COLUNISTA
A intenção de obrigar os idosos a embarcar nos ônibus de Petrópolis pela porta da frente, enfrentando as roletas, deveria ser esquecida e mereceria até mesmo pedidos de desculpas das autoridades, por sequer terem pensado nisso. Em primeiro lugar, porque o espaço entre a porta e a roleta é exíguo e já impõe problemas aos passageiros mais jovens, ainda mais que as empresas estão, cada vez mais, dispensando a presença do trocador. Depois, tira dos idosos a oportunidade de conseguir um lugar para sentar-se, o que hoje é facilitado, porque ele embarca já no meio do ônibus, muitas vezes antes dos demais passageiros passarem pela roleta e chegarem ali. E é preciso dar essa chance, por causa da insensibilidade e desrespeito da maioria dos passageiros jovens, que nem cogitam oferecer o lugar para um idoso. O resultado dessa ideia é que as viagens ficarão ainda mais desconfortáveis e perigosas para os idosos. E mais: é preciso esclarecer que os idosos não viajam de graça nos ônibus. As empresas são remuneradas para dar espaço a eles. E muito bem remuneradas.
Sobre a nota, a Setranspetro informou:
" O Setranspetro esclarece que o embarque pela porta da frente é uma realidade em diversas regiões do país, como no município do Rio de Janeiro, além de outras cidades da Região Metropolitana do Estado. Há muito tempo, essa medida vem gerando benefícios e mais segurança durante as viagens nestes locais. De acordo com a legislação municipal, todos os passageiros devem embarcar nos coletivos passando pela roleta, exceto as pessoas que possuem impossibilidade. Portanto, pessoas idosas com impossibilidade podem continuar acessando o coletivo pela porta de desembarque. Todos os direitos continuarão sendo respeitados pelas empresas e profissionais rodoviários, inclusive, a equipe que vai atuar no mutirão, vai gerar as informações e orientação do acesso prioritário. Vale destacar que, a porta correta para embarcar nos ônibus é a porta da frente, de embarque. É por ela que as pessoas conseguem se apoiar com uma mão em cada lado e fazer o impulso para subir no coletivo. Para qualquer cidadão, a porta de embarque sempre será a mais segura no transporte público. No interior dos coletivos, nada muda, todos os assentos preferenciais continuam garantidos. Sobre a identificação da pessoa idosa, é necessário apresentar um documento de identidade com foto para o motorista. O Setranspetro ainda esclarece que a câmera não é o mecanismo apropriado para a conferência de qualquer documento em tempo real. Sobre o Embarque Seguro, o registro do idoso também será computado pelo Sistema de Bilhetagem Eletrônica, que é disponível diariamente para o órgão público gestor. Dessa forma, será possível ter acesso ao conhecimento real da totalidade de passageiros no município, dando mais transparência para o setor, e entendendo de forma objetiva quais melhorias podem ser utilizadas no planejamento das viagens, levando em consideração os horários e a quantidade total de passageiros em cada deslocamento. O Setranspetro ainda informa que o sistema de transporte público de Petrópolis, em toda a sua história, recebeu uma única vez um subsídio voltado ao embarque do público sênior. Este, aconteceu em outubro de 2022, valor proveniente de uma emenda constitucional da Casa Civil, assinada pelo presidente da República e aprovada pelo Congresso Nacional, para todos os municípios do Brasil. Na ocasião, o governo reconheceu o estado de emergência do transporte público no país, decorrente da elevação extraordinária e imprevisível do preço do óleo diesel. Sendo assim, o valor de R$ 4,8 milhões recebido, teve como única e exclusiva finalidade, mitigar o desequilíbrio do sistema de transporte. O subsídio Federal, na ocasião, foi utilizado para reduzir R$ 0,15 na planilha de cálculo tarifário em Petrópolis, que entrou em vigor em julho de 2023 e até praticada até os dias de hoje. Por fim, o Setranspetro reforça que nunca houve qualquer pagamento de gratuidade deste subsídio antes de 2022 e nunca mais houve depois deste mesmo ano".
Eleito na última segunda-feira, como representante da sociedade civil, o ex-secretário municipal e ex-superintendente regional do Sesc-RJ Charles Rossi é o novo presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Assumiu com muitos projetos interessantes, que merecem o apoio do Comtur, dos empresários e do governo municipal, naturalmente. Primeiro desafio do Comtur: buscar formas de ampliar a receita da Turispetro, limitado a inexpressivos R$ 230 mil. Melhorar a performance do setor turístico representa ativar a economia, gerar empregos e receita pública.
Uma correção na nota sobre o Comtur, publicada no último fim de semana. Gastão Reis, que foi presidente do conselho representava a Firjan e não da Acep, como noticiamos equivocadamente.
A Secretaria Estadual de Saúde aprovou recursos para a UPA de Itaipava. A unidade vai receber R$ 400 mil por mês. É bem menos do que recebem as UPAs de Cascatinha e do Centro.
O Instituto Municipal de Cultura e o Clube 29 de Junho renovaram acordo de cooperação para a realização da Bauernfest. A festa foi criada pelo clube e corretamente adotada pela Prefeitura, como a grande homenagem da cidade à colonização alemã e um evento turístico importante.
É muito animadora a participação ativa de representantes de instituições de ensino superior nas atividades ligadas ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Na última quinta-feira, além do pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Unifase/FMP, Ricardo Tesch, compareceram a palestra do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pancera, representantes da UFF e da Faeterj. O presidente do LNCC, Fábio Borges de Oliveira, foi o anfitrião. O evento trouxe à tona novas perspectivas e avanços no cenário da inovação e do desenvolvimento de projetos no Brasil, reforçando o compromisso das instituições de ensino e pesquisa com o progresso científico e tecnológico do país.
O governador Cláudio Castro prometeu construir as pontes que podem melhorar substancialmente as condições de mobilidade em Itaipava e região. O cumprimento dessa promessa depende de providências da Prefeitura. É tema que deveria estar permanentemente na mesa do prefeito Hingo Hammes. Se não está, deveria estar. Cada dia perdido afasta mais e mais a realização do sonho de ver o trânsito melhorar em Corrêas, Bonsucesso e Itaipava. É que o mandato do governador termina em 2026 e ele pode deixar o cargo em abril, para disputar eleições. Toda pressa se justifica.
Recentes e seguidos atropelamentos na reta da Granja Brasil, em Itaipava, têm muito a ver com a falta de fiscalização e a irresponsabilidade de motoristas e motociclistas, mas não há como esconder que a escuridão em alguns trechos faz tudo ficar mais perigoso. Grande parte das lâmpadas de iluminação pública naquele trecho estão apagadas. Isso ameaça a segurança de milhares de pessoas que transitam por ali à noite.
Aniversariou na última semana o coronel Márcio Franco Alvarenga, festejado pelos amigos. Alvarenga foi o único petropolitano a ser escolhido pelo comando do então 1º Batalhão de Caçadores, o nosso Batalhão Pedro II, para passar diretamente do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) para a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Anos depois, o hoje general Marcelo Arantes Guédon repetiu a façanha. Ele é filho do saudoso Phillipe Guédon e de Dona Lúcia Arantes Guédon.
Amanhã é o último dia do prazo para pagar o IPTU de 2025, em cota única, com desconto de 5%.
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