COLUNISTA
E se o paraíso medieval ganhasse contornos digitais, olhos de felino e ecos de Raul Seixas? Acaba de ser inaugurada a exposição Jardim das Delícias na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura. Com 13 obras que misturam colagem digital e delírio visual, o fotoartista Mario de Aratanha revisita o universo de Hieronymus Bosch com humor, crítica e uma estética que atravessa séculos. Na abertura, o artista também autografou seu livro “Tocando em Frente”, relato precioso sobre os 32 anos da gravadora Kuarup. A mostra, com curadoria de Jeanne Duarte, é um convite ao olhar inquieto aquele que passeia entre o real e o fantástico. A viagem fica por conta do público. Vale conferir, até julho!
Mario de Aratanha ladeado por Aline Notini e Jeanne Duarte na abertura da exposição (Reprodução Instagram)
O fotógrafo André Costa e a bancária Tatiane Mendes vão trocar alianças no dia 12 de julho, em uma casa de festas em Petrópolis. O casal, que coleciona histórias e sorrisos, escolheu celebrar o amor cercado de gente querida, com direito a emoção, música boa e muita comemoração. Depois da festa, seguem direto para a lua de mel em Mendoza, na Argentina destino perfeito para brindar o início da vida a dois com bons vinho, paisagens incríveis e aquele friozinho romântico da serra dos Andes. Que venham novos cliques e capítulos felizes!
O casal André Costa e Tatiane Mendes em foto do pré-wending, em Buenos Aires (A. Costa Fotografias)
Petrópolis recebeu a cônsul-geral de Portugal no Rio, Gabriela Soares de Albergaria, em encontro com o vice-prefeito Albano Baninho. A reunião marcou o reestabelecimento dos laços entre a cidade e Portugal, com foco em turismo, cultura e investimentos. Foi entregue à cônsul o novo protocolo de “cidade-irmã”com Cintra, assinado pelo prefeito Hingo Hammes. Gabriela também participou da abertura da Festa de Portugal e destacou o potencial do Museu Imperial para ações culturais. O evento contou com a presença do presidente da Casa de Portugal de Petrópolis, Mário Alexandre D´Angelo Mesquita, secretário de Desenvolvimento Econômico, Samir El Ghaoui, secretário de Cultura, Adenilson Honorato, presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini e o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Comtur), Charles Rossi.
Olha só que bacana. O duo formado por Felipe Pacheco e Artur Costa retorna à cidade para um concerto especial neste domingo (18), às 17h, no Teatro Reynaldo Chaves, com entrada gratuita. Amigos desde a juventude, os músicos trilharam juntos uma sólida carreira nacional, unindo técnica refinada e paixão pela música brasileira. No palco, o público será conduzido por um repertório que homenageia nomes como Pixinguinha, Luiz Gonzaga e Chiquinha Gonzaga, em arranjos criativos e interpretações autorais. Com formação acadêmica de peso e forte atuação como educadores, Pacheco e Costa reafirmam seu compromisso com a democratização do acesso à cultura. Uma apresentação imperdível, repleta de afeto, talento e brasilidade.
Está chegando o dia! Amanhã, domingo (18), o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis realiza um almoço beneficente das 12h às 14h, na sede do Instituto (Rua Santos Dumont, 355 Centro). O evento marca a reta final da campanha “Canarinhos Pelo Mundo”, que levará o coral juvenil ao Congresso Internacional Pueri Cantores, em Munique, na Alemanha. A novidade fica por conta de ex-canarinhos, agora chefs, irão assinar os molhos especiais do cardápio, criando uma experiência única. Os ingressos promocionais estão à venda até 11 de maio: R$ 35 (adultos) e R$ 20 (crianças e coralistas). Doações também podem ser feitas via Pix (2499926-1820) e por cotas incentivadas pela Lei Rouanet.
Prepare-se para mergulhar em uma celebração cultural que atravessa gerações. Entre os dias 25 de maio e 8 de junho de 2025, Petrópolis abre espaço para a 9ª Semana da Língua Alemã um encontro vibrante entre tradição, identidade e pertencimento. Com uma programação rica e pensada nos mínimos detalhes, a cidade se transforma em palco para feiras, oficinas, apresentações musicais e atividades que valorizam a presença germânica em seu território. Cada ação celebra a memória e renova os laços entre Petrópolis e as raízes culturais vindas da Alemanha.
Veja também: