COLUNISTA
Em um encontro marcado pela erudição e pela emoção, a Academia Petropolitana de Letras deu início às atividades de 2025, no último sábado, na histórica Casa Cláudio de Souza. Diante de um público atento e participativo, o professor Marcelo Fernandes, presidente da instituição, conduziu uma instigante palestra sobre Machado de Assis, lançando luz sobre a eterna questão: teria o mestre do realismo visitado Petrópolis? Entre reflexões e diálogos, o vice-presidente Leandro Garcia também compartilhou suas considerações sobre o autor, enriquecendo ainda mais a manhã de celebração literária. O evento culminou com uma justa homenagem ao acadêmico Fernando Costa, pelos seus 40 anos de dedicação à casa. O cerimonial, conduzido com brilho pela acadêmica Ivone Sol, diretora cultural e de relações públicas, completou a atmosfera de reverência e entusiasmo.
Os acadêmicos Marcelo Fernandes, Ivone Sol e Leandro Garcia durante evento da APL (Divulgação)
Durante reunião da Rede de Institutos de Saúde Pública da CPLP, em Maputo, o diretor da Fiocruz Petrópolis, Felix Rosenberg, foi homenageado pelo Instituto Nacional de Saúde de Moçambique. A condecoração, entregue pelos diretores Eduardo Samo Gudo e Sofia Viegas, reconhece sua atuação como secretário executivo da RINSP-CPLP. Rosenberg teve papel fundamental no apoio à reestruturação do INS moçambicano. A cerimônia ocorreu no contexto de uma ampla agenda de cooperação internacional em saúde pública. A comitiva da Fiocruz também participou de debates sobre formação profissional, produção de medicamentos e fortalecimento do sistema de saúde. O encontro reafirma a importância das parcerias científicas entre os países lusófonos.
Eduardo Samo Gudo, Felix Rosenberg e Sofia Viegas (Divulgação INS Moçambique)
O professor Rodrigo Grazinoli levou a voz da Universidade Católica de Petrópolis ao III Congresso , Internacional de Direito Desportivo, realizado em Póvoa de Varzim, Portugal. Em uma mesa que debateu os aspectos jurídicos da participação de pessoas transexuais no esporte, Grazinoli representou o Programa de Pós-graduação em Direito da UCP, promovendo um diálogo sensível e necessário entre o Direito, a Medicina Legal e os Direitos Humanos. Além da palestra, o docente foi homenageado com uma medalha e uma obra de arte típica local símbolos do reconhecimento e da troca entre culturas.
Professor Rodrigo Grazinoli representou a UCP em Portugal (Divulgação)
No último domingo, 28 de abril, Lilian Campinho celebrou mais um ano de vida cercada pelo carinho daqueles que lhe são queridos. Natural de Petrópolis e figura presente na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde atua com excelência como fisioterapeuta e terapeuta integrativa, Lilian vem se destacando por um trabalho sensível e inovador, voltado especialmente ao alívio da dor e ao cuidado integral do corpo e da alma. Que essa nova etapa seja marcada por conquistas luminosas e realizações em todas as esferas da vida são os votos da coluna.
Lilian Campinho celebrou a chegada de um novo ciclo
Prepare-se para rir, refletir e se encantar: no dia 15 de maio (quinta), às 20h, o Teatro Imperial será palco da comédia “A Toda Poderosa”, estrelada por ninguém menos que Viviane Araújo, a eterna rainha do Carnaval. Com direção de Catarina Abdalla (a Dona Jô de Vai que Cola) e texto afiado de Maciel Silva, a peça parte de uma ideia genial: e se o Diabo resolvesse tirar férias no Brasil? A resposta vem em forma de gargalhadas, quando ele (vivido por Maciel) descobre que enfrentar cartórios, taxas e burocracias é mais difícil que lidar com o inferno tudo arquitetado por Deus, interpretada por Viviane, com brilho e carisma. O espetáculo vem conquistando plateias com humor inteligente e uma crítica bem-humorada ao caos do cotidiano brasileiro.
O Museu Imperial, em Petrópolis, abre as portas para um curso gratuito nos dias 12 e 13 de maio de 2025, exclusivo para guias de turismo com registro no Cadastur. Integrando a 23ª Semana Nacional de Museus, o evento oferece uma imersão única no universo do patrimônio cultural, com palestras da equipe técnica da instituição e uma visita aos bastidores do museu. A ideia é proporcionar uma experiência enriquecedora, ampliando o repertório dos guias e qualificando ainda mais o atendimento aos visitantes. São 60 vagas disponíveis, e os participantes receberão certificado. Inscrições no site museuimperial.museus.gov.br .
Veja também: