Edição anterior (4142):
sábado, 10 de janeiro de 2026


Capa 4142
Douglas Prado

COLUNISTA

Douglas Prado

Contrato do lixo pode adotar atalho perigoso, que expõe a cidade a agravamento de crise


Já não há mais dúvidas de que o governo Hingo Hammes vai usar atalhos para renovar ou refazer o contrato que a Comdep mantém com a empresa Solid, que aluga caminhões para a coleta de lixo. Nos últimos dias, num rompante de coragem, o governo responsabilizou a empresa pela vergonhosa crise na coleta de lixo, que deixa a cidade imunda há pelo menos três meses, mas vai acabar fazendo o que já fez no meio do ano, quando assinou o contrato com a Solid, sem qualquer reflexão sobre como é grave a irregularidade de driblar a exigência de licitação, mantendo o desastroso modelo de prestação do serviço, que desperdiça milhões do dinheiro público e deixa as ruas imundas. A desculpa para manter o serviço caótico é que a Prefeitura precisa de prazo para mudar o modelo. Mas, esta providência deveria ser tomada no início do ano passado, quando Hingo assumiu. A renovação agride o interesse de Petrópolis. Os caminhões de coleta passam mais tempo parados no pátio da empresa ou em oficinas do que circulando. A maioria, claramente, tem muito mais de cinco anos de fabricação, limite estabelecido no último contrato, mas continuam em circulação, provavelmente pelo mesmo critério que permite a circulação de cerca de 80 ônibus com prazo de fabricação vencido. É irresponsabilidade perigosa, porque deixa ruas imundas e, no caso dos ônibus, põe em risco a vida de dezenas e dezenas de milhares de pessoas.


Quem puder que justifique

Só para completar a informação sobre os contratos com empresas de ônibus. Os ônibus velhos em circulação e os maus serviços prestados por empresas de transportes têm origem em irregularidades contratuais. Há casos de contratos vencidos há mais de 30 anos, diante de estranha imobilidade do poder público. Há três ações do Ministério Público tratando do tema, uma delas de 2020, mas nenhuma levou a uma decisão judicial.


Curiosidade

É no mínimo curioso que o governo Hingo Hammes tenha demorado mais de um ano para perceber que a empresa da qual contrata o aluguel de caminhões para a coleta do lixo é “responsável” pela sujeira deixada nas ruas e pelos prejuízos que as inundações provocadas por bueiros entupidos causaram à cidade. Como em nenhuma época do seu governo Hingo Hammes conseguiu coletar o lixo corretamente e manter as ruas limpas, é também curioso que não tenha tomado as providências para obrigar a empresa descumpridora de contratos a fazer o trabalho para o qual é paga ou não a tenha substituído. Uma curiosidade que também deveriam ter os órgãos de controle. Até porque alegar emergência ou qualquer outra desculpa para driblar mais uma vez a exigência de licitação pública é evidentemente ilegal.


Quem assina?

As mudanças pretendidas pelo prefeito Hingo Hammes na contratação de operador da coleta de lixo não são do agrado do secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Marcelo Ramos, e da presidente da Comdep, Fernanda Ferreira. Talvez por isso, o governo esteja sonegando à sociedade informações necessárias e obrigatórias sobre o processo de contratação. A despeito de tudo isso, resta torcer que o grupo a que pertence a empresa Solid seja afastado e o governo contrate uma substituta que consiga tirar a cidade da sujeira.

Mudanças

Seja quem for o novo (a) secretário (a) de Fazenda a ser escolhido (a) pelo prefeito Hingo Hammes, o destino do atual secretário, Fábio Júnior, já está decidido: ele vai assumir a Secretaria de Governo. O secretário Fred Procópio será efetivado na Secretaria de Planejamento, que ocupa em caráter provisório desde o início do ano passado e onde deve ficar até abril, se realmente for candidato a deputado estadual.


Fora do ar

Até a tarde de ontem, o último Diário Oficial publicado no site da Prefeitura datava de 29 de dezembro de 2025. Mesmo que isso não se mantenha hoje, a cidade terá ficado 12 dias sem o Diário Oficial, que, em respeito à Lei Orgânica do Município, não poderá circular hoje com data anterior a 8 de janeiro. Sendo assim, o retorno à circulação não valida o que deveria ser publicado nesse “recesso”. De coisas simples, como a convocação de reunião de um conselho municipal, até um decreto que altere o orçamento de uma secretaria municipal, que só tem valor quando está no DO, antes dos empenhos e pagamentos que sejam feitos com base nas verbas transferidas. Não é pouca coisa. Será que alguma autoridade vai verificar o que está acontecendo?

Crédito: Divulgação
O petropolitano Jorge Banerj é recebido no PSDB pelo presidente do partido, Luciano Vieira, já tem vaga garantida de candidato à Câmara dos Deputados.  Crédito: Divulgação


Candidatíssimo

O ex-vereador e ex-secretário de Esportes de Petrópolis, Jorge Banerj vai disputar mesmo as eleições para deputado federal, em outubro. A filiação como tucano e a vaga de candidato foram acertadas durante encontro com o presidente regional do PSDB, deputado federal Luciano Vieira.


Reviravolta

Resultado de conversas recentes do ex-prefeito Rubens Bomtempo com o PT e com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, pode promover mudanças nas listas de candidatos a deputado nas eleições de outubro. Bomtempo deve se filiar ao PT e recuar da decisão de ser candidato a deputado federal, para assumir a coordenação da campanha de Eduardo Paes a governador, em Petrópolis e outros municípios. Em troca pode ser secretário estadual de Saúde, no caso da bastante possível vitória de Eduardo. Principal escudeiro de Bomtempo, o vereador Léo França também irá para o PT, e abrirá mão de ser candidato a deputado estadual. Numa manobra para unir o PT local, os dois apoiariam a candidatura de Paulo Mustrangi, ex-prefeito e ex-vice-prefeito no último mandato de Bomtempo. Quem conduz as conversas é o vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá. É uma equação complicadíssima, mas quem já duvidou da capacidade de Quaquá de resolver problemas políticos saiu chamuscado. O que o prefeito de Maricá não conseguirá evitar é a reação do PSB, que Bomtempo e França deixarem o partido. E haverá reação!

Crédito: divulgação
Mauro Peralta, Laura Carneiro e Jorge Barenco, na Assembleia Legislativa.  Crédito: divulgação


Nomes

Homenageada na Alerj, a deputada federal Laura Carneiro posa ao lado dos ex-vereadores petropolitanos Mauro Peralta e Jorge Barenco, ambos nomes considerados injustamente esquecidos na formação do governo municipal.

Edição anterior (4142):
sábado, 10 de janeiro de 2026


Capa 4142

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral