COLUNISTA
O magistrado petropolitano José Cláudio de Macedo Fernandes, atualmente em exercício como juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), foi promovido ao cargo de desembargador daquela corte, em reconhecimento ao mérito de sua atuação exemplar na magistratura fluminense. A promoção, fruto de sua trajetória marcada pelo compromisso com a justiça e pela excelência jurídica, reforça a relevância do seu trabalho para o aprimoramento do Poder Judiciário. A cerimônia de posse está prevista para o dia 19 de dezembro, ocasião que simboliza o reconhecimento de sua carreira, como também a renovação do compromisso com os valores democráticos e o fortalecimento do sistema judiciário. O ingresso do magistrado no colegiado do TJRJ contribui para a manutenção de um tribunal comprometido com a imparcialidade e a justiça.
Dr. José Cláudio de Macedo Fernandes
O livro “Autonomia constitucional do Direito Religioso” acaba de ser lançado no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). A coletânea de artigos é uma obra coletiva que teve origem no Congresso de Direito Religioso promovido pela Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da entidade no ano passado. Na última terça, com a participação de juristas, acadêmicos e estudiosos, foram discutidas questões pertinentes à posição da religião no contexto constitucional brasileiro. O lançamento transmitido pelo canal TVIAB no YouTube, foi aberto pelo presidente nacional do Instituto, Sydney Limeira Sanches.
No último sábado, o Hospital Santa Teresa (HST) de Petrópolis realizou a primeira ablação de fibrilação atrial por campo pulsado (PFA) da região serrana, um marco na medicina cardiovascular local. A técnica, mais moderna e segura, foi conduzida pelo médico petropolitano Dr. Tayene Quintella, especialista em arritmias. A PFA utiliza um campo elétrico gerado na ponta do cateter para isolar as veias pulmonares sem gerar energia térmica, o que reduz riscos e acelera a recuperação do paciente. Dr. Tayene, que se especializou na técnica na Espanha, agora traz essa inovação para Petrópolis. A equipe do HST, sob a liderança do Dr. Nélio Gomes, reafirma o compromisso com a excelência em saúde. Esse avanço coloca a cidade como referência em cardiologia, consolidando Petrópolis como um polo de tratamentos de vanguarda.
Cardiologista Tayene Quintella
Na última sexta-feira (06), a Unimed Petrópolis deu posse a sete mães voluntárias que integrarão o Conselho Consultivo do espaço Te Acolhemos unidade dedicada ao atendimento de crianças com autismo. A iniciativa, que busca fortalecer uma gestão participativa e democrática, foi marcada por uma cerimônia com a presença da vice-presidente da cooperativa, Dra. Rosane Banger, e integrantes do grupo de gestão do espaço. A ação reforça o compromisso da Unimed Petrópolis com inovação e inclusão, contribuindo para a construção de um futuro mais acolhedor e colaborativo.
Inaugurado em agosto deste ano, o Te Acolhemos já atende cerca de 80 crianças em um ambiente amplo, moderno e temático, promovendo assistência multidisciplinar de excelência. A criação do conselho representa uma iniciativa inédita no âmbito da Unimed Petrópolis e entre os serviços similares da região. Dra. Rosane Banger, vice-presidente, destacou que o modelo participativo do conselho é um marco para a operadora e pode inspirar a implementação de conselhos consultivos em outros serviços.
Nesta sexta, 13 de dezembro, às 14h, o Museu Imperial promove a mesa redonda "Desvendando a Mima", abordando questões históricas e sociais sobre a escultura de Joseph Arthur, conde de Gobineau. O evento gratuito ocorre no Pavilhão de Viaturas, com participação de especialistas como Alessandra Fraguas e Moisés Corrêa, e visa alinhar práticas museológicas às abordagens decoloniais contemporâneas.
O Soberano promete um fim de semana de música de alta qualidade, com atrações que já foram sucesso em anos anteriores. O destaque será Jane Duboc, cantora, pianista e compositora, que apresenta o show "Velas Içadas" na sexta-feira, 13 de dezembro, às 21h, ao lado do pianista Leandro Freixo. A apresentação celebra a importância da água por meio de canções de compositores brasileiros como Dorival Caymmi, Tom Jobim e Ivan Lins. No repertório, clássicos como Correnteza do Rio, Todo Azul do Mar e Tenho Sede prometem encantar o público. Uma viagem sonora imperdível!