Edição anterior (3489):
segunda-feira, 27 de maio de 2024


Capa 3489
Douglas Prado

COLUNISTA

Douglas Prado

Sem desculpas 1

Continua o indesculpável desprezo do governo municipal com relação à penúria financeira, confessada pela própria Prefeitura em documento apresentado à Justiça Comum, em que pede renegociação, com redução dos preços cobrados pela empresa responsável pela coleta e destinação final do lixo. Até sexta-feira, mesmo diante de confessadas dificuldades, não se ouviu sequer uma explicação do prefeito Rubens Bomtempo e também não se percebeu nenhuma medida para reduzir os gastos e tentar enquadrar as despesas à receita, que caiu drasticamente.

Sem desculpas 2

É também indesculpável que o tema não seja convenientemente debatido na Câmara Municipal, que tem autoridade para convocar audiência pública, com a presença das autoridades da Prefeitura, para obter informações sobre os problemas e, assim, esclarecer a população sobre a penúria municipal, que afeta a todos. A julgar pelo que dizem alguns assessores da Prefeitura, nem mesmo internamente o assunto é tratado com a devida prioridade. A tensão fica restrita a tensas reuniões de poucas pessoas.

Sem desculpas 3

Nos meios políticos, o assunto é tratado pela metade. O que se ouve é que o prefeito precisa cortar as despesas, por causa da redução da receita municipal. Na verdade, é preciso reduzir as despesas porque a Prefeitura gasta muito e mal. Há desperdícios de toda espécie, negócios mal feitos, como os contratos da coleta do lixo, que o governo tenta mudar, excesso de servidores em áreas onde são menos necessários e falta em áreas de fundamental importância para a vida da cidade há abundância de assessores contratados sem concurso, enquanto faltam, por exemplo, funcionários para tentar organizar o trânsito, onde os petropolitanos sofrem em engarrafamentos diários. Há veículos de representação demais, gasta-se gasolina demais, compra-se mal e, em consequência, paga-se mais. Organizar essas contas é uma necessidade permanente, não apenas na penúria.

Nos tribunais

O prefeito Rubens Bomtempo foi a Brasília, durante a semana. Na pauta de assuntos, recurso para recuperar o ICMS a mais, que conseguiu em 2022, mas que foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal, e os embargos internos movidos pelo prefeito na tentativa de derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça, que confirmou sua condenação a não poder ocupar função pública o que inclui ser prefeito de Petrópolis e a suspensão de direitos políticos por oito anos o que o impede de disputar a reeleição. São decisões cruciais para o futuro do grupo político Bomtempo.

Saúde

O Posto de Saúde do Castelo São Manoel também vai ser administrado pelo Sehac, entidade criada para cuidar do Hospital Alcides Carneiro. A tendência é que todos os postos e unidades básicas do município fiquem sob os cuidados do Sehac, com participação importantíssima da escola de Medicina da Unifase.

Sem abuso

O TRE rejeitou, por unanimidade, as denúncias de abuso de poder político contra o ex-prefeito Bernardo Rossi. Nenhum dos juízes do tribunal eleitoral acreditou que ele teve participação ou proveito na contratação de servidores temporários pelo governo estadual.

Crise continua

A crise revelada em função de falta de pagamento, por quase quatro meses, à empresa responsável pela estação de transbordo da BR-040, ainda não foi afastada. A empresa PDCA comunicou oficialmente à Comdep que vai exigir judicialmente o cumprimento das responsabilidades pela empresa AMI3 Soluções Ambientais e Transporte de Resíduos, que é contratada pela Prefeitura para a coleta de lixo e que contrata a estação de transbordo e que lhe deve cerca de R$ 400 mil. Se a inadimplência continuar, a PDCA não pretende renovar o contrato, que termina em setembro. Sem o transbordo, o serviço de coleta e destinação final fica praticamente inviável a coleta vai precisar duplicar a quantidade de caminhões utilizados.

Listão

A lista de contratados pelo governo do estado, que gerou o escândalo e o processo no Tribunal Regional Eleitoral é um dos documentos mais consultados pelos políticos, principalmente candidatos a vereador. Não é tarefa fácil. A lista tem 1080 páginas e não tem indicação do município de origem de cada um dos contratados. Mesmo assim, os candidatos garimpam nomes de adversários, para usar na campanha eleitoral.

Apoio

Foi liberada a emenda da deputada federal Laura Carneiro, que destina R$ 200 mil para apoiar o bom trabalho realizado pelo Instituto Terra Santa, do Valparaíso. O dinheiro já foi depositado na conta do Fundo Municipal de Assistência Social e deve ser transferido para o Terra Santa nos próximos dias.

BaueRun

Depois de vários anos de ausência no calendário de eventos do município, volta a ser promovida a BaueRun, a corrida de rua da Bauernfest. Quem comemora o retorno da prova é o ex-vereador Jorge Banerj, que criou e organizou as primeiras provas. A corrida será no dia 30 de junho, às 8h, saindo da Cervejaria Bohemia, com percurso de cinco quilômetros em vias do Centro Histórico.

Segurança

Ex-secretário de Administração e pré-candidato a vereador, o advogado Ramon Mello prepara-se para colocar em debate, na próxima campanha eleitoral, temas ligados à segurança pública e um mínimo de civilidade no trânsito.

Edição anterior (3489):
segunda-feira, 27 de maio de 2024


Capa 3489

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral