Edição anterior (3543):
sexta-feira, 19 de julho de 2024


Capa 3543
Fernando Costa

COLUNISTA

Fernando Costa

Maria, Nossa Senhora do Carmo.

No mês em que celebramos Nossa Senhora do Carmo ou Nossa Senhora do Monte Carmelo, como, também é venerada entre as incontáveis consagrações à Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Ela, a gloriosa padroeira da Ordem dos Carmelitas, rememoro São Cirilo de Alexandria, pilar da fé e Doutor da Igreja, (Egito 376-444) figura central do Concílio de Éfeso em 431 que atribuiu à Virgem Maria o título de "Santa Mãe de Deus".

Maria, a  escolhida, a serva preferida, geradora Mãe do meu Senhor.

Ela derrama graças e consolo. Em Lucas capítulo 2, versículo 2, 52 fala que em Nazaré, Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Evidente o zelo e dedicação de seus pais Maria e José.

Sagrada Família defenda as nossas por demais ameaçadas.

Promova a dignidade e o respeito à humanidade. Essas humildes invocações lembra-me a Santa Missa oficiada por São João Paulo II na Basílica da Anunciação, em Nazaré aos 25 de março de 2.000 onde o Santo Padre convidou o povo de Deus a uma grande renovação da fé.

A Virgem de Sião só viveu para o seu Filho e nosso Deus.

Ela é Corredentora. Generosa, obediente, desde o "Faça-se" acatando o comunicado do Anjo Gabriel até a solidariedade à prima Isabel. Anunciou o reino, mesmo antes do filho Jesus.

Maria é modelo de missão, bastando nos reportarmos às bodas de Caná quando nos ensina "fazei tudo que ele vos disser".

E prossegue seu mister estando junto aos Apóstolos na formação da primeira comunidade, conforme conta em Atos, Capítulo 1, versículo 14. São milhares as homenagens prestadas a Imaculada Conceição, desde o devotamento popular já enumerado, especialmente a recitação do terço nesta íntima relação com a Mãe de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Não me canso de louvá-la, inclusive através de poemas, este exempli gratia:  "Maria fonte de luz gerou Jesus, luz do mundo. Maria fonte de vida porque nos deu Jesus o pão da vida. Maria Mãe de Misericórdia porque é arrimo, pálio e auxílio dos cristãos.

Maria Mãe do consolo e saúde dos enfermos porque é presença viva em todos os dias de nossa vida. Maria rainha da paz e Mãe da Divina Providência porque é nossa intercessora junto ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Maria porta do céu, porque somente da Senhora que é também Mãe nossa, nasceu a salvação do mundo."

Em nossa circunscrição eclesiástica o querido Bispo Dom Joel Portella Amado vem imprimindo no plano pastoral, inúmeros pontos de suma importância com ênfase especial às missões, tão bem desenvolvidas pelo Clero e pelos movimentos leigos diocesanos na dedicada e perseverante missão apostólica.

Por ocasião da visita do Sumo Pontífice Papa Bento XVI ao Brasil, quando reuniu em Aparecida o Episcopado da Igreja da América Latina e do Caribe, reafirmou a missão de "Maria missionária e continuadora do ministério de seu filho e formadora de missionários".

Impossível, falar em Maria sem recordar o Santo Padre João Paulo II, minha progenitora Eliza, Irmã Lúcia, Santos Francisco e Jacinta, Bernadette Soubirous, Carlo Acutis,  as catequistas de minha infância e os queridos Sacerdotes que nos orientam e nos fortalecem na fé as doces Irmãs de Caridade das diversas Congregações.

Que Ela,  o Ícone do Espírito Santo e,  a Porta do Céu continue a nos abençoar e estimular encurtando cada vez mais a distância que nos separa de seu filho Jesus.

Resta-nos a certeza de que se tivermos Maria como fio condutor e se deixarmos que ela habite em nossos corações e, se perseverarmos em seus exemplos, segundo seu modelo de vida, a humanidade não será tão somente alva de esperança, mas sim, da infinita misericórdia da doce eleita do Verbo Encarnado.

Edição anterior (3543):
sexta-feira, 19 de julho de 2024


Capa 3543

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral