COLUNISTA
No último dia 5 de novembro, Maria de Lourdes Vasconcellos Ázara Macedo celebrou 97 anos rodeada pelo carinho de familiares e amigos na Casa Odin. Lourdinha, como é carinhosamente chamada, é mãe de dois filhos, avó de quatro netos e bisavó de cinco bisnetos, sendo também uma fervorosa devota que há três décadas participa ativamente de um grupo do terço na Catedral São Pedro de Alcântara. Moradora da Rua Barão, na mesma casa onde nasceu, Lourdinha mantém viva a tradição familiar e dedica-se com amor à confecção de delicadas peças de crochê e tricô, aguardando especialmente a chegada de mais um bisneto, o bebê de sua neta Cynthia Ázara. À aniversariante, a coluna envia votos de muita saúde, paz e alegrias infinitas. Que sua trajetória continue inspirando todos ao seu redor!
Maria de Lourdes Vasconcellos Ázara Macedo festejou 97 com uma linda festa organizada por seus familiares
O advogado petropolitano Rodolfo Kronemberger Hartmann, destacada figura no cenário jurídico, acaba de ser agraciado com a prestigiada Medalha Pedro Ernesto outorgada pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Este reconhecimento, um dos mais altos concedidos pelo município a cidadãos que se destacam por sua contribuição à sociedade, enaltece a trajetória de Hartmann e sua dedicação à advocacia. Seguindo os passos de seu pai, Carlos Hartmann, também advogado, Rodolfo consolidou sua formação na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), onde a tradição jurídica e o compromisso com a excelência acadêmica permeiam gerações.
Na última sexta-feira, dia primeiro, o Soberano Jazz Club viveu uma noite de comemoração especial, com o aniversário do querido anfitrião Sérgio Saraceni e o início de uma promissora parceria com o Locanda, que agora comanda a gastronomia da casa. Em um ambiente vibrante e acolhedor, amigos e apreciadores da boa música se reuniram para celebrar ao som da Sanfona Transatlântica de Kiko Horta, cercados de risos e conversas animadas, saboreando uma experiência gastronômica à altura da ocasião. Uma noite que reforçou o espírito de amizade e excelência do Soberano Jazz Club, deixando um gosto de “quero mais” entre os convidados.
Sérgio Saraceni, Raquel Saraceni, Luiz Fernando Gomes e Gracinha em noite de celebração no Soberano
O Palácio de Cristal recebe, entre os dias 8 e 10 de novembro, a encantadora exposição de pintura em porcelana organizada por Marielsa Mazzeu e as dedicadas alunas do Atelier Pintar por Pintar. Das 9h às 17h, o público poderá admirar uma seleção de peças pintadas à mão que revelam a delicadeza e a precisão desta arte. Como destaque especial do ano, o evento contará com o "Concurso do Vaso Mais Bonito", onde serão exibidos mais de 35 vasos idênticos, cada um pintado de forma única, sem identificação dos autores para que os visitantes votem em sua peça favorita.
O espetáculo homônimo homenageia de forma singular a trajetória de Soninha Maracanã, uma artista preta, de candomblé e símbolo da resistência negra em Petrópolis. A peça teatral “A Mulher Maracanã” estreia nesta quinta e sexta no Café Concerto do Sesc Quitandinha, e será exibida no Teatro Imperial em 15 de novembro, com entrada gratuita. Com uma vida dedicada à valorização da cultura negra, Soninha, criadora da Casa Rane, representa a luta e superação de mulheres negras invisibilizadas.
A exposição de Jeane Terra foi mais uma vez prorrogada e segue em cartaz na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura até 17 de novembro. Com curadoria de Shannon Botelho, Memórias Submersas explora o impacto ambiental e a memória coletiva de Petrópolis, refletindo sobre a histórica relação da cidade com enchentes. Inspirada na tragédia de 2022, que causou 240 mortes e deixou milhares desabrigados, a instalação principal traz pratos com imagens das enchentes, simbolizando a dualidade da água como fonte de vida e destruição. A visitação ocorre de sexta a domingo, e os ingressos podem ser adquiridos no local. Vale assistir!