COLUNISTA
O professor Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial de Petrópolis, representa o Brasil na 24ª Reunião Anual do Comitê Regional para a América Latina e o Caribe do Programa Memória do Mundo da UNESCO (MoWLAC), realizada entre os dias 25 e 28 de novembro em Philipsburg, São Martinho. Durante o evento, o comitê analisou 35 candidaturas para o Registro Regional do MoWLAC, que visa preservar e promover documentos de relevância histórica e cultural da região. Nesta quinta-feira, os participantes estarão envolvidos na Conferência Memória do Mundo na América Latina e Caribe, com a presença de especialistas da região caribenha.
Maurício Vicente Ferreira Júnior participa da Conferência MoWLAC
Na última quarta-feira (27), o médico petropolitano Pedro Ismael conduziu como moderador uma relevante discussão sobre os avanços no tratamento de terceira linha do câncer colorretal metastático (CCRm), realizada no Hospital do Câncer da Fundação Cristiano Varella, em Muriaé, uma das principais referências oncológicas do país. Promovido pela Servier, o evento contou com a participação de Renata D’Alpino, oncologista de renome internacional, vinculada à BC Cancer Agency, no Canadá, e professora da University of British Columbia. A sessão destacou a integração entre as mais recentes inovações terapêuticas e as particularidades do contexto oncológico brasileiro, promovendo reflexões sobre os desafios e avanços da área.
Médico Oncologista Pedro Ismael
Logo mais, às 14h30, o Museu Imperial recebe Raquel Neves para o "Fale-me de Petrópolis", com o tema "Sankofa petropolitana". O evento abordará a invisibilização dos quilombos, como o Quilombo da Tapera, e destacará o impacto do trabalho das populações negras na formação da cidade. Raquel também explorará o Circuito da Memória Negra de Petrópolis, que resgata marcos históricos como o Palácio Amarelo e o Palácio de Cristal, oferecendo uma caminhada educativa pelo Centro Histórico. A edição propõe novas perspectivas sobre o papel do povo negro na história petropolitana.
Pela primeira vez, a Unimed Petrópolis apresenta a “Green Friday”, uma iniciativa estratégica que oferece condições diferenciadas para a contratação de planos de saúde Uniben Saúde. Realizada entre os dias 25 e 29 de novembro, no Setor de Vendas da Irmãos D’Ângelo, a campanha simboliza um marco na retomada da atuação comercial da Unimed no mercado local. A ação reflete o compromisso da cooperativa em ampliar o acesso a serviços de saúde de qualidade, consolidando sua posição como líder no segmento em Petrópolis e fortalecendo o vínculo com a comunidade por meio de inovações e soluções personalizadas.
No próximo sábado, 30 de novembro, às 16h30, a Casa de Petrópolis Instituto de Cultura abre as portas para a exposição "Todas as Coisas e Situações", com obras do artista Claudio Partes e curadoria de Josiana Oliveiras. A mostra, que ficará em cartaz até fevereiro de 2025, explora memórias e afetividade em ambiente histórico com obras inéditas e instalações interativas. A exibição faz parte de um projeto mais amplo de abrir a Casa de Petrópolis ao público, proporcionando contato com a arte contemporânea em um espaço histórico. A entrada para a abertura é gratuita.
No dia 1º de dezembro, o @projeto_c3 promove a Caminhada Inclusiva em prol do Natal Solidário, com o objetivo de arrecadar alimentos para crianças atendidas pelo projeto. O evento acontecerá às 8h30, com início na Barão do Rio Branco, e convida a comunidade a contribuir com alimentos não perecíveis. A caminhada será uma oportunidade para promover a solidariedade, além de gerar um impacto positivo na saúde física e mental dos participantes. Uma caixa estará disponível para arrecadar as doações.