Edição anterior (3588):
domingo, 01 de setembro de 2024


Capa 3588
Douglas Prado

COLUNISTA

Douglas Prado

Novos rumos

Leandro Sampaio abriu mão de sua candidatura a prefeito de Petrópolis, mas, nem de longe, pretende deixar de lado a campanha eleitoral. Ele decidiu apoiar a candidatura de Yuri Moura e deve anunciar esta escolha neste fim de semana. E, segundo quem ouviu as conversas que antecederam e fecharam esse acordo, Leandro não pretende apenas fazer uma declaração. O projeto é voltar às ruas pedindo votos e participando ativamente de eventos de campanha, uma forma de abrir caminho para 2026, mirando numa vaga na Câmara dos Deputados.

Desajuste

Não é apenas ciumeira o que leva muitos candidatos a vereador dos partidos que apoiam  Rubens Bomtempo a reclamarem da atenção recebida do candidato a prefeito. É na verdade preocupação concreta com o futuro eleitoral. Eles já teriam percebido que o propósito do governo é eleger Léo França, Thiago Damaceno e Léo Pércia (este é o mandachuva da iluminação pública). Não será surpresa se houver debandada. O descontentamento já atingiu poderosos ocupantes de cadeiras na Câmara de Vereadores.

Dívida bilionária

As equipes dos candidatos a prefeito de oposição ainda estão estudando as questões legais que envolvem a questão, mas calculam em R$ 500 milhões a dívida referente à aventura do ICMS e suas liminares, que o prefeito Rubens Bomtempo deixará para o seu sucessor. Somando com outros quase R$ 500 milhões da dívida do Sehac e o dobro disso na soma das dívidas da Comdep e da CPTrans, a herança deixa o terreno minado para o próximo governo. E nessa conta não entram os débitos da administração direta. Sanear as finanças municipais vai exigir muito trabalho, muita responsabilidade. Em comum, entre os candidatos, está a decisão de dar transparência a esse endividamento. Valor, origem e destinação do dinheiro serão informados, finalmente, ao contribuinte petropolitano, que vai pagar a conta.

Quanto custa

Outro problema municipal que mobiliza todas as equipes dos candidatos que se opõem a Bomtempo é o do custo real da coleta e destinação final do lixo. O valor cobrado pela empresa contratada emergencialmente pela Prefeitura foi multiplicado por três, em menos de dois anos e ainda não foram computados gastos com pessoal e outros, da Comdep, que antes faziam parte do preço contratado. Há também suspeita de gastos com combustíveis.

Peso misterioso

E pode haver ainda mais problemas. Os que investigam este terreno lodoso da atual administração tentam descobrir quem faz a pesagem do lixo recolhido e quem detém esses números e como eles são registrados oficialmente.

Focos de óleo 1

Representantes da Petro Ita registraram denúncia na 105ª Delegacia de Polícia sobre focos de óleo espalhados nas pistas de ônibus utilizados pela empresa. Foram relacionadas na denúncia as ruas Dr. Thouzet e Lopes de Castro (Chapa 4) e Avenida Portugal (Batata Frita). Esse registro foi feito no último dia 26. A bem da verdade, é preciso registrar que não há relatos de que outros veículos, além dos ônibus tenham sofrido problemas nessas ruas, por conta de focos de óleo.

Focos de óleo 2

Mas, qualquer abordagem que se faça sobre esse episódio revela uma situação gravíssima. Se é verdade o que a empresa denuncia, os riscos são gerais, para todos os veículos. O óleo não está lá apenas para os ônibus, mas para todos os demais que passam nessas ruas. Se é mentira da empresa, apenas uma tentativa de justificar acidentes ocorridos com os coletivos, é tão grave quanto.

Focos de óleo 3

Espera-se que a polícia tenha tomado todas as medidas, como fazer perícia nesses locais, ouvir testemunhas e autoridades. E que conclua essa investigação com mais celeridade do que agiu e age no caso do incêndio ocorrido na garagem da própria Petro Ita, em 9 de maio do ano passado. Aliás, já faz muito tempo que o transporte coletivo em Petrópolis merece atenção especial da polícia.

Força do União

O União Brasil, de Fernando Fortes, mostrou que pode ter pretensões mais elevadas para o desempenho de seus candidatos a vereadores. Além do claro crescimento da campanha de Jorge Barenco, principalmente no Caxambu e Morin, o partido celebra o sucesso das festas de lançamento de campanha feitas por Rodrigo Bueno, o Rodriguinho, e o grande evento realizado em torno de Luiz Eduardo Dudu, no Alto da Serra, com a presença do governador Cláudio Castro e vários secretários estaduais, que reuniu centenas de pessoas.

Nos Urais

Bernardo Rossi volta hoje ao Brasil, depois de uma temporada na Rússia. Ele representou, na última semana, o governador Cláudio Castro num evento do BRICS, instituição que reúne Brasil, Rússia, Índia e China. O Estado do Rio era convidado para o Fórum Municipal Internacional do BRICS de que Rossi participou como representante do governo estadual. O fórum é uma das maiores plataformas para discutir questões de cooperação municipal e trocar experiências. A programação incluiu mais de 70 eventos de negócios e uma grande exposição.

Edição anterior (3588):
domingo, 01 de setembro de 2024


Capa 3588

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral