Edição anterior (3575):
segunda-feira, 19 de agosto de 2024


Capa 3575
Douglas Prado

COLUNISTA

Douglas Prado

É fake 1

É difícil acreditar que a Prefeitura tenha se classificado bem num levantamento sobre transparência nas suas páginas digitais. Ocupante de cargo importante na estrutura da Secretaria Municipal de Saúde diz que nem mesmo ele tem acesso aos dados sobre a fila de espera por cirurgias eletivas em Petrópolis. Uns poucos no gabinete do prefeito saberiam com exatidão o que se passa nessa área. Os dados deveriam estar à disposição da sociedade, com números, ordem da fila e previsão de realização dos procedimentos. Extraoficialmente, calcula-se que mais de 3 mil pessoas estejam nessa situação. Há casos de dois anos de espera, o que é um desastre em termos de atendimento. Se recebeu mesmo prêmio por transparência, o prêmio ou quem premiou também é fake.

É fake 2

Desde setembro de 2023 não há uma única informação na página de transparência da Prefeitura Municipal sobre as contas públicas, repasses constitucionais e outros.

É fake 3

Basta abrir o portal da Prefeitura que está lá a informação sobre mudanças no transporte coletivo, como se houvesse alguma coisa positiva ocorrendo nessa área. É fake.

Coisas de federação

Em Iguaba Grande, na Região dos Lagos, a federação PT/PV/PCdoB está implodindo, por divergências com relação, inclusive, à candidatura para as eleições majoritárias. Em Petrópolis, aparentemente, as coisas se acalmaram, para sorte de Rubens Bomtempo (PSB), com quem a federação local está coligada. O PT, que estava inquieto, alegando compromissos não cumpridos pelo prefeito deixou de lado as queixas e está investindo em seus candidatos a vereador, que passaram a ser prioridades.

Os preços

Respeitadas as proporções, o Palácio de Cristal vai receber meia dúzia de caibros e algumas telhas na reforma contratada pela Prefeitura de seu telhado, ao preço de R$ 250.408,01. Só assim dá para entender que a reforma da UBS Alto da Serra, na Rua Teresa, esteja orçada em R$ 4.778.778,15. Dá para comprar 10 apartamentos bons em Petrópolis. Deve haver alguma coisa errada. Ou isto é o novo certo.

Circunstâncias

As circunstâncias além da minha vontade que tiraram Leandro Sampaio da disputa pela Prefeitura podem ter a ver com recursos de campanha. De um modo geral, os partidos não estão dando muita bola para os candidatos de Petrópolis.

Campanha, onde?

Aliás, a campanha eleitoral começou oficialmente na sexta-feira (16). Nem parece.

Número de vereadores

Se dependesse do entendimento dos ministros do TSE, Petrópolis elegeria 21 vereadores em 6 de outubro, e não 15, como está previsto. Basta ler o artigo 9º, do artigo 17 da resolução do Tribunal que estabelece normas para o pleito: Nos municípios criados até 31 de dezembro do ano anterior à eleição, os cargos de vereador corresponderão, na ausência de fixação pela Câmara Municipal, ao número máximo fixado na Constituição Federal para a respectiva faixa populacional. O TSE não fala sobre mínimo ou médio. Determina o máximo, como a Constituição.

Sem chance de renúncia

Leandro Azevedo garante que não há nenhuma possibilidade de ele e Eduardo do Blog não permanecerem até o fim na disputa pela Prefeitura. Diz que são mentirosas as especulações sobre desistência da chapa, em favor de outro candidato.

Alento

A candidatura da médica Vera Antoun a vereadora é um alento para quem luta por verdadeira democracia, importância de dar espaço às mulheres na política e, sobretudo, por visões mais humanitárias entre os detentores de cargos políticos. Vai fazer bem a Petrópolis acompanhar o discurso político de Vera.

Campanha na TV

As emissoras a cabo de Petrópolis não estão listadas entre as que vão veicular propaganda eleitoral. Se alguma tiver interesse, deve requerer ao TRE. Mas, elas não estão impedidas de promover debates eleitorais entre os candidatos a prefeito, também buscando aprovação do tribunal.

Então, pode

Em caso de renúncia ou doença de candidato a vereador, os partidos podem lançar substitutos, pelo menos até o dia 16 de setembro, 20 dias antes das eleições. Em caso de falecimento, o prazo é maior.

De nada

Um alerta aos candidatos: dignidade é qualidade moral que infunde respeito, consciência do próprio valor honra, autoridade, nobreza. Não é possível, portanto, ficar por aí, discursando sobre dar dignidade aos outros. Sendo qualidade do que é grande, nobre, elevado, dignidade não é coisa que dependa de um asfalto mal feito, de um bico de luz ou de uma vaga na creche. Dignidade quem exercita é o eleitor que não vota em candidato que acha que seu voto está à venda.

Vargas

Os 70 anos da morte de Getúlio Vargas são o tema da palestra que Isabel Lustosa fará no próximo dia 24 de agosto exatamente o dia da morte do presidente Vargas. Será no Centro Alceu do Amoroso Lima, na Rua Mosela, 289, às 11h. A palestrante é uma historiadora com currículo impressionante e o tema um dos mais importantes da política no Brasil.

Legenda: Luiz Fernando Ferreira de Souza, o homenageado de segunda-feira e sua mulher
Luiz Fernando Ferreira de Souza, o homenageado de segunda-feira e sua mulher Cristina Kaiser (Reprodução)

Prêmio

O advogado Luiz Fernando Ferreira de Souza vai receber na próxima segunda-feira, no auditório da Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo, a Medalha Sobral Pinto, conferida pela Ordem dos Advogados do Brasil por seus 50 anos de exercício da advocacia. Os amigos estão se mobilizando para participar da festa. A mulher do homenageado, Cristina Kaiser, e o filho juiz Luiz Fernando de Souza Filho, estarão na primeira fila.

CEP cravado

Jorginho Banerj, de volta às disputas eleitorais, concorre a uma vaga de vereador, pelo PRD, e se diverte com o número que terá nas urnas: 25600. É o CEP de Petrópolis. Diz que é um prenúncio de bons resultados.

Edição anterior (3575):
segunda-feira, 19 de agosto de 2024


Capa 3575

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral