COLUNISTA
A escritora Christiane Michelin prepara um reencontro com as palavras e os sentidos mais profundos da alma em seu novo livro de poemas, O Levante do Sol, que será lançado no dia 5 de setembro, no restaurante Afrânio, em Araras. Dividida em quatro fases lunares Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante a obra reúne versos escritos ao longo de 2023, em um período marcado por perdas, ganhos, descobertas e silêncios que ecoam. Confessional e intensamente emocional, o livro ganha ainda mais brilho com o prefácio assinado por Christóvam Chevalier, jornalista e poeta de rara sensibilidade, filho da inesquecível Scarlet Moon. Uma leitura que desperta sentimentos profundos e convida à reconexão com o próprio ser.
Christiane Michelin lança seu novo voo poético: O Levante do Sol (Divulgação)
Na última sexta-feira, o 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha - Dom Pedro II celebrou seu aniversário junto ao jubileu das turmas do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) de 1965, 1975, 1985 e 1995. O evento foi organizado pelo comando do batalhão, liderado pelo Tenente-Coronel Diogo Oliveira Genial, em parceria com a Associação dos Oficiais da Reserva do Exército (AORE-Petrópolis), presidida por Samir dos Santos El-Ghaoui. O advogado Carlos Afonso Hartmann, da primeira turma do NPOR de 1965, foi um dos homenageados. A cerimônia incluiu entrega de medalhas, inauguração de placa comemorativa e homenagem ao Soldado Ilustre. A solenidade reuniu oficiais, veteranos e convidados em clima de respeito e tradição.
Advogado Carlos Afonso Hartmann entre os homenageados da solenidade promovida pelo Dom Pedro II (Reprodução Rede Social)
Depois de encantar plateias no Japão ao lado de Roberto Menescal e Lisa Ono, Theo Bial retorna ao Brasil e sobe ao palco do Soberano Jazz Club, em Itaipava, no dia 16 de agosto, com o show “Theo Canta Chico”. No repertório, releituras sensíveis e intensas de clássicos de Chico Buarque como "Vai Passar", "Eu Te Amo" e "Homenagem ao Malandro", com roteiro assinado por Analimar Ventapane. Aos 27 anos, o jovem cantor carioca filho de Pedro Bial e Giulia Gam firma-se como voz potente da nova geração da MPB. O espetáculo já arrebatou plateias no Blue Note Rio, São Paulo e Tokyo. Em Itaipava, Theo será acompanhado por Edgar Araujo (bateria) e Lucio Rodrigues (violão 7 cordas). Um encontro entre juventude, afeto e tradição.
A choperia Gehren, tradicional no centro histórico de Petrópolis desde os anos 1940, está perto de virar Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio. A aprovação foi feita pela Assembleia Legislativa (Alerj) nesta quinta (7), a partir de proposta do deputado Sergio Fernandes (PSD). O Gehren mistura tradição germânica e gastronomia brasileira, com destaque para linguiças artesanais, petiscos, pizzas e chope de qualidade. É também um ponto de encontro cheio de histórias e memórias dos petropolitanos. O espaço ainda conta com música ao vivo, com shows de rock e samba. Agora, o projeto segue para sanção do governador Cláudio Castro, que tem 15 dias para decidir.
De 14 a 17 de agosto, o Palácio de Cristal será o coração pulsante da cultura japonesa, recebendo a 16ª edição do Bunka-Sai. Você já sentiu o Japão pertinho de casa? É essa sensação que o evento promete despertar, com apresentações de Taiko, Bon Odori, artes marciais, música, cosplay e oficinas de mangá, origami, Ikebana, culinária e língua japonesa. Este ano, o festival celebra os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Japão e Brasil, reforçando laços históricos que unem as duas nações. Haverá também oficinas de games e drones, mostrando que a inovação caminha lado a lado com a tradição. Petrópolis, que um dia recebeu a primeira delegação diplomática japonesa no país, revive memórias e constrói novas histórias. Promovido pelo Instituto Municipal de Cultura, com apoio da comunidade nipo-brasileira, o Bunka-Sai é encontro, aprendizado e encantamento.
A TV UNIFASE brilhou no cenário nacional ao receber menção honrosa no Prêmio ABMES de Jornalismo, durante cerimônia realizada na terça-feira (5), em Brasília. A jornalista Fátima Medeiros de Almeida Menna Barreto representou a equipe na solenidade e celebrou a conquista ao lado de Beatriz Eckert-Hoff e Henrique Sartori, vice-presidentes da ABMES. A reportagem premiada, “Conexão UNIFASE Comunidade que Cuida da Vida”, assinada por Fátima e pelo jornalista Mateus Carvalho, destacou o trabalho de extensão universitária da UNIFASE/FMP em parceria com a Defesa Civil de Petrópolis. Um reconhecimento que reforça o papel transformador da comunicação e do ensino superior em rede com a comunidade. A matéria completa está disponível no canal da UNIFASE no YouTube.
Beatriz Eckert-Hoff, Vice-presidente da ABMES; Fátima Medeiros, jornalista da TV UNIFASE e Henrique Sartori, Vice-presidente da ABMES (Divulgação)
Veja também: