COLUNISTA
Násser El Ghaoui, aluno do Colégio Bom Jesus (São José), concluiu seus estudos com brilhantismo e agora embarca em uma nova jornada rumo à Faculdade de Medicina. Filho de Natália de Paiva e Samir El Ghaoui, Násser inicia esta etapa com o apoio e orgulho da família. A coluna deseja sucesso nessa nova caminhada!
Násser ladeado dos pais Natália e Samir El Ghaoui
A Serra do Corvo Branco, em Santa Catarina, foi palco do encerramento do projeto Expedições com Henrique Avancini. Ao lado dos ciclistas Márcio May e Gustavo Maninho, o atleta percorreu os 57 km do trajeto, com altitude máxima de 1.470 metros. O projeto, que também passou pela Serra da Rocinha e Serra do Rio do Rastro, busca inspirar pessoas a pedalar por locais emblemáticos do Brasil, superando desafios e metas.
O Coral dos Canarinhos de Petrópolis, referência nacional, busca apoiadores para participar do Congresso Internacional Pueri Cantores, em Munique, de 12 a 20 de julho de 2025. O evento reúne 3.000 jovens coralistas de todo o mundo em uma celebração de música e intercâmbio cultural. Doações podem ser feitas via Pix (2499926-1820) ou na vaquinha online: benfeitoria.com/projeto/canarinhosdepetropolisnaalemanha . Fundado em 15 de agosto de 1942 pelo Frei Leto Bienias, o Coral dos Meninos dos Canarinhos é o coro de meninos mais antigo do Brasil ainda em atividade, com 82 anos de história. O maestro Marco Aurélio Lischt, frente do Coral desde 1998, destaca o Congresso Internacional Pueri Cantores 2025 como uma experiência transformadora para o coral. Segundo ele, cantar ao lado de grupos de todo o mundo em locais históricos será um momento inesquecível. O evento reafirma o compromisso dos Canarinhos em levar a música brasileira a palcos internacionais, fortalecendo laços culturais e emocionando plateias globais.
Maestro Marco Aurélio Lischt, regente do Coral dos Canarinhos de Petrópolis
A Casa de Cultura Afro Serra exibe, na sexta-feira (20), às 15h, o documentário "Canção para Deoclécio", que homenageia o maestro petropolitano Deoclécio Damasceno de Freitas. O filme retrata a restauração de um quadro de 1941 e a pesquisa sobre sua obra, culminando em um concerto com partituras inéditas. A produção, financiada pela Lei Paulo Gustavo, foi idealizada por Lilian Regina, neta do maestro, para preservar sua memória.
Após permanecer fechado desde 2020, o boliche do Sesc Quitandinha volta a receber o público com uma estrutura completamente renovada. As melhorias incluem iluminação LED, climatização, novos mobiliários e revitalização do piso de madeira. O espaço agora conta com rampas de acessibilidade, sanitário PcD e uma lanchonete anexa. A reforma trouxe ainda mudanças na entrada, como paredes de drywall e novos itens de marcenaria, como balcão e sapateira. Moderno e acolhedor, o boliche promete encantar antigos e novos visitantes.
O fim de semana em Itaipava traz uma programação cheia de encanto e muita música ao vivo. Na sexta-feira (20), a Fábrika de Sons apresenta um show especial com seus alunos, comemorando dois marcos importantes. No sábado (21) e domingo (22), a Fanfarra do Noel transforma o centro da cidade em um cenário de Natal com apresentações itinerantes. E onde toda essa festa acontece? No Shopping Vilarejo, claro!
O programa Cine Tur foi lançado na última quarta (18), no Centro de Cultura Raul de Leoni, destacando as locações cinematográficas de Petrópolis. Produzido pela Theobald Filmes, apresentado por Tatiana D’Angello e exibido em parceria com Giro Serra, TV Mais e TV Petrópolis, o projeto valoriza o patrimônio audiovisual da cidade. Com apoio da Lei Paulo Gustavo e do Fundo Municipal de Cultura, o programa conecta turismo e cinema, reforçando Petrópolis como cenário cultural e atraindo mais visitantes e produções.
O caso vencedor do mês de novembro da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBDRJ) foi o estudo intitulado "Acroceratodermia Aquagênica: do clássico ao incomum", da Especialização em Dermatologia da UNIFASE/FMP, que acontece no Hospital Central do Exército. O trabalho foi apresentado na Reunião Mensal da SBDRJ e se destacou entre os nove estudos de casos submetidos.O estudo foi conduzido por alunos e professores da Especialização em Dermatologia da UNIFASE/FMP: Heloisa Faria de Oliveira Taboada, Anna Giovanna Helenna Silva Alves Godoy, Hugo Monteiro Faver, Gabriella Campos-do-Carmo, João Paulo Monteiro Yamagata e Marcelo Rosandiski Lyra.
Especialização em Dermatologia