Edição anterior (3640):
sábado, 19 de outubro de 2024


Capa 3640
Frederico Amaro Haack

COLUNISTA

Frederico Amaro Haack

O DIA DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA EM 1845

Hoje, dia 19 de outubro, é o dia do padroeiro de Petrópolis, São Pedro de Alcântara, e também padroeiro do Brasil, junto com Nossa Senhora Aparecida, e da Casa Imperial nomeado assim em 1826.

São Pedro de Alcântara, cujo nome de batismo era, Juan de Garabito y Vilela de Sanabria, nasceu na Espanha, em Alcântara no ano de 1499, vindo a falecer na cidade de Arenas de San Pedro em 1562. Foi frade franciscano da Ordem dos Capuchinhos, na qual promoveu diversas reformas, era amigo e confessor de Santa Teresa d’Ávila e amigo de São João da Cruz. Após sua morte, em 1622 foi beatificado pelo papa Gregório XV, mais tarde no ano de 1662 foi canonizado pelo Papa Clemente IX.

Uma curiosidade sobre a vida de São Pedro de Alcântara, acredita-se que o frade dormiu muito pouco e só dormia sentado, enquanto seus irmãos frades dormiam, ele passava a noite em adoração a Deus.
Inicialmente a data litúrgica de comemoração do dia de São de Pedro de Alcântara, era 18 de outubro, mas como esse dia é de São Lucas, a comemoração foi transferida para o dia seguinte (19) em 1670.
Abaixo transcrevo uma carta do Mordomo da Casa Imperial, Paulo Barbosa da Silva a Sua Majestade, o Imperador d. Pedro II, em 1845, relatando as comemorações litúrgicas do dia do padroeiro da recém-criada Imperial Colônia de Petrópolis.

“Petrópolis começa a ser não um sonho, mas uma realidade. Já aqui se festejou o dia 19 do corrente, com uma festa sui generis. Na véspera iluminada a casa em que Vossas Majestades Imperiais estiveram reuniu-se a Colônia, e um concerto em coros entoou um hino com letras Vossa Majestade Imperial, a Sua Majestade a Imperatriz e ao Senhor D. Afonso calcadas sobre a música do hino “Deus salve o Rei” dos Ingleses, tão bem executada, que nos toucou muito.

Ao amanhecer foi salvado o dia com 21 roqueiras. Às 10 horas reuniu-se a Colônia de mais de 2.500 indivíduos vestidos o melhor que puderam e cobertos de flores e palmas campestres, e a porta do edifício lhes passaram revista o Presidente da Província e eu seguidos do Major Koeler, do Conselheiro Magalhães, do Padre Protestante, do Doutor e de muitos cidadãos empregados e de outros que acorreram.

Passada a revista, fomos para a Praça da Confluência (que linda é) onde estava armado um altar com a imagem do Redentor revestido. O Padre pregou um sermão explicativos do Evangelho do dia, e depois exortou a Colônia ao amor, respeito e gratidão a Vossa Majestade Imperial, cujo dia era.

Não sei o que lhes disse, que tanto os tocou, pois viram-se correr de todos lágrimas e ternura (nós não fomos isentos desta sensação). Neste momento Aureliano deu vivas a Vossa Majestade Imperial. Nunca vi tanto entusiasmo!! Os homens, as mulheres, os meninos, todos perderam a cabeça de entusiasmo e gratidão.

Procedeu-se ao batismo de alguns meninos mais perigosos dos quais, eu e Aureliano fomos padrinhos, ficando os que estão em boa saúde, reservados para quando Vossa Majestade Imperial vier a sua Colônia, pois eles assim o querem.

Festões de flores, arcos de ramagens, cânticos respeitosos e religiosos era o que se via e ouvia.

Findo o ato religioso praticado com todo respeito e acatamento que envergonhava os católicos que estavam presentes desfilou perante nós, a Colônia e foram para as suas cabanas e casa, e nós os fomos visitar, não todos, porque a Colônia de Petrópolis, já não se pode visitar em quatro dias.

Estou comendo hortaliças por eles cultivadas, em lugares até o presente desconhecidos digo até o dia de São Pedro, em que por um acaso, que não pode deixar de ser determinação celeste começou a Colônia Imperial de Petrópolis, 29 de Junho.”

Edição anterior (3640):
sábado, 19 de outubro de 2024


Capa 3640

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral