COLUNISTA
Diretor do Museu Imperial de Petrópolis, o professor Maurício Vicente Ferreira Júnior está em Paris, na França, onde integrou a Conferência Internacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO, realizada nos dias 28 e 29 de outubro. O evento reuniu representantes de todos os continentes e dezenas de nações, coincidindo com a celebração do Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, em 27 de outubro. O evento ofereceu um espaço colaborativo para a troca de ferramentas, recursos e ideias inovadoras, enfatizando o papel do patrimônio documental como agente para o diálogo social e o engajamento comunitário, especialmente em tempos de crise.
Maurício Vicente Ferreira Júnior com Kathy Birch McDiarmed e Peter Scholing, membros do Comitê Regional para a América Latina e o Caribe do Programa Memória do Mundo - MoWLAC - participando da Conferência internacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO (Divulgação)
Contagem regressiva para a quinta edição da Feira de Cerâmica de Petrópolis, evento que reúne tradição e criatividade no Shopping Vilarejo, em Itaipava, neste fim de semana (dias 2 e 3 de novembro), reunindo cerca de 40 expositores. Além da exposição e venda de cerâmicas exclusivas, a programação também vai oferecer oficinas, aulas e palestras gratuitas para todas as idades. A primeira delas será no sábado, às 11h, voltada para crianças, a oficina “imprimindo texturas da natureza na argila”. Já na parte da tarde haverá uma demonstração de torno de Kíria Muniz, às 14h, e uma aula de pintura em baixa temperatura com Lívia Müller, às 16h. A programação variada e acessível para todos os públicos segue até domingo, com a curadoria dos renomados ceramistas Ivo Ferreira e Lydia Sebastiany.
A aguardada pré-estreia do curta Marcação Cerrada acontecerá no próximo dia 10 de novembro, no Café Concerto do Sesc Quitandinha. Dirigido e roteirizado por Rodolfo Medeiros, o filme aborda a jornada de quatro amigos com síndrome de Down que, apesar de adultos, ainda enfrentam a superproteção familiar, propondo uma reflexão sobre o direito à liberdade de escolha e a autonomia individual. Com cenas filmadas em locais icônicos de Petrópolis e no emblemático Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, a produção já conquistou grande público. Os ingressos para a primeira sessão, às 18h, estão esgotados, mas uma sessão extra foi aberta às 19h30. Para assistir, basta retirar antecipadamente o ingresso gratuito na bilheteria do Sesc.
Rodolfo Medeiros, cineasta e diretor petropolitano (Divulgação)
Jeane Terra convida o público a mergulhar em “Memórias Submersas”, exposição aberta na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura. Com curadoria de Shannon Botelho, a mostra, que termina no dia 3 de novembro, propõe uma reflexão intensa sobre a memória coletiva e como a ação humana impacta o meio ambiente explorando, especialmente, a relação histórica de Petrópolis com as enchentes. Inspirada pela tragédia de 2022, que tirou 240 vidas e deixou milhares desabrigados, Jeane usa a memória como uma forma de proteger as ruínas de um mundo instável, revelando cicatrizes que ainda ecoam na cidade e na memória de seus habitantes.
O espetáculo "Queen Celebration in Concert" traz a energia e grandiosidade do Queen a Petrópolis, homenageando a trajetória da banda britânica que marcou o rock e gerações. O show, que é mais que um tributo, promete uma experiência cativante e celebra o legado de Freddie Mercury. A apresentação acontece no dia 2 de novembro, às 20h, no Teatro Imperial.
O clube de leitura Leia Mulheres Petrópolis escolheu para o debate de novembro o romance “Louças de família”, de Eliane Marques. A obra, que aborda o racismo através de gerações, começando pela morte de Eluma, tia da narradora, resgata histórias familiares desde o século XIX, expondo questões de raça, gênero e classe. O encontro será on-line, com mediação de Linda Feitoza e Drica Madeira, no dia 6 de novembro, às 19h, via Google Meet. Para participar, é preciso solicitar o link nas redes sociais do clube @LeiaMulheresPetropolis.
Um espetáculo inédito e repleto de magia chega a Petrópolis neste domingo, 3 de novembro: a Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta “Caixinha de Música”, uma atração gratuita que promete encantar o público infantil e suas famílias. O evento ocorre às 16h no Centro Cultural SESC Quitandinha, trazendo um repertório diversificado que vai dos clássicos, como "O Pato" de Toquinho, Vinicius de Moraes e Paulo Soledade, aos sucessos contemporâneos, incluindo "Pula, Pipoquinha" de Alberto Romualdo Júnior e João Walter Plinta e músicas do Mundo Bita, com arranjos de Vittor Santos. O evento promete divertir espectadores de todas as idades.