COLUNISTA
O prefeito Rubens Bomtempo pode ter demorado um pouco mais de 14 anos para perceber que há alguma coisa muito errada ocorrendo com as licitações promovidas pelo seu governo. De nada valeram as leis com determinações e instruções claras de como realizar todas as etapas das contratações, porque até agora nada funcionou: o governo fez enormes lambanças em processos importantes, resultando em rejeições pelo Tribunal de Contas do Estado ou judicialização, que retardou e pôs sob suspeição o trabalho realizado. Para resolver o problema, Bomtempo editou a legislação federal que trata do assunto, num decreto enorme, que nem ele vai ler, como não leu as leis federais. Tem tudo para dar errado.
Outro problema indesculpável é a conclusão do exame que o Ministério Público fez da estrutura de Defesa Civil de Petrópolis. Indesculpável e preocupante. Se em 14 anos Bomtempo não conseguiu criar os mecanismos para que haja menos mortes e menos destruição nos temporais que nos atingem com frequência, muito menos para abrigar e pro teger as pessoas atingidas pelas calamidades, não dá para acreditar que alguma coisa possa ser feita antes do próximo verão, quando as chuvas chegam mais fortes.
O noticiário sobre a nova Comissão Provisória do MDB de Petrópolis, que passa a ser presidida por Cláudio Mohammad, deixou de registrar a nomeação de Carina Franco Poirier, como membro da direção. Os demais são o vereador Fred Procópio, o ex-vereador Wagner Silva e Gisele Perlingeiro Goulart de Sá.
Embora nota publicada na última coluna não deixe dúvidas sobre o tema tratado mudanças no comando do MDB municipal é preciso reafirmar que a nota faziam - referência ao partido e não a dirigentes ou ex-dirigentes. O título de MDB acéfalo se referia ao fato de o MDB regional ter destituído os dirigentes de Petrópolis, sem nomear substitutos, a poucos dias da convenção municipal. Houve quem confundisse e interpretasse o título como ofensivo. Não foi, mas, ainda assim, a coluna pede desculpas a quem tenha se sentido atingido. E são pessoas pelas quais temos respeito e consideração.
O presidente do PCdoB de Petrópolis e secretário municipal de Governo, Marcus São Thiago deixou entender, em texto publicado na internet, que a candidatura a vice-prefeito na chapa de Rubens Bomtempo ainda está em aberto. Ou coisa parecida. A declaração destoa do entusiasmo com que o vice-prefeito Paulo Mustrangi e certíssimo candidato a companheiro da chapa de Bomtempo está encarando as atividades pré-eleitorais. Parece estar feliz e disposto para disputar mais uma vez o cargo de vice-prefeito. Só não dá para garantir que, em meio a tanta confusão, haja alguma confiança em vitória.
Festejadíssima entre os integrantes do Tribunal de Justiça a posse da nova desembargadora Maria Teresa Gazineu. A cerimônia foi comandada pelo presidente do TJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo e contou com a presença de grande número de magistrados, parentes e convidados, entre os quais muitos de Petrópolis, terra da nova desembargadora.
Magistradas do TJRJ prestigiaram a posse da desembargadora Maria Teresa e posaram para foto. Da esquerda para a direita: des.Margareth Olivaes, des. Lídia Sodré, juíza Admara Falante, des. Rose Marie, juíza Márcia Succi, juíza Eunice Haddad, des. Maria Teresa Gazineu, des. Fernanda Xavier, juíza Mirela Erbiste, des. Sônia Dias, juíza Ana Beatriz Estrella, juíza Vânia Nascimento e des. Adriana Mello.
A unidade do PSD com o PP no Estado do Rio, fechada em torno da candidatura do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), vai interferir na campanha eleitoral de Petrópolis? Aqui, o PSD apoia a reeleição de Rubens Bomtempo e o PP a eleição de Hingo Hammes. Se o PP pedir, o PSD vai mudar de posição em Petrópolis?
É grande a curiosidade em relação a duas candidaturas a vice-prefeito. O mundo político quer saber quem formará as chapas de Yuri Moura e Leandro Sampaio. Os dois, considerados fortes candidatos, podem ter as chances aumentadas com a escolha de bons postulantes a vice-prefeito.
Já candidato ungido pela convenção partidária, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Jorge Barenco tem sido visto caminhando pelo Morin, Caxambu e Pedro do Rio.
Hingo Hammes e seu futuro candidato a vice-prefeito, Albano Baninho Filho, têm participado juntos de vários eventos e reuniões. Se havia qualquer dificuldade no relacionamento, parece estar superado.
O PP se reúne no domingo, dia 28, no Esporte Clube Magnólia para lançar a chapa Hingo Hammes-Baninho. O Podemos lança a candidatura de Leandro Sampaio, na próxima quarta-feira, às 19h, no Palmeira. Na quinta-feira, 1o de agosto, é a vez do MDB realizar convenção, confirmando o apoio à candidatura de Hingo Hammes. O PSB faz convenção no Palmeira, no dia 4 de agosto, às 10h, para lançar a chapa Rubens Bomtempo-Paulo Mustrangi a festa terá a participação do PSD, PSDB, PT, PCdoB, PV, Cidadania e PDT, que integram coligação com o PSB. O Novo já consagrou Bernardo Santoro como candidato a prefeito. Ele terá como companheiro de chapa, um descendente de família histórica em Petrópolis, o tenente Felipe Koeler. E o Republicanos também já oficializou as candidaturas do vereador Eduardo do Blog, a prefeito, e do ex-vereador Leandro Azevedo, a vice. O PSOL deve marcar sua convenção nos próximos dias, para lançar Yuri Moura, com apoio do Rede.
Veja também: