João Pedro Rabelo Paixão, filho do vereador petropolitano Júnior Paixão. Quem conhece, diz que o secretário de Ambiente, Bernardo Rossi, fez boa escolha.


Rodriguinho no Inea

Primeiro suplente de vereador pelo União, em Petrópolis, o ex-chefe de Gabinete da Prefeitura, Rodrigo Bueno, o Rodriguinho, vai assumir função no Instituto Estadual do Ambiente. A tarefa de Rodriguinho inclui a coordenação de serviços em toda a região de Petrópolis. Entre as obras que estarão sob sua coordenação estão as de criação do Rio Parque, nas margens do Piabanha e outras melhorias importantes nos rios de Itaipava e Corrêas.

Crédito: Divulgação
Legenda: O novo tribunal de Ética e Disciplina da OAB do Estado do Rio. (Crédito: Divulgação)

Tribunal da OAB

Dois petropolitanos integram o novo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB do Estado do Rio: Hélio Moura (presidente) e Fernando Eduardo Ayres da Motta (secretário geral). O tribunal conta ainda, como membros, com os advogados Priscila, Rafael e Marco Aurélio.


Alerta no trânsito

Os motoristas e motociclistas que não gostam de respeitar normas de estacionamento em vias públicas, de velocidade e outras devem se precaver: já somam três mil os autos de infração emitidos desde o início do ano. Se o governo usar sua capacidade de informação, mostrando sua ação nas ruas, é possível que melhorem as condições de segurança do trânsito em Petrópolis. A decisão de fazer cumprir a lei é saudável.

Crédito: Reprodução
Joaquim Eloy Duarte dos Santos, o aniversariante da semana, cercado pela família. (Crédito: Reprodução)


Dia do Joaquim Eloy

Amigos, a família, os colegas da Academia Petropolitana de Letras, que faz ou gosta de teatro e de literatura, todos, devem ter pensado com gratidão em relação ao aniversariante do dia, na última segunda-feira: Joaquim Eloy Duarte dos Santos. Ele merece todas as homenagens.

Crédito: Divulgação
A advogada Priscila Moret Braga tranquiliza: BPC não depende de contribuição prévia ao INSS. (Crédito: Divulgação)

Sem medo de perder o BPC

A advogada Priscila Moret Braga Nascimento tem feito um belo trabalho de esclarecimento sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), de princípio afastando as fake news sobre suspensão do pagamento, que circulam nas redes preocupando ou até desesperando os beneficiários, idosos e pessoas com deficiência que não possuem meios de prover seu próprio sustento nem de sua família. Priscila explica que a concessão do benefício não depende de contribuição prévia ao INSS, porque é um direito garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). A advogada explica em suas manifestações e postagens que o benefício pode feito diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS ou ainda pelo telefone 135. Em caso de o INSS recusar o benefício para pessoas que cumpram todas as exigências e isso acontece com grande número de processos, o caminho pode ser a Justiça. Em grande parte dos casos, a decisão judicial é favorável ao requerente, corrigindo injustiças ou erros cometidos na esfera administrativa.

Edição: quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral