Edição anterior (3922):
quinta-feira, 03 de julho de 2025


Capa 3922
Marise Simões

COLUNISTA

Marise Simões

Poesia em movimento

Com mais de uma década de trajetória no Rio de Janeiro, o Sarau Poesia Andarilha realiza sua estreia em Petrópolis no sábado, 5 de julho, às 10h, na Casa Cláudio de Souza. Idealizado e coordenado pela escritora Ninfa Parreiras, o sarau propõe um espaço de partilha poética, onde cada participante é convidado a levar um texto autoral ou não no bolso, na memória ou no coração. O encontro inclui o lançamento da coletânea Contos a lápis, com presença de autoras, e do livro 08:18, do acadêmico Adalberto Telles. A proposta é transformar o espaço em território de afeto e escuta, onde a palavra possa circular viva, crítica e sensível. A mediação será feita por Ninfa Parreiras e Cristina Ferreira, com apoio da Academia Brasileira de Poesia Casa de Raul de Leoni. A entrada é gratuita e a classificação, livre. Vai ficar de fora?

b Ninfa Parreiras e Cris Ferreira mediam evento

Homenagem na Alemanha

Comovente e cheia de significado, a homenagem a Petrópolis atravessou fronteiras neste 29 de junho, Dia do Colono Alemão. Na cidade de Hermeskeil, na Alemanha, uma celebração especial marcou os 180 anos da imigração germânica em terras petropolitanas. O mosteiro cultural local recebeu um culto ecumênico e uma exposição fotográfica que revisitou trajetórias de coragem, fé e pertencimento, num reencontro entre histórias que o tempo nunca apagou. Representando a cidade, Renata Pertot de Oliveira levou consigo o carinho de uma Petrópolis que honra suas raízes. Entre imagens, cânticos e memória viva, o gesto emocionou corações e reafirmou os laços afetivos entre os dois povos.

Tradição à mesa

A confeiteira e pesquisadora Raquel Reuter sobe a serra neste sábado, 5 de julho, para conduzir uma Oficina Gastronômica na charmosa Igreja Luterana de Petrópolis, às 11h30. Com vagas limitadas a apenas 40 participantes, o encontro parte da programação cultural da Bauernfest propõe uma imersão nos sabores e saberes da imigração germânica. No cardápio, o emblemático Pão Teuto-Brasileiro, acompanhado por pastas de ricota: tradicional  e salgada. Raquel, que carrega no nome a herança das famílias Heesch, Hang, Höller, Schlemper, Gesstner, Schule e Reuter, resgata memórias afetivas e modos de fazer que atravessaram gerações. Um momento de partilha entre história, afeto e paladar.

b Confeiteira alemã Raquel Reuter ministra oficina gastronômica na Igreja Luterana

Portas que se abrem

Ainda sobre a Bauernfest, um raro convite à memória: a Casa da Princesa Isabel abrirá suas portas ao público, nos fins de semana entre 27 de junho e 13 de julho. Localizada na Avenida Koeler, a poucos passos do Palácio de Cristal, a residência histórica receberá a exposição “Coragem e Fé: A Colonização Germânica de Petrópolis”. Normalmente fechada, a casa só pode ser visitada com autorização da Família Imperial, o que torna esse momento ainda mais especial. Entre objetos, imagens e histórias, o público poderá conhecer de perto um dos cenários mais simbólicos da cidade e vivenciar, com sensibilidade, o legado dos imigrantes que ajudaram a tecer a história e a identidade de Petrópolis.

Cultura é poder

Petrópolis se prepara para uma noite especial. No dia 4 de julho, a Casa Stefan Zweig abre suas portas para receber a deputada federal Jandira Feghali, que lança por aqui seu livro “Cultura é Poder”, pela editora Oficina Raquel. A obra, que entrelaça a trajetória da autora como artista e gestora pública, é um grito afetuoso e firme em defesa da cultura como direito, memória e força de transformação. Jandira, que fez da política um campo de escuta e ação cultural, chega com o calor de sua música, sua história e suas lutas. Com prefácio de Margareth Menezes, o livro é leitura-reflexo para tempos em que a cultura resiste e insiste em ser luz. A entrada é franca, como deve ser o acesso à arte. Um encontro necessário em tempos de travessia.

Brilhos de julho

Julho começa celebrando nomes queridos da sociedade petropolitana. O advogado Fernando Costa encabeça a lista, festejando na última terça (2), seguido pela empreendedora Patrícia Fernandes da Silva, que brinda a vida nesta quinta (3), mesma data do diretor-presidente do Diário de Petrópolis, jornalista Paulo Antônio Carneiro Dias e do empresário Rogério Elmor. Na sexta-feira (4), quem sopra as velinhas é a professora Noelma Simões da Costa, e no sábado (5), o escritor e cronista Ângelo Romero. A coluna celebra cada um com admiração e deseja uma nova estação repleta de saúde, afeto e momentos inesquecíveis!

Edição anterior (3922):
quinta-feira, 03 de julho de 2025


Capa 3922

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral