COLUNISTA
Não adianta tentar esconder, como se tem tentado fazer, que os números do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB), medido pelo Ministério da Educação, revelam graves problemas no sistema de ensino de Petrópolis. Ficamos aquém das metas mínimas estabelecidas para nossas escolas. Em alguns casos, não atingimos nem a metade dessa meta. E não se pode pôr a culpa nas crianças. A causa está na gestão. Enquanto o governo municipal promove reformas em escolas, entregando instalações modestas e nem sempre adequadas, pelas quais o contribuinte paga milhões de reais, sobra pouco dinheiro para resolver problemas emergenciais, como as questões salariais e de condições de trabalho dos professores. É, na verdade, vergonhosa a forma com que os professores municipais são tratados. Esta é a principal causa do fenômeno de tantas centenas de profissionais pedirem demissão dos quadros da Prefeitura, todos os anos. E está na origem da baixa capacidade de nossas escolas atenderem aos alunos.
Para comprovar o desencanto dos professores, basta ler o Diário Oficial, que publica, praticamente todos os dias, atos de demissão de profissionais da Educação. E não há a menor reação dos dirigentes. Nenhum sinal de que se busca uma solução. Fica mais claro a cada fracasso da área de Educação em Petrópolis que a administração municipal gosta da fuga de professores. Os que saem abrem espaço para mais contratações terceirizadas. É preciso trazer à luz as razões dessa predileção. A quem pode interessar que professores concursados deixem seus empregos e quem ganha com a terceirização?
Voltando ao IDEB: as escolas têm metas a cumprir, que são medidas em números. Os números de Petrópolis são perdedores. Estamos abaixo da meta. Perdemos para muitos outros municípios fluminenses. Se continuar assim, vamos chegar à rabeira. As más administrações estão nos levando lá. E as consequências disso na vida das nossas crianças e de toda a cidade são dramáticas.
Já está funcionando o primeiro comitê de campanha instalado na Rua do Imperador. É do candidato a prefeito Yuri Moura. A abertura do espaço foi antecedida por uma caminhada que reuniu mais de 300 pessoas. As ruas 16 de Março e do Imperador sempre foram as mais sonhadas pelos candidatos como local de instalação de comitês.
Candidato a vereador pelo PV, o presidente do Palmeira, Roberto Naval, interrompeu a campanha eleitoral por algumas horas para comemorar a conquista da equipe sub-15 do clube, que bateu o Braz de Pina, na casa do adversário, e classificou-se para a etapa decisiva do campeonato estadual da categoria. A conquista foi ainda mais emocionante porque os meninos de Petrópolis começaram perdendo e conseguiram virar o placar na prorrogação.
Um passageiro irritado com a quebra do ônibus da Petro Ita em que viajava agrediu um dos rodoviários que trabalhava no veículo. É mais uma consequência grave da incompetência, descaso e irresponsabilidade com que a administração municipal cuida do setor. Numa tentativa desesperada, o governo tenta transferir para a Justiça a responsabilidade pelo que está acontecendo. É falso. O Judiciário pode ter cometido um erro pontual, que, certamente, será corrigido se for assim, mas não pode ser responsabilizado pelo desmonte do transporte coletivo.
O vereador Hingo Hammes não fugiu do frio e da chuva, no fim de semana. O candidato a prefeito participou de eventos, ao lado de candidatos a vereador, em vários bairros e no Centro. É o normal, tendo em vista que a campanha eleitoral está em ritmo máximo, mas merece destaque porque o candidato conseguiu mobilizar muita gente, que também enfrentou o frio e a chuva para ouvi-lo.
Ainda não há um quadro claro de como será o resultado do primeiro turno das eleições, mas as campanhas já estão pensando no assunto. Cada passo é medido, de forma a não inviabilizar acordos no turno decisivo das eleições. As campanhas já estão de olho nas promessas eleitorais entre os candidatos a vereador. Os eleitos e mais votados valerão ouro e estão sob acompanhamento prévio cuidadoso.
A temporada de impugnações continua. Agora é o MDB que enfrenta o pedido de impugnação de um candidato importante, Charles Rossi. O partido, que já perdeu com a desistência de Chico da Creche, na semana passada, está dedicando especial atenção ao assunto.
Luizinho Sorriso já não está na disputa por uma vaga na Câmara. Foi visto, na Estrada da Saudade, distribuindo santinho de Adenilson, do PRD.
Bernardo Santoro estreou o programa de entrevistas da TVI, de Gualter Salles, com os candidatos a prefeito de Petrópolis. O candidato do Novo teve bons momentos, ao falar sobre saúde e transporte público, no programa comandado por Eduardo Moreira. O entrevistado da próxima segunda-feira será Eduardo do Blog, candidato do Republicanos.
O TRE confirmou o registro da candidatura de Albano Baninho Filho a vice-prefeito, na chapa de Hingo Hammes. Pelo menos neste caso, termina a temporada de rumores negativos.
Veja também: