Edição: segunda-feira, 21 de abril de 2025

Marise Simões

COLUNISTA

Marise Simões

Canarinhos Pelo Mundo

O Coral dos Meninos dos Canarinhos de Petrópolis, que é uma verdadeira joia da música brasileira, está arrecadando recursos para representar o Brasil no Congresso Internacional Pueri Cantores 2025, que será realizado em Munique, Alemanha, de 12 a 20 de julho. O evento reunirá cerca de 3.000 jovens coralistas de diversos países em uma celebração de música, fé e intercâmbio cultural. A campanha “Canarinhos Pelo Mundo” busca apoio para cobrir despesas como passagens, inscrições, hospedagem e alimentação. O projeto está aprovado na Lei Rouanet (PRONAC 2416984) e oferece contrapartidas às empresas patrocinadoras, como visibilidade institucional e apresentação exclusiva do coral. Para o maestro Marco Aurélio Lischt, que está à frente do Coral desde 1998, o congresso será uma experiência única e transformadora. Contribuições individuais também são aceitas via Pix (chave 2499926-1820). A iniciativa reforça o compromisso do grupo em levar a música brasileira ao cenário internacional.

01- Marco Aurélio Lischt, regente do Coral dos Meninos dos Canarinhos de Petrópolis
Marco Aurélio Lischt, regente do Coral dos Meninos dos Canarinhos de Petrópolis


Novo romance

Depois de uma temporada inspiradora na Bahia, a escritora e apresentadora Ivone Sol está de volta a Petrópolis em companhia do marido, o também escritor Almir Tosta. De malas desfeitas, Sol reassume sua cadeira na Academia Petropolitana de Letras, onde retorna à diretoria Cultural e de Relações Públicas com a mesma energia criativa de sempre. Com três livros de poesia publicados e participações em diversas antologias, a autora já tem planos para o segundo semestre: o lançamento de seu primeiro romance solo, que promete movimentar o cenário literário local. Uma ótima notícia para quem acompanha a produção cultural da cidade e aprecia literatura feita com sensibilidade e autenticidade.

02- Ivone Sol e Almir Tosta estão de volta a Petrópolis 
Ivone Sol e Almir Tosta estão de volta a Petrópolis


Prêmios da Veja Rio

Petrópolis foi premiada pela Veja Rio como destaque no turismo fluminense. A cidade venceu nas categorias de Melhor Evento do Interior, com a Bauernfest, e Melhor Atrativo Turístico do Interior, com o Museu Imperial. O Museu Casa de Santos Dumont ficou em segundo lugar. Os dois museus são os mais visitados da cidade e recebem milhares de visitantes anualmente. Só a Casa de Santos Dumont foi visitada por quase 30 mil pessoas em 2025. A Bauernfest, atualmente em sua 36ª edição, celebra as tradições dos colonos alemães e atrai milhares de visitantes anualmente, reforçando o papel de Petrópolis como um dos principais destinos culturais e turísticos do Estado do Rio. A premiação ocirreu no Rio de Janeiro, na última terça-feira (15).


Curta temporada

Três grandes atrizes da comédia nacional Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros e Priscila Castello Branco sobem ao palco do Teatro Imperial neste fim de semana, dias 18 e 19 de abril, com a peça Agora É Que São Elas!. O espetáculo é formado por nove esquetes cômicas escritas por Fábio Porchat, que misturam textos inéditos com outros criados nos anos 2000, ainda em sua época como aluno da CAL. Nas esquetes, as atrizes se transformam em vinte personagens, transitando entre figuras femininas e masculinas, com agilidade e humor afiado. O formato curto e direto das cenas remete ao estilo consagrado nas décadas de 1980 e 1990, exigindo domínio cênico e rapidez nos diálogos. O público é convidado a embarcar em situações inusitadas que revelam o cotidiano com leveza e irreverência. Uma oportunidade única de ver grandes nomes da comédia reunidos em cena na serra fluminense.


Leia Mulheres Petrópolis

O premiado romance Amada, da escritora Toni Morrison, será o tema do próximo encontro do Leia Mulheres Petrópolis. A obra, vencedora do Prêmio Pulitzer em 1988, é inspirada em uma história real e se passa nos Estados Unidos em 1873, logo após o fim da escravidão. Na narrativa, Morrison acompanha a ex-escravizada Sethe, que luta para reconstruir sua vida em meio às marcas profundas da escravidão. Com estrutura fragmentada e linguagem poética, o livro é considerado um dos mais impactantes da literatura contemporânea. O debate será realizado no dia 7 de maio, às 19h, pela plataforma Google Meet. A mediação será feita por Linda Feitoza e Drica Madeira. Para participar, basta solicitar o link pelas redes sociais do Leia Mulheres Petrópolis no Instagram ou Facebook.

Edição: segunda-feira, 21 de abril de 2025

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral