COLUNISTA
O professor Maurício Ferreira Júnior regressou na última semana de uma intensa agenda internacional, que incluiu compromissos de elevado prestígio no continente europeu. Em sua participação na Conferência Internacional do Programa Memória do Mundo, na sede da UNESCO, em Paris, como noticiamos anteriormente, ele representou o Comitê Regional para a América Latina e o Caribe (MoWLAC), reforçando a relevância da preservação documental e patrimonial na esfera global. Além desse encontro, professor Maurício apresentou a obra “D. Pedro II e Portugal: memória, representações e sociabilidades”, no Palácio Nacional da Ajuda e no Palácio Nacional de Mafra, onde a história entre Brasil e Portugal foi celebrada em suas nuances culturais e diplomáticas. Encerrando sua passagem por Lisboa, o diretor do Museu Imperial concedeu uma entrevista à RTP-África, ao lado do escritor José Eduardo Agualusa, em uma conversa que entrelaçou literatura, memória histórica e o intercâmbio cultural lusófono.
Apresentação do livro “D. Pedro II e Portugal: memória, representações e sociabilidades”, no Palácio Nacional da Ajuda
Carlos Thadeu de Freitas Gomes, ex-diretor do Banco Central, Petrobras e BNDES, lança “A Saga da Crise” (Editora Ex-Libris), uma coletânea de 100 artigos que analisa os desafios da economia brasileira no contexto recente, incluindo os impactos da pandemia de Covid-19. Com apresentação de José Roberto Tadros, presidente da CNC, e prefácio do economista Paulo Rabello de Castro, o livro reúne reflexões publicadas no jornal eletrônico Poder360 entre 2020 e 2024. O lançamento será no dia 13 de novembro, às 19h, na Livraria da Travessa, em Botafogo, Rio de Janeiro. Todo o valor arrecadado será destinado à Escola Especial Crescer, em Niterói, que atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Carlos Thadeu de Freitas Gomes
A obra “Arquitetura e Sentimentos do Museu”, criada em 2002 por Cocco Barçante, acaba de ser catalogada no acervo de indumentária do Museu Histórico Nacional, consolidando sua relevância na história da arte e do design brasileiros. Essa inclusão representa um marco para a carreira do designer petropolitano, refletindo a conexão de sua obra com os temas de inclusão, arte e moda, que sempre foram o alicerce de sua expressão criativa. Barçante é conhecido por sua habilidade em entrelaçar design e sentimentos, utilizando a moda como uma plataforma para conectar as pessoas e estimular o olhar para a diversidade cultural.
Artista e designer petropolitano Cocco Barçante
Em resposta à grande procura, o Sesc Quitandinha exibirá uma terceira sessão de pré-estreia do curta-metragem “Marcação Cerrada”, dirigido pelo cineasta petropolitano Rodolfo Medeiros. A exibição acontecerá na terça-feira, 12 de novembro, às 20h, no Café Concerto, após o esgotamento das duas sessões programadas para este domingo. O curta-metragem, emocionante, conta a história de quatro jovens com Síndrome de Down que enfrentam diversos desafios para realizar o sonho de assistir a um jogo no Maracanã. O evento incluirá, ainda, um bate-papo com o elenco e uma conversa com o diretor após a exibição.
Entre os dias 15 de novembro e 29 de dezembro, o Chalé da Serra, se transformará em um cenário mágico com a primeira edição do "Natal na Serra Sustentável e Solidário". De quinta a domingo, das 10h às 17h, o evento promete levar o espírito natalino para o coração da Serra Fluminense, encantando visitantes de todas as idades. A abertura, no dia 15 de novembro, às 16h, reserva uma programação de sonho: uma doce cantata natalina, desfiles de Senhoras Noel e de cães, elfos perambulando pelos jardins e a presença irresistível de uma casinha de biscoitos. Entre delícias de Natal e um túnel de luzes cintilantes, o público encontrará uma delicatessen temática, uma Fábrica de Brinquedos, um Presépio tradicional e oficinas para criar biscoitos e guirlandas de pipoca momentos mágicos para toda a família. Os ingressos, ao valor simbólico, estão disponíveis no Sympla.
Veja também: