Edição anterior (3556):
quarta-feira, 31 de julho de 2024


Capa 3556
Douglas Prado

COLUNISTA

Douglas Prado

Riscos

Especialistas dizem que os R$ 100 milhões disponibilizados pelo governo federal para obras contra as inundações na Coronel Veiga e Centro Histórico são insuficientes. Nem chegam a 20% dos orçamentos o temor é que o governo municipal pegue o dinheiro e torre em inúteis dragagens de rios. Como há intervenção em rios, a fiscalização e federal e estadual precisa ficar atenta. Muito atenta. Até agora, não há qualquer sinal de que as obras impedirão que as enxurradas cheguem à Rua do Imperador e áreas seguintes, por onde passa o rio. O pior quadro será iniciar obras e não ter dinheiro para tocá-las até o fim. O que aconteceu, por exemplo, com o enterramento da fiação elétrica e revitalização da Rua do Imperador.

Bons amigos

Leandro Sampaio e Hugo Leal estão em permanente contato. Como diz o deputado federal, é uma questão de simpatia. Nada eleitoral. Enquanto isso, correligionários esperam ansiosos pela indicação do candidato a vice de Leandro. Dizem que será outro destaque da convenção. Talvez queiram dizem que o vice aproximará outro partido importante.

Passo à frente

Aliás, pessoas próximas a Leandro garantem que ele, já na convenção do partido, hoje, apresentará as linhas principais de um plano de governo elaborado com muito cuidado. O trabalho, depois, será compartilhado com pessoas e entidades para que possam contribuir com ideias e observações. Nesse, aspecto, Leandro Sampaio dá um passo à frente de outras candidaturas.

Parceria

No PSOL, é quase certo que Yuri Moura vai indicar o candidato a prefeito de sua chapa prestando homenagem à Rede, partido que o apoia desde o início de sua jornada eleitoral. O vice deve sair das fileiras da Rede. O nome do presidente da Rede em Petrópolis, Marcos Novaes, é aposta certa. Yuri Moura também vai dar prioridade ao programa que vai oferecer aos eleitores. Também muito bem trabalhado. A convenção será amanhã, às 18h, no Petropolitano.

Como é isso?

O Tribunal de Contas do Estado precisa explicar de que servem as reprimendas que faz aos gestores públicos pegos em maus feitos. Para o cidadão petropolitano, especificamente, precisa esclarecer quais são as consequências, por exemplo e entre dezenas de outros processos que punição está sofrendo o prefeito Rubens Bomtempo por não publicar o Diário Oficial com regularidade. Há semanas que esse desrespeito à transparência e ao cumprimento de muitas leis se repete, sem qualquer reação visível do TCE.

Jorge Banerj

O PRD, do ex-deputado Marcus Vinícius Neskau, fez convenção na segunda-feira. O partido lançou sua boa chapa de vereadores, que tem a presença do ex-vereador e ex-secretário Jorge Banerj, que volta à luta eleitoral com muita disposição e prestígio. Banerj foi o lançador, quando secretário de Esportes, de muitos programas esportivos que fazem sucesso até hoje.

Boas lembranças

O médico Aloísio Barbosa Filho, que foi secretário de Saúde durante o ano que Hingo Hammes esteve à frente da Prefeitura, é candidato a vereador pelo PP. A cidade tem boas lembranças do trabalho de Aloísio no combate à Covid e na imunização da população contra a doença. O pai do candidato, também médico Aloísio Barbosa, foi vereador por dois mandatos.

f O médico-candidato Aloísio Barbosa Filho com Hingo Hammes, na convenção do PP / Divulgação


Eleições riopretanas

O quadro eleitoral na vizinha São José do Vale do Rio Preto está formado. São candidatos o professor José Adilson Gonçalves Priori (Avante), tendo como vice Mauro Cesar Esteves (Republicanos); José Carlos Mariano (MDB), com o Dr. José Anacleto (União Brasil), como vice; Dra. Gleicimar Generoso, com Fernando Chapelão de vice; e Chiquinho da Barrinha, com a professora Adriana Gonçalves Nardy como vice os dois são do PL. A Câmara de Vereadores comanda o espetáculo. Da atual Câmara, dois vereadores são candidatos a prefeito e vice. Os outros sete apoiam Zé Carlos e Dr. Anacleto, ambos ex-vereadores.

Entre amigos

Um encontro de amigos no evento Encontro com o Autor, promovido pela Livraria Nobel, no último sábado, para receber o urbanista, arquiteto e escritor Vicente Loureiro, autor dos livros Tempo de Cidade e Prosa Urbana, que deveriam ser leitura obrigatória para nossos candidatos a prefeito e vereadores. Entre muitos amigos, estavam lá Marilda Varejão, Antonio Neves, os irmãos Silmar e Fernando Fortes e Maria Helena Arrochellas.

lf Alegria, no encontro entre (a partir da esquerda) Silmar Fortes, Antônio Neves, Maria Helena Arrochellas, Vicente Loureiro e Marilda Varejão / Divulgação

Edição anterior (3556):
quarta-feira, 31 de julho de 2024


Capa 3556

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral