Edição anterior (3878):
quinta-feira, 22 de maio de 2025


Capa 3878
Marise Simões

COLUNISTA

Marise Simões

LNCC celebra 45 anos

Em uma cerimônia marcada pela emoção e pelo reconhecimento à trajetória científica brasileira, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), unidade de pesquisa do MCTI, celebrou seus 45 anos na última sexta-feira (16), em sua sede em Petrópolis (RJ). O evento reuniu autoridades, ex-diretores, pesquisadores, colaboradores, alunos e parceiros institucionais. O diretor do LNCC, Prof. Fábio Borges de Oliveira, destacou as conquistas da instituição ao longo de mais de quatro décadas e anunciou a realização da Reunião do BRICS. Entre os momentos mais marcantes, estiveram as homenagens ao ex-diretor Augusto César Gadelha Vieira, ao professor Artur Ziviani (in memoriam) e ao também ex-diretor Marco Antônio Raupp, representado por seu filho. Datas simbólicas também foram lembradas, como os 25 anos do Laboratório de Bioinformática (LABINFO), coordenado pela professora Ana Tereza Vasconcelos, e do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional, representado pelo professor Antônio Tadeu Gomes. Os 10 anos do supercomputador Santos Dumont renderam homenagem ao coordenador Wagner Vieira Léo. Em um momento leve e marcante, o personagem Santos Dumont, vivido por Sylvio Costa Filho, encantou o público e posou ao lado dos homenageados.

g Prof. Fábio Borges de Oliveira durante momento reservado a homenagem

Lançamento

A escritora Carmem Teresa Elias acaba de lançar “Inteligência Artificial Generativa: A Nova Colônia”, obra que provoca uma reflexão crítica sobre os caminhos que nos levaram à atual era da I.A. Com linguagem clara e visão humanista, o livro resgata valores éticos diante da mecanicidade crescente. Longe do deslumbramento, a autora alerta para os riscos ocultos nas promessas tecnológicas, além de traçar um panorama histórico, conectando passado e futuro com lucidez. Leitura essencial para quem deseja compreender o impacto da I.A. sobre a condição humana. Um lançamento que já repercute entre pensadores e leitores atentos. A obra está disponível exclusivamente na livraria on-line da Scortecci editora.

g Carmem Teresa Elias, pesquisadora em Literatura Comparada, Gêneros Textuais e Língua Inglesa lança livro sobre os impactos da I.A.

Petrópolis Moto Fest

Prepare-se para sentir o ronco dos motores e a vibração do rock: o Petrópolis Moto Fest está de volta! Em sua terceira edição, o evento acontece nos dias 18, 19 e 20 de julho, no Parque de Exposições de Itaipava, reunindo apaixonados por motociclismo, música e liberdade em um só lugar. Com entrada gratuita e programação intensa das 11h à meia-noite, o festival promete uma experiência inesquecível ao ar livre. Shows de rock, batalha de bandas, DJs, gincana motociclística, manobras radicais, exposições de motos, estandes de acessórios e uma área gastronômica caprichada com foodtrucks, chopp oficial e cervejas artesanais fazem parte do roteiro. Além de curtir, o público é incentivado a doar 1kg de alimento não perecível uma atitude simples que transforma vidas e reforça o compromisso social do evento.

Últimos dias

Após seis meses de intensa conexão com o público, a exposição “Ateliê Arte Lavrinha” se despede da Estação Jaqueira no próximo sábado (24), com uma tarde repleta de encontros, arte e celebração. Das 15h às 18h, os cinco artistas com deficiência que integram o ateliê da Serra da Mantiqueira Catita, Ivanir, Cida, Rosineia e Luciano estarão presentes ao lado dos curadores para um momento de troca, afeto e criação. A mostra, indicada ao Prêmio Guerra-Peixe, encantou pela liberdade formal e pela potência poética de suas obras, que transitam entre pinturas, esculturas, máscaras e objetos, revelando uma relação visceral com o território e os materiais.

Desajustada

No próximo dia 22 deste mês, às 20h, o Sesc Quitandinha apresenta a peça “Desajustada”, uma comédia solo da atriz Vanderleia Will. A apresentação é sem falas tudo se resolve com gestos, expressão corporal e muita presença em cena. Ela traz de volta temas que vem pesquisando desde 2003, quando criou o espetáculo “De Malas Prontas”. A ideia é mostrar, de forma leve e bem-humorada, o sentimento de não se encaixar, algo que muitas mulheres já viveram por conta das pressões da sociedade. É só uma sessão, no Café Concerto, e os ingressos já estão à venda.

Edição anterior (3878):
quinta-feira, 22 de maio de 2025


Capa 3878




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral