Edição anterior (3970):
quinta-feira, 14 de agosto de 2025


Capa 3970
Douglas Prado

COLUNISTA

Douglas Prado


Se falta dinheiro na Prefeitura, por que ninguém controla o dinheiro da tarifa no Terminal de Ônibus do Bingen?


Sábado à noite. Quem viajou no ônibus das 22h15min, do Rio para Petrópolis, e desembarcou no terminal do Bingen encontrou um ambiente de desolação. Além do frio, que os termômetros instalados no local calculavam em 13°C, do vento que corta impiedosamente todo o salão, lojas fechadas, iluminação insuficiente e ausência de funcionários o que ocorre também no terminal de ônibus urbanos. Alguns abnegados taxistas esperavam passageiros, que preferiam pagar um pouco mais pelo transporte, para não ficar exposto ao clima congelante do terminal, construído sobre um brejo. O frio, a pouca iluminação a ausência de funcionários é uma realidade também durante os dias. E quem já embarcou ali percebeu que há um problema sério, do ponto de vista da segurança e da receita da CPTrans, que administra o local há alguns meses, depois da saída de uma concessionária: não há um único funcionário fiscalizando o embarque de passageiros, o que significa não haver controle da tarifa cobrada dos passageiros juntamente com a passagem. É com esse dinheiro que a CPTrans pode contar para contratar servidores e para melhorar coisas como reduzir o vendaval interno e instalar sistema de iluminação mais eficiente. O controle da receita de tarifa fica por conta da Única. A conclusão é que será difícil sair da crise, se há órgãos governamentais que não cuidam das receitas públicas. Se não cuidam do dinheiro, como irão ajudar a cuidar da cidade.


Aliás

O edital da licitação para contratar pessoal terceirizado para a rodoviária do Bingen, foi revogado pela CPTrans.


Planos governamentais

Cidadãos e entidades estão convidados para participarem de audiência pública para divulgação e discussão das propostas do “PPA 2026/2029 e da LOA 2026”, na Casa dos Conselhos”. A convocação parece uma circular internada Prefeitura, pois trata os dois projetos com a intimidade e não se cogita imaginar que alguém possa não saber de que se tratam as iniciais que identificam as propostas. Pois, bem, são dois dos mais importantes instrumentos norteadores da administração pública: o Plano Plurianual administrativo e o orçamento anual da Prefeitura. Não custava esclarecer na convocação oficial. A apresentação será no próximo dia 25 de agosto, às 17h30min, na Casa dos Conselhos, na Avenida Koeler.


No lixo?

Servidores preocupados dizem que os R$ 30 milhões que Petrópolis recebeu, com carimbo para a utilização na área de Saúde, foram gastos quase totalmente para pagar a conta da coleta de lixo.

Demora

Oito anos depois do acidente que um deslizamento de terra, provavelmente provocado por um túnel em construção da nova subida da serra, destruiu imóveis, incluindo escola e posto de saúde, colocando em risco toda a comunidade, providências mais definitivas chegam à Comunidade do Contorno, na altura do quilômetro 61 da BR-040. A Prefeitura autorizou o início de obras de estabilização e micro drenagem no local, contratadas em 2023.


Nosso quilombo

O projeto de regularização fundiária da Comunidade Quilombo da Tapera, na estrada Itaipava-Teresópolis, está avançando A superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Maria Lúcia de Pontes, já está convocando os detentores de domínio na área a apresentarem suas contestações ao relatório. A área, que fazia parte da Fazenda Boa Esperança, tem 594 hectares e abriga 27 famílias de descendentes de escravizados.


Candidato

Para viabilizar uma candidatura a deputado nas eleições do ano que vem, Eduardo do Blog hoje assessor de gabinete do deputado Hugo Leal está conversando com o Republicanos. Eduardo Cunha, o interlocutor, costuma ser poderoso.


Dívida ativa

Termina na próxima sexta-feira o prazo dado pela Prefeitura às empresas que administram meios de pagamentos (cartões) para que apresentem propostas de credenciamento. Se tudo correr bem, passados alguns dias para as providências burocráticas de firmar o credenciamento, os contribuintes poderão utilizar seus cartões para pagamento, inclusive os parcelados, de impostos e taxas municipais. Com isso, entra em cena uma grande campanha de recuperação de receitas municipais, cujo resultado pode aliviar os cofres da Prefeitura. Haverá grandes vantagens para os contribuintes devedores, em relação a multas e juros.

Edição anterior (3970):
quinta-feira, 14 de agosto de 2025


Capa 3970

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral