COLUNISTA
A operação conjunta do Detro e da CPTrans para fiscalizar carros de aplicativos em Petrópolis mostra que ainda há esperanças. Se a CPTrans consegue juntar veículos, equipamentos e pessoal para fiscalizar se os motoristas registraram as corridas que estavam fazendo nos aplicativos para os quais trabalham, é bem possível que também tenha condições de fiscalizar os ônibus que circulam na cidade, incluindo os da Turp, sob intervenção municipal. E de tomar providências em relação ao grande número de problemas que dificultam a circulação dos ônibus, principalmente nos bairros. Um destes problemas é o estacionamento irregular de veículos, tarefa institucional da CPTrans. Isso não é dizer que motoristas de aplicativos não devam ser fiscalizados, mas sim que é preciso estabelecer prioridades.
O reajuste de 25% concedido pela Prefeitura ao depósito de lixo de Três Rios, destino final do lixo coletado em Petrópolis, não resolveu o problema, que é uma das causas das irregularidades na coleta. Alegando não estar recebendo corretamente pelo serviço, a empresa Força Ambiental restringiu o despejo do lixo levado para lá por carretas. Sem poder despejar, as carretas ficam paradas. Sem as carretas, os caminhões compactadores não podem coletar o lixo nas ruas. Ficam parados, esperando pelas carretas. E o lixo fica nas ruas. Como os problemas vêm se agravando desde o início da semana, há toneladas de lixo que não foram coletadas. E elas não desaparecem, vão parar nas pistas para veículos, nas calçadas, nas praças, nas beiras de rios.
Instalada no início da semana, depois de longa espera, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa criada para investigar como foram realizados, o que foi gasto e como foi gasto nos serviços de assistência prestados a Petrópolis e outros municípios da Região Serrana, após o temporal de 2022, convocou para depor os ex-secretários de Ambiente, Bernardo Rossi, e de Obras, Uruan Cintra de Andrade, e o ex-presidente do Inea, Renato Jordão Brussiere. A CPI é presidida pelo deputado Rodrigo Amorim e tem, como membro, o deputado petropolitano Yuri Moura. Ainda não se sabe em que mira a CPI, pois, no caso de Bernardo Rossi, por exemplo, ele só assumiu a secretaria em março de 2024, dois anos depois da tragédia.
Já há desconforto entre os servidores da Prefeitura, diante de evidências de que não receberão em julho, como sempre ocorreu, a primeira parcela do 13° salário. E que também não terão reajuste salarial.
Números oficiais do Palácio Guanabara indicam que 4033 ocupantes de cargos em comissão na estrutura do Estado foram demitidos desde 24 de março. Isso representaria economia de R$ 25 milhões por mês, até o fim do ano. E há indícios de irregularidades e excessos em vários setores, onde o exame ainda não foi concluído, e pode haver mais demissões. Há casos que merecem especial atenção: mais da metade dos 1692 comissionados da Secretaria da Casa Civil foram demitidos. E ainda sobrou um número de funcionários que precisa ser explicado.
Será realizada em 22 de setembro a concorrência eletrônica para contratação dos projetos básico e executivo e para a execução da construção de reservatórios de amortecimento de chuvas e galerias celulares para controle de cheias na Bacia do Rio Quitandinha, aquelas que atingem as ruas Coronel Veiga e Washington Luís e chegam à área principal do Centro Histórico, provocando prejuízos e mortes. Os reservatórios, mais conhecidos como piscinões, e as galerias são destinadas a receber a água em excesso, na altura da Coronel Veiga. Se o projeto for bom e as obras bem-feitas, podem acabar com o problema. Os recursos garantidos pelo governo federal são superiores a R$ 96 milhões. Há exemplos, como o da Praça da Bandeira, no Rio, onde os piscinões acabaram com as inundações que ocorriam, como no caso de Petrópolis, há muitas e muitas décadas.
Também está aberta concorrência eletrônica para a elaboração do projeto básico, do projeto executivo e execução da obra do parque fluvial linear na Barão do Rio Branco. Há mais de R$ 17 milhões reservados para esta obras, também repassados pelo governo federal.
Petrópolis está entre os 26 municípios que vão receber R$ 1.750.000 do Fundo Especial da Assembleia Legislativa. O objetivo é que o dinheiro seja usado para serviços ligados às emergências.
Quem leva a sério a responsabilidade de eleger seus governantes tem a ganhar com a leitura do Manual do Eleitor, lançado esta semana pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Kassio Nunes Marques. O documento traz informações importantes sobre o exercício do voto e os direitos do eleitor. O texto está disponível no portal tse.jus.br .
O aniversariante da semana foi o servidor aposentado do Tribunal de Justiça e advogado e jornalista militante em Petrópolis, Fernando Pércia Gomes. Comemorou com as filhas e os netos.
O deputado estadual petropolitano Sérgio Fernandes prestigiou a abertura da Baunerfest, no última sexta-feira (19). Sérgio é autor da lei que reconheceu Petrópolis como Capital Germânica do Estado do Rio de Janeiro. O deputado circulou pelo espaço da Bauernfest, experimentou os petiscos de tradição alemã e cumpriu a rotina de pré-candidato à reeleição, cumprimentando e abraçando eleitores.
Veja também: