Edição: sábado, 15 de fevereiro de 2025

Douglas Prado

COLUNISTA

Douglas Prado

Lei da sacola plástica é questão estadual, mas vira polêmica local


A mudança na legislação municipal que estabelece regras sobre o fornecimento ou não de sacolas plásticas pelos supermercados aos seus fregueses já causou boa polêmica. A última mexida, na última semana, tratou de excluir do texto legal a proibição de cobrança pelas sacolas. Não obriga que as sacolas sejam cobradas, mas dá aos supermercados o direito de tirar mais um troquinho dos seus fregueses. Mas, há especialistas que consideram desnecessária a legislação municipal sobre o assunto, porque o tema é de alçada estadual. Para valer, essas normas deveriam ser decididas pela Assembleia Legislativa. E argumentam: vendas em supermercados geram ICMS, um imposto estadual, e é o estado quem deve ditar as regras. Isso representa dizer que, se houver uma questão judicial em torno do assunto, a lei municipal não será levada em conta necessariamente. Mesmo sendo um tema frágil, foi bom ver a agilidade popular nas redes sociais. Alguns vereadores apanharam um bocado.


Sempre mais caro

O contrato de emergência feito pela Comdep com uma empresa pertencente ao mesmo grupo da AMI3, que fazia (ou não fazia, dependendo do dia) a coleta de lixo até o fim de 2024, tem um aspecto interessante, em relação ao número de equipamentos alugados pela Prefeitura. Antes, eram 42 os caminhões, agora são 33. Não é preciso explicar as consequências disso. A esperança é que a licitação para regularizar a situação da coleta de lixo saia, finalmente, pondo fim à atual improvisação. Hoje, a Comdep aluga caminhões e seus motoristas, mas banca os demais funcionários, pagando preço mais alto que antes desse modelo, adotado, ainda no governo Rubens Bomtempo. E, no modelo anterior, a empresa contratada é que contratava os coletores de lixo.


Petrópolis e o Dia Mundial do Rádio

Não houve qualquer evento na cidade para marcar o Dia Mundial do Rádio, na última quinta-feira, mas é justo registrar que Petrópolis teve presença importante no rádio brasileiro. Para começar com o pioneirismo técnico da Rádio Difusora de Petrópolis, inaugurada na década de 1930, que instalou sua antena de transmissão no Alto da Serra, levando seu som a grande parte da Baixada Fluminense e até áreas da cidade do Rio de Janeiro, o que, na época, era um avanço, em termos de rádio em ondas médias. A Difusora teve sua grande época sob a direção de Wilson Carneiro Malta.  Depois, ainda teve destaque a Rádio Imperial, também AM. Tivemos pioneirismo também entre as FMs, a Rádio Musical FM, de Paulo Antonio Carneiro Dias, cuja potência e programação, baseada em notícias e música, fizeram grande sucesso. Depois, veio a Imperial FM, de Francisco Orleans e Bragança, que até hoje presta grandes serviços. A coluna presta homenagem ao rádio de Petrópolis, homenageando alguns dos seus radialistas mais importantes, muitos dos quais fizeram sucesso nacional em emissoras do Rio e São Paulo. Saíram de Petrópolis nomes como Paulo Barbosa, Cidinho Teixeira, Pedro Costa, Pedro Costa, Romeu Pinheiro, o criador de efeitos sonoros Formiga, Sérgio Luiz e Santos Ribeiro. Muitos há de se lembrar deles. E merece homenagem especial, pelo destaque de uma vida toda, o nosso grande Joenes de Souza.


Estágio na PMP

Estudantes interessados em fazer estágio na Prefeitura devem procurar o Diário Oficial do Município do dia 12 último, que pode ser encontrado no www.petropolis.rj.gov.br . São 228 vagas em várias áreas e atividades. As inscrições poderão ser feitas, pela internet, gratuitamente, até o dia 12 de março.


Desconto no IPTU

Não demorou nem duas semanas para a Prefeitura substituir o banner de capa de seu site, tirando do ar a informação de que havia desconto de 10% para pagamento do IPTU anual, em conta única, até o dia 31 de janeiro. Agora, já aparece em destaque que o desconto vigente é de 7%.


Patrimônio natural

Faltam apenas algumas medidas burocráticas para que Petrópolis tenha oficialmente mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural. É o grande e belo Sítio Remanso do Rocio, pertencente a João Luiz de Santiago Dantas Barbosa e de Isabel de Araújo Quental. A propriedade continuará com seus proprietários, que a tornaram e mantiveram tão valiosa do ponto de vista ambiental e a criação da reserva garante que assim continue.


Reconduzido

O advogado petropolitano Célio Salim Thomaz foi reconduzido por mais três anos à Turma de Deontologia do Tribunal de Ética da OAB. É o órgão do Tribunal de Ética, presidido pela vice-presidente da OAB do Estado do Rio, Sílvia Drumond, que atua nos casos que julgam casos que envolvem a atuação de advogados.


Curiosidade

O governador Cláudio Castro e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, têm nomeado ex-prefeitos de municípios do interior para cargos importantes em seus governos, como forma de atrair poder político e votos na região. Aqui em Petrópolis tem muita gente imaginando se um deles vai lembrar de Rubens Bomtempo. É difícil dizer, mas, nas últimas eleições, Bomtempo recebeu apoio do PSD de Eduardo Paes.


Audiência

Carlos Eduardo da Cunha Pereira e Jorge de Botton, presidente e vice-presidente da NovAmosanta, entidade que atua em defesa de Itaipava e região, estão trabalhando bastante. Recolhem projetos e documentos para apresentar ao prefeito Hingo Hammes, em reunião que está sendo agendada para os próximos dias.

Edição: sábado, 15 de fevereiro de 2025

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral