COLUNISTA
O governo da Índia concedeu ao professor de Vedanta Jonas Masetti o prêmio Padma Sri 2025, uma das mais altas honrarias civis do país. Morador de Petrópolis (RJ), ele é o único brasileiro a ser premiado este ano. A homenagem reconhece seu trabalho na divulgação da filosofia védica, impactando centenas de milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Masetti, que estudou com o mestre Swami Dayananda na Índia, alia seu conhecimento tradicional à tecnologia para ensinar Vedanta de forma inovadora.
Em abril, ele viajará a Nova Deli para receber a distinção das mãos da presidente Draupadi Murmu. O prêmio também reforça os laços culturais entre os dois países e reconhece o papel fundamental de Masetti na promoção da sabedoria indiana. Em 2020, ele já havia sido destacado como embaixador da Tradição Védica nas Américas.
Professor Jonas Masetti, morador de Petrópolis: único brasileiro a receber o Prêmio Padma Sri 2025
A jornalista petropolitana Carolina Freitas lança o projeto “Chocolate com História: uma imersão em sabores e saberes”, que começa no dia 15 de fevereiro, às 10h, na Caracol Chocolates (Avenida Ipiranga, 524). Os encontros mensais abordarão temas da história de Petrópolis, com a presença de um convidado especial. Na estreia, o tema será “Tesouros da Arquitetura”, com o jornalista Eduardo de Oliveira, que compartilhará um levantamento sobre antigas representações diplomáticas em palacetes da cidade. As vagas são limitadas e os ingressos podem ser reservadas mediante contato pelo WhatsApp (24) 99230-0174.
Jornalista Carolina Freitas inicia 2025 com projeto novo
O cardiologista petropolitano Dr. Tayene Quintella esteve em Recife, onde realizou três cirurgias de alta complexidade no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Procape), a convite da Abbott. Ele compartilhou conhecimentos sobre o implante de ressincronizadores cardíacos, que melhoram a contração do coração com estímulos elétricos, beneficiando pacientes com insuficiência cardíaca avançada. No encontro, Dr. Tayene ressaltou a importância da integração entre ciência e prática médica, destacando que a introdução de técnicas inovadoras é essencial para elevar o padrão de tratamento no Brasil. Sua participação reforça o papel de Petrópolis como um centro de excelência na saúde e seu compromisso com o avanço da medicina.
Dr.Tayene Quintella
A Piccola Arena inicia 2025 em grande estilo, celebrando uma década de atuação ininterrupta na promoção da cultura em meio à natureza do Rocio. No último sábado, 1º de fevereiro, a casa abriu suas portas para o vernissage de exposições imperdíveis, que prometem encantar os amantes da arte. Destaque para “Aion”, que traz à Galeria Um as obras de renomados artistas cariocas, como Fabio Bola, Tchello e Alex Hamburger. Já a intrigante temática da mostra sobre o tempo. Galeria Dois está ocupada por “Sal da Memória”, de Eduardo Baltazar, um convite à reflexão introspectiva através de suas pinturas etéreas. Para completar a experiência, o bistrô Divina Sálvia estará à disposição do público a partir de meio-dia, oferecendo delícias para saborear enquanto desfrutam do clima cultural. Um evento imperdível para os petropolitanos e visitantes! A Piccola Arena, Estrada do Rocio.
Após uma longa suspensão desde 2020, o espetáculo "Som e Luz" do Museu Imperial, será retomado ainda neste ano, com a data a ser definida. O governador Cláudio Castro, que visitou a cidade no último domingo (2), anunciou que os equipamentos para a realização do espetáculo serão readequados e modernizados. A Enel investirá R$ 1,7 milhão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, garantindo que equipamentos de ponta sejam utilizados para as apresentações. Segundo o governador, esses investimentos irão assegurar a continuidade do show para moradores e turistas por pelo menos 10 anos. Uma excelente notícia para a cultura petropolitana!
A exposição “A montanha e os esportes praticados na natureza” chega a Itaipava, de 5 a 28 de fevereiro, no Shopping Vilarejo. Realizada pelo Cefet Petrópolis em parceria com a SOPEF Fotoclube, a mostra destaca a relação entre o ser humano e o meio ambiente por meio da fotografia. As imagens exibidas incluem registros premiados no XIII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura e no VII Congresso Internacional de Atividades de Aventura. Além disso, a exposição conta com trabalhos de fotógrafos locais, como André Carvalho, Evaldo Macedo, Fábio Fliess e Stefan Reinold, que capturam a beleza das paisagens montanhosas e a prática de esportes ao ar livre. A iniciativa convida o público a explorar visualmente a riqueza natural da região e sua interação com a aventura.