COLUNISTA
Também conhecido como “Dia do Pendura”, o Dia da Advocacia é comemorado em 11 de agosto. Logo após a Independência do Brasil, em 1822, foi promulgada a primeira Constituição Federal, em 1824. Porém, Dom Pedro I percebeu que faltavam brasileiros com conhecimento jurídico e, diante dessa necessidade, determinou a criação dos primeiros cursos de Direito no país. Assim, em 11 de agosto de 1827, foram inauguradas as primeiras faculdades de Direito do Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (SP) e a Faculdade de Direito de Olinda (PE). A data também ficou marcada pelo chamado “Dia do Pendura”. Para comemorar, advogados e estudantes de Direito saíam pelos restaurantes próximos às universidades, consumiam e não pagavam, deixando a conta “pendurada”. A tradição tinha um caráter simbólico: como forma de agradecimento, os estudantes publicavam notas em jornais de grande circulação, promovendo o restaurante e compensando o valor devido. Com o tempo, porém, a prática perdeu força, pois passou a ser interpretada por muitos como simples “calote”, desvirtuando-se do sentido original. Aproveitamos esta data para felicitar todos os advogados e advogadas que, diariamente, promovem a Justiça em nosso país. É a única profissão com previsão expressa na Constituição Federal de 1988, cujo artigo 133 dispõe: "O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei."
Parabéns a todos os colegas que, com coragem, ética e compromisso, honram essa missão!
Nossa homenagem ao querido amigo DR. VALDIR LIMA, que celebrou seu aniversário no dia 05 de agosto e que, neste mês, também recebe nossa homenagem pelo Dia dos Pais e pelo Dia da Advocacia, comemorado no dia 11 de agosto. Referência na advocacia trabalhista, Dr. Valdir é um colega exemplar e uma pessoa que sempre atuou em prol da classe, contribuindo para o fortalecimento da profissão com ética, comprometimento e espírito colaborativo. Que este novo ciclo traga ainda mais conquistas, saúde e momentos felizes. E, através desta homenagem, estendemos também nosso reconhecimento a todos os advogados e advogadas que, com dedicação e coragem, lutam diariamente pela justiça.
Nossa homenagem à querida amiga DRª JOSÍLIA FASSBENDER BARRETO DO NASCIMENTO, que irá completar nova idade no dia 14 de agosto. Conhecida carinhosamente como Professora Josília, construiu uma trajetória admirável e inspiradora, dedicando boa parte da vida ao magistério na Faculdade de Direito da UCP e atuando de forma destacada na Advocacia, sempre contribuindo para o engrandecimento da profissão. Na foto, aparece ao lado de sua princesa, a também advogada DRª JULIANA BARRETO pessoa super leal, muito querida e que segue os passos da mãe com competência e brilho próprios. Na pessoa de mãe e filha, estendemos nossa homenagem a todas as mulheres Advogadas, que com coragem, sensibilidade e firmeza, fazem da Advocacia um verdadeiro instrumento de transformação social.
Veja também: