Edição: sábado, 26 de julho de 2025

Marise Simões

COLUNISTA

Marise Simões

Novo formato

O músico e produtor Breno Morais lançou o JA.ZZY, um projeto que vai além da música: é uma experiência que une jazz, vinil, DJs e novas linguagens em uma atmosfera jovem e sofisticada. Criado para conectar tradição e inovação, o JA.ZZY propõe um novo formato de festival vivo, colaborativo e cheio de personalidade. A proposta é criar um ecossistema cultural que se expanda para além dos palcos. Neste sábado (26), o público de Itaipava poderá vivenciar esse conceito no Vilarejo Vinum, com curadoria musical do JA.ZZY. Serão quatro horas de jazz ao vivo, vinil, vinho e boas vibrações. Um encontro entre som, sensações e liberdade criativa. É imperdível.

b Breno Morais: novo projeto é sucesso

Doçura e magia em Petrópolis

Em sua segunda edição, o Festival do Chocolate já conquistou de vez o coração de Petrópolis. O Palácio de Cristal se transformou em um cenário encantado, onde o aroma do cacau se mistura à alegria das famílias que lotam o espaço. Um dos destaques do evento é o espetáculo “Mundo do Chocolate: Dom Cacau ao encontro da Magia”, criado especialmente para esta edição. No palco, Dom Cacau conduz o público por uma aventura doce e fantástica, acompanhado por bailarinos que dão vida a seres mágicos. A direção e coreografia são de Daniela Aubaut, que trouxe leveza e encanto à apresentação. As sessões acontecem neste e no próximo sábado, às 16h e 19h30, e aos domingos, às 15h e 18h30. Um evento que segue encantando petropolitanos e turistas.

Humanização na Odontologia

O trabalho "Prática assistencial na Odontologia: uma reflexão necessária", da professora Maria Isabel Bastos Valente, da UNIFASE, conquistou o 1º lugar na categoria "Rodas Saberes e Experiências" durante a 60ª Reunião da ABENO, realizada em Manaus. Desenvolvido com coautorias de Natália Prado, Kátia Mendes e Vera Soviero, o estudo discute a humanização do cuidado, a atenção integral à saúde e a formação crítica de profissionais da Odontologia. A pesquisa integrou a participação da UNIFASE no evento, que reuniu representantes de todo o país e teve como tema o protagonismo estudantil e a inovação docente.

n Maria Isabel Bastos Valente e Natália Araújo Silva Prado, coordenadora e subcoordenadora do curso de Odontologia da UNIFASE

Apresentação internacional

A Casa de Petrópolis recebe, no dia 2 de agosto, o Duo Mongelli-Cosacov, atração vinda da Argentina que integra a turnê brasileira de 2025. A violinista Victoria Mongelli e o violonista Emiliano Cosacov apresentam o concerto Cielo de mil madrugadas, um mergulho sensível no universo do tango e do folclore argentino, entrelaçado a composições autorais de profunda expressividade. O programa transita por obras de mestres como Aníbal Troilo e Julián Plaza, com arranjos que evocam memórias sonoras e afetivas da Argentina. Produzido pela Abstrata, o concerto tem curadoria de Natalia Azevedo, diretora executiva da Casa. Os ingressos já estão à venda para uma noite de música refinada e emoção sul-americana no coração da serra.

Olhares sobre um Imperador

A Academia Brasileira de Letras recebe, no dia 31 de julho, o historiador Leandro Garcia Rodrigues, aqui de Petrópolis, para uma conferência sobre as relações culturais entre D. Pedro II e a França. Com entrada franca, o encontro integra o projeto Quinta Cultural e tem coordenação do acadêmico Antônio Torres. O pesquisador, que vem se dedicando ao legado cultural do Segundo Reinado, vai destacar a influência francesa na formação intelectual do monarca e no impulso às artes e ciências no Brasil. A palestra acorre às 17h30, na sede da ABL, no Rio, com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube.

Animação de Petrópolis

O curta-metragem “Quinn”, com direção de animação do petropolitano João Marcos Nascimento, está na mostra competitiva do 22º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), o mais relevante do país voltado ao público infantojuvenil. Com roteiro e direção de Arthur Felipe Fiel, o filme concorre na categoria Brasil Histórias Animadas e pode ser assistido online até 31 de julho no site oficial do festival. A obra retrata, com delicadeza e lirismo, o primeiro dia de aula de uma criança e o olhar sensível da mãe diante dessa separação. O curta homenageia as mães solo e tem conquistado espaço em festivais nacionais e internacionais. A produção também conta com a assinatura artística de Clara Assis, parceira de vida e trabalho de João Marcos.

Edição: sábado, 26 de julho de 2025

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral