COLUNISTA
René Luciano Boettger, natural de Petrópolis e descendente direto de Johann Friedrich Böttger, o pioneiro da cerâmica europeia, fez uma significativa doação ao Museu de Porcelana de Petrópolis, incluindo peças de valor histórico notável, como o medalhão elaborado pelo governo alemão para comemorar os 300 anos do nascimento de J. F. Böttger. A cerimônia oficial de doação ocorreu na tarde da última quinta-feira, dia 18 de abril. Detalhes exclusivos da fascinante história da porcelana serão apresentados e transmitidos ao público.
Curador do Museu de Porcelana de Petrópolis, Robert Bedran e o descendente do descobridor da porcelana europeia, Luciano R. Boettger (Divulgação)
O artista visual e designer Cocco Barçante foi nomeado curador da exposição "Caminhos Criativos" da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. A exposição faz parte do evento Rio Artes 2024, e destaca-se como uma plataforma para a expressão artística contemporânea. O evento, que acontece de 24 a 28 de abril no Expo Mag, celebra sua 16ª edição e reforça o compromisso em promover a diversidade e a criatividade na cena cultural do Rio de Janeiro.
Tatiana Várzea assessora da Secec, Cocco Barçante e Claudia Viana, subsecretária de Cultura e Economia Criativa (Divulgação)
Michele Mac, escritora e tradutora petropolitana, está de volta à cidade para apresentar seu livro no Flipetrópolis - o Festival Literário Internacional de Petrópolis. "Fiel a Mim", seu romance de estreia, já teve sua versão digital lançada no Kindle, e agora chega às mãos dos leitores em formato físico. Durante os dias do Flipetrópolis, os visitantes terão a oportunidade de encontrar Michele no Palácio de Cristal participando das diversas palestras oferecidas pelo evento. No dia 3, ela autografa exemplares de seu livro que dá voz às mulheres de no espaço dedicado aos lançamentos.
Escritora petropolitana Michele Mac (Divulgação)
O livro "Relações Étnico-Raciais e Artes na Educação Básica: Desafios e Possibilidades", organizado por Renan Ribeiro Moutinho e Eduardo Machado dos Santos acaba de ser lançado. A obra reúne oito textos acadêmicos que discutem as relações étnico-raciais no ensino das Artes na educação básica, buscando promover reflexões sobre insurgências pedagógicas. O livro é um contraponto às tentativas de enfraquecimento da legislação que valoriza o protagonismo negro e indígena, assim como da obrigatoriedade do ensino das Artes. Reflete o trabalho do Neabi e do FORNEABIs do Cefet/RJ, visando promover o debate sobre relações étnico-raciais e contribuir para a equidade racial. O e-book é gratuito e resultado de uma parceria entre o COPENE, a ABPN e a Editora IFSertãoPE.
Petrópolis marcou presença na WTM Latin America, o maior evento de turismo internacional realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. Integrando o estande de 120 metros quadrados dedicado aos principais destinos turísticos do Rio de Janeiro, a cidade teve uma participação significativa. O Petrópolis Convention & Visitors Bureau esteve presente no evento, celebrando a exposição da cidade não apenas para o público paulista, mas também para agências e operadores de turismo de todo o Brasil e do exterior. Ao longo dos três dias do evento, mais de 30 mil pessoas circularam o local. A feira contou com a presença de 620 expositores representando 40 países diferentes, demonstrando a diversidade e o alcance global do setor turístico presente no evento.
A Confraria da Poesia informal organizou um sarau em homenagem ao nosso saudoso confrade Arnaldo Rippel, que nos deixou de forma tão repentina na semana passada. Poeta, escritor e ortopedista, Arnaldo era um apaixonado pelo samba e possuía um coração generoso que acolhia a todos ao seu redor. Em um gesto de carinho e saudade, os membros da confraria se reuniram na última quarta-feira, 17 de abril, data que marcaria o seu aniversário, para celebrar a memória e a vida desse querido amigo através de um comovente Sarau Poético que pode ser assistido pelo Canal do Bem Cultural no YouTube.
Veja também: