COLUNISTA
No imponente cenário da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro - IECLB, um concerto de órgão conduzido por Marco Aurélio Lisch ressoou gloriosamente no último fim de semana. Lisch, maestro e diretor Artístico do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis - Coral dos Canarinhos, recebeu o convite de um outro petropolitano, o pastor Márcio Simões da Costa, para se apresentar na Séria de Concertos Musicais que acontece na programação da paróquia Martin Luther. A apresentação encantou a plateia com um repertório clássico de renomados compositores proporcionando uma experiência musical sublime e inesquecível.
Marco Aurélio Lisch: concerto de órgão na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro
Com emoção e reverência, dois encontros especiais celebram a memória do saudoso professor, poeta e escritor Fernando Magno no mês de maio. No dia 3, às 17h, no Sesc Petrópolis, sua filha Christiane Michelin compartilhará a honra de ter coescrito três livros com seu pai: "Convergência", "Os Rios na Poesia" e "Tempo em Travessia" durante uma mesa redonda, que contará com a participação da poeta Shirley Vilhena com mediação de Marco Aurêh como parte da programação da Fipetrópolis. No dia seguinte, sábado (4), às 17h, no mesmo local, Michelin se reunirá com Beta Machado, Alice Cavalcante, Marco Aurêh, Fernando Costa, Ataualpa Pereira e Gerson Pereira Valle para uma leitura dramatizada sobre a vida e obra de Fernando Magno como parte da programação da Academia Petropolitana de Letras. Ambos os eventos têm entrada franca convidando a todos a compartilhar e celebrar o legado deste ilustre escritor.
Beta Machado, Christiane Michelin e Alice Cavalcante
O espetáculo "Chansong - A música de Tom Jobim & Michel Legrand" que homenageia os músicos Tom Jobim e Michel Legrand chega ao Soberano Itaipava nesta sexta-feira (26). O projeto é idealizado pelo pianista e compositor Kiko Continentino num quarteto que conta com as vozes de Valerie Lu e Lucynha Lima e o violonista e cantor Marcello Ferreira. Dois casais de musicistas, uma francesa e três brasileiros, que interpretam as canções nas línguas francesa, portuguesa e inglesa com arranjos próprios e únicos. Uma bela e rica viagem por obras fantásticas dos dois gênios, conectando Brasil e França. Com arranjos exclusivos, o show conecta Brasil e França, com clássicos como "Verão de 42" e "Águas de Março". O projeto, de grande sucesso por onde passa, estreou em 2019 com a aprovação de Legrand e Jobim.
A aguardada exposição "Nexos: A Arte dos Embaixadores do Rio" será divulgada brevemente. Nessa colaboração inspiradora entre a Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro e a renomada galeria Modernistas, artistas associados terão a oportunidade única de participar. Com a curadoria magistral de Cocco Barcante e a coordenação dedicada de Thelma Innecco, esta mostra promete ser um marco cultural em outubro deste ano. Prepare-se para testemunhar o brilho da arte carioca!
Cocco Barçante assina curadoria da expo Nexos
Logo mais, às 14h30, a Biblioteca do Museu Imperial recebe Natalia da Paz Lage para uma sessão especial do projeto "Fale-me de Petrópolis". Sem exigência de agendamento ou inscrição, o público está convidado a participar. Natalia, doutoranda e mestra em História Política, trará à luz o fascinante tema "A formação da comunidade portuguesa de Santa Isabel em Petrópolis durante a Ditadura Salazarista". Uma imersão na história desse período crucial da cidade, repleta de insights e descobertas.
Veja também: