COLUNISTA
Aliados do prefeito Rubens Bomtempo não estão desesperados com o resultado da pesquisa do Gerp, divulgada pelo DIÁRIO na última segunda-feira, em que ele aparece em terceiro lugar portanto, fora da disputa no segundo turno e com rejeição de 50%. Mas, estranham que o prefeito não faça qualquer movimento para mudar aspectos da administração municipal que o tornam indesejado por metade ou mais da metade do eleitorado. Esperam que Bomtempo encontre alguma solução para o desastroso transporte coletivo, que resolva as questões legais e operacionais da coleta do lixo e que coloque pelo menos alguns operadores de trânsito treinados nas ruas, para ajudar a desenrolar os engarrafamentos e retenções que infernizam a vida do petropolitano e ainda mais daqueles que são espremidos dentro de ônibus desconfortáveis, em viagens que duram, desnecessariamente, horas. Assessores mais próximos do prefeito não querem nem ouvir falar nessas questões levantadas por aliados. Temem a reação do chefe.
Aliás, se Rubens Bomtempo usasse na solução de problemas da cidade, que são problemas de seu governo, a mesma energia que demonstra para atacar e escolher como inimigos qualquer pessoa que reivindique algum melhoria na gestão municipal, ele poderia estar em situação melhor nas pesquisas. A julgar pelo resultado da pesquisa, parece que já não funciona o golpe da vitimização, berrando, como fez na convenção do PSB, que está sendo perseguido e outras bobagens.
O vereador Mauro Peralta pode não obter decisão favorável da Justiça ao mandado de segurança que impetrou buscando obrigar a Câmara Municipal a cumprir a legislação e votar as contas de Rubens Bomtempo, de 2026, que foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Mas, tem certeza que, se as contas forem submetidas aos vereadores, o parecer do TCE, contra será aprovado. E a Câmara poderá votar contas de Bernardo Rossi uma delas rejeitada pelo TCE e Hingo Hammes, que estão na fila de espera.
Aliados do ex-prefeito Bernardo Rossi asseguram que ele estará presente na campanha de Hingo Hammes, sempre que for solicitado.
Um movimento político na vizinha Vassouras fez ressurgirem caraminholas nas cabeças de figuras conhecidas do PT de Petrópolis. É que, no município vizinho, cinco membros da executiva do partido, inclusive o presidente, renunciaram aos cargos, em protesto pela decisão do partido de apoiar a candidatura a prefeito de um vereador do Solidariedade petistas locais lamentam não ter tomado decisão idêntica em protesto contra o tratamento recebido de Rubens Bomtempo, ao qual estão agora coligados. Tratamento meio de desprezo, meio de desapreço.
Quem não apareceu em primeiro ou em segundo lugares na pesquisa do Instituto Gerp busca desqualificar o trabalho de apuração dos dados, que indicou a possibilidade de haver segundo turno em Petrópolis, entre Hingo Hammes e Yuri Moura, que lideram. Poderiam incluir mais uma observação: como a margem de erro é de 4,47%, a rejeição a Rubens Bomtempo já pode estar perto dos 55%.
A professora Denise Pires, que tem vasto currício aadêmico é a palestrante de hoje do evento 2024: Valores da Democracia Hoje. O tema da palestra é Democracia Urbana: Ponto de Mutação. Denise Pires integra o grupo de trabalho Justiça Restaurativa do Centro Alceu do Amoroso Lima, em cuja sede, na Rua Mosela, 289, será realizada a palestra, às 19h.
Quem pretende usar a iternet para espalhar fake news de política não terá vida fácil. O TRE-RJ vai usar tecnologia de primeira qualidade para pegar os que tentarem fraudar o processo eleitoral.
O vereador Dudu não deve estar muito feliz com seu candidato a prefeito, Hingo Hammes. Tem cobranças públicas e faz pelo Instagram.
Se os mandatários cuidarem bem da cidade, o turismo tem tudo para crescer. O Concurso Hípico de Inverno do Haras Massangana, no Brejal, deve atrair no fim de semana de 17 e 18 de agosto, a presença de cavaleiros e damas do cenário nacional e internacional do hipismo. Além das competições haverá shows de úsica, lojinhas variadas e espaço infantil. A festa será na Estrada dos Albertos, Posse, com engrada gratuita.
O médico petropolitano Candido Evangelista da Fonseca Neto recebeu o prêmio destaque de Médico de Família e Comunidade, conferido pela Associação de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro. O prêmio é merecido, pois Candido Evangelista teve atuação brilhante e grande contribuição na rede municipal de saúde de Petrópolis, ao longo de 32 anos de atuação na comunidade do Caxambu.
Veja também: