COLUNISTA
Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, esteve ontem em Petrópolis para participar de uma visita técnica ao Supercomputador Santos Dumont, acompanhada de autoridades e especialistas sob a orientação do Diretor do LNCC, Fábio de Oliveira Borges. O itinerário contemplou, ainda, um percurso pelo campus, incluindo a Biblioteca e o Laboratório de Genômica, reforçando o compromisso da instituição com a pesquisa e a inovação científica. Culminando a jornada, a Ministra assistiu a uma apresentação sobre as principais iniciativas e avanços do LNCC. Uma ocasião de suma importância para o fortalecimento do diálogo entre ciência e tecnologia no Brasil.
Ministra Luciana Santos durante visita ao LNCC, em Petrópolis, com a Deputada Estadual, Elika Takimoto, Gerente de laboratório na UGCFDA-LNCC, Alexandra Lehmkuhl Gerber,Pesquisadora do LNCC e coordenadora do Laboratório de Bioinformática (LABINFO), Ana Tereza Vaconcelos, Deputada Federal, Jandira Feghali, Vereadora Lívia Miranda e Diretor do LNCC, Fábio Borges. (Foto: SECIN/LNCC)
A pianista Bianca Gismonti celebra a obra de seu pai, Egberto Gismonti, com o lançamento do álbum “Gismonti 70”, que estreia neste sábado (22), no Soberano Jazz Club, em Itaipava. O show promete uma noite especial, repleta de emoção e homenagens, com clássicos como Palhaço, Lôro e Maracatú. Ao lado de Fernando Peters (baixo) e Julio Falavigna (bateria), Bianca leva ao palco um tributo carregado de história e afeto, marcando uma trajetória musical que atravessa gerações.
Neste sábado, o Cinema Bauhaus Exclusive, em Petrópolis, recebe o renomado documentarista Silvio Tendler para o lançamento de seu novo filme, "Brizola, anotações para uma história", que retrata a vida e o legado de Leonel Brizola. A sessão será às 16h30, com entrada gratuita, seguida de um debate com o diretor e a presença de Leonel Brizola Neto. O documentário traça um panorama detalhado das lutas de Brizola pela democracia, sua resistência à ditadura militar e sua defesa da educação pública. Ingressos podem ser retirados no cinema a partir das 15h30.
Cineasta Silvio Tendler participa de debate neste sábado em Petrópolis (Foto: Divulgação/ Caliban)
Vem aí o VII Congresso de Recursos Humanos de Petrópolis. O evento ocorre nos dias 10 e 11 de abril, no Polo EAD da USF (Instituto Teológico Franciscano), reunindo especialistas para debater tendências em gestão de pessoas. Com palestras, workshops e uma feira de RH, o evento promove networking e aprendizado. Entre os convidados estão Nilma Lino Gomes, Marlene de Araújo, Theófilo Rodrigues, Juliana Sarti, Sheila França e Gabriel Alencar. Excelente oportunidade para networking, aprendizado e desenvolvimento profissional.
O Bloco Vai da M, referência no Carnaval de Petrópolis, alia folia e solidariedade em 2025. Em parceria com a APPO Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, 10% do valor dos abadás vendidos no bazar da instituição será destinado à manutenção da Casa de Apoio, que acolhe pacientes oncológicos. Os abadás custam R$ 50,00 (1º lote) e podem ser adquiridos no bazar da APPO, na Rua do Imperador, 842, Loja 4. Informações pelo WhatsApp: (24) 99306-7471. Os desfiles acontecem nos dias 1º e 3 de março, às 16h, saindo da Praça Paulo Carneiro, com o tema “Ame ”, reforçando inclusão e amor ao próximo.
Taruíra é sinônimo de alegria. E o grupo querido em Petrópolis e sucesso por onde passa, escalou convidados especiais para a maratona de bailinhos de Carnaval: Maria Swenson no domingo, Melissa Maluly na segunda-feira e Nívea Seabra na terça. No repertório samba, maxixe, marchinhas e a marca registrada do grupo, o chorinho. A folia vai das 17h às 21h, com entrada gratuita no Shopping Vilarejo. Essa é a 13ª edição do Carnaval do Taruíra em Itaipava, uma tradição.
O Museu Imperial de Petrópolis (RJ) acaba de conquistar o segundo lugar na lista dos museus mais populares do Brasil, segundo avaliações no Google Maps. O ranking é liderado pelo Museu Oscar Niemeyer (PR), seguido pelo Museu do Ipiranga (SP). A maioria das instituições listadas está em São Paulo, com exceção do Museu do Café (Santos) e do próprio Museu Imperial. Os dados foram coletados entre 2010 e janeiro de 2025.
Veja também: