Edição anterior (3505):
quarta-feira, 12 de junho de 2024


Capa 3505
Douglas Prado

COLUNISTA

Douglas Prado

Atração Burle Marx

A transferência da sede do Instituto Burle Marx, que acontece até 2028, para a Casa Cavanelas, no nosso distrito de Pedro do Rio, é mais uma chance para Petrópolis deixar de ser identificada como a cidade das inundações, dos deslizamentos, dos escândalos na área pública e outras mazelas tão graves. O instituto é a instituição que detém praticamente todo o acervo do urbanista e paisagista Burle Marx, respeitado internacionalmente, visitada por especialistas de todo o mundo, por botânicos e paisagistas brasileiros, pode ser um ponto de atração turística importantíssimo. A Casa Cavanelas, construída em 1954, é um projeto de Oscar Niemeyer, de quem Burle Marx foi principal parceiro na criação de Brasília. Vale a pena visitar no Diário on-line a matéria de Rômulo Barroso, sobre a transferência do instituto, para cobrar dos nossos políticos, que levaram quase 30 anos para entender e só uns poucos entenderam a importância para a cidade, por exemplo, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), que pode ser a porta de saída do estado de penúria em que  o governo nos atirou. E que também não conseguem enxergar a importância da Casa Stefan Zweig.

Gavetão

É uma pena que algumas boas ideias produzidas pela Câmara Municipal tenham como destino as gavetas do desinteresse do Executivo Municipal. A do vereador Ronaldo Ramos merece atenção. Ele propôs, em indicação legislativa, que o governo municipal dê incentivos fiscais para empresas de energia solar que se instalarem em Petrópolis. É um setor da economia em franca expansão, com enormes vantagens ambientais.

Paulo Stilpen

Faleceu na última segunda-feira, em Cabo Frio, onde morava, o comerciante Paulo César Stilpen, vítima de um problema cardíaco. Figura conhecida e estimada em Carangola, Paulo Stilpen gostava de participar da política municipal e foi diretor administrativo e depois presidente da Companhia de Terminais Rodoviários de Petrópolis (Coterpe), no governo Paulo Rattes a companhia foi o embrião da atual CPTrans. Atuou também na Prefeitura de Cabo Frio. Entre os amigos que foram se despedir, estavam os ex-prefeitos Leandro Sampaio e Hingo Hammes e o ex-deputado Nélson Sabrá. Ele era casado com Célia e deixou filhos e netos.

Grife

O pré-candidato a prefeito Leandro Sampaio tem conversa agendada com a ex-deputada Anna Maria Rattes e o empresário José Rattes, ela viúva e ele filho do ex-prefeito Paulo Rattes. São amigos de longa data, apesar de, às vezes, trilharem caminhos diferentes na política.

Investindo dá certo

Criador do Centro Cultural 14 Bis, que ampliou as atividades da Casa de Santos Dumont, tornando o local a segunda atração turística mais visitada de Petrópolis, perdendo apenas para o Museu Imperial, Charles Rossi, que é pré-candidato a vereador, pretende estimular que outros equipamentos da cidade também ampliem sua visitação. Rossi também participou ativamente do trabalho de reabertura da Cervejaria Bohemia, hoje um sucesso. Ele sabe, portanto, do que está falando.

Tema importante

A luta pela criação de um Plano Municipal de Segurança Pública será um ponto interessante do debate eleitoral. Para o ex-secretário de Segurança do município, Ramon Mello, é preciso integrar os esforços de todas as forças segurança. A ideia de Ramon é ter estratégia, gente e equipamentos para coibir qualquer comportamento que perturbe a paz e a tranquilidade de nossa cidade.

Recuperação

Pré-candidato a prefeito, Yuri Moura provoca outro debate importante: a necessidade de reposicionar Petrópolis no cenário nacional e até internacional. Tem toda razão. E o caminho é investir em Cultura, assim mesmo com C maiúsculo. Quem for o responsável pelo trabalho de recuperação deve começar por uma boa faxina literalmente.

Confirmando

Eduardo do Blog e Leandro Azevedo já alinhavaram os entendimentos que precisavam, dentro do Republicanos, e confirmam notícia antecipada pelo Diário, que vão formar chapa puro sangue para disputar as eleições para prefeito. Blog passa a ser o candidato a prefeito e Azevedo, que ocupava esta vaga, será o vice.

Poderoso

A julgar pelas informações divulgadas pela assessoria do pré-candidato a vereador Léo França, de que 800 pessoas participaram do lançamento de sua pré-candidatura a vereador, ele terá uma campanha poderosa. O que precisa, para conquistar boa votação, a despeito do desgaste de ter participado do atual governo municipal, como presidente da Comdep.

Edição anterior (3505):
quarta-feira, 12 de junho de 2024


Capa 3505

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral