COLUNISTA
Petrópolis brilhou nas telas! No dia 6 de setembro, a InterTV estreou o programa especial Cinetur, também disponível no Globoplay, que une turismo e audiovisual tendo a cidade como cenário principal. Conhecida por abrigar novelas icônicas como Guerra dos Sexos, produções de época e filmes premiados como Benzinho e Chacrinha O Velho Guerreiro, a Cidade Imperial reforça sua posição como destino de turismo cinematográfico tendência que encanta viajantes de todo o mundo. O programa mostrou os atrativos locais, bastidores de gravações e entrevistas com nomes como Rodrigo Santoro, Fábio Porchat e Stepan Nercessian. Sob o comando de Tatiana D’Angello, especialista em turismo cinematográfico, Cinetur celebra a vocação da cidade para a cultura, a história e o cinema. No próximo dia 13 tem mais!
A escritora e jornalista Christiane Michelin lançou no fim de semana seu novo livro de poesias, “O Levante do Sol”, pela editora 7Letras. Filha do poeta Fernando Magno e da crítica atenta Albenice Magno, a autora traz uma escrita confessional, marcada por dores, alegrias e redescobertas após a perda do pai em 2023. A obra, dividida em quatro fases lunares, reflete sobre os ciclos da vida, da morte e da continuidade. A novidade fica por conta de uma nova tarde de autógrafos que ocorrerá no próximo sábado, dia 13, das 17h às 19h, na Livraria Nobel, no Centro.
Sexta-feira, 12 de setembro, o arquiteto Eduardo Ronchetti, referência nacional em acessibilidade, estará em Petrópolis para ministrar a palestra “Inclusão & Acessibilidade Aplicada”. O encontro, promovido pela ONG INcluir Petrópolis, acontece às 9h no auditório da UNIFASE, com entrada gratuita e vagas limitadas. O objetivo é discutir soluções para garantir inclusão em cidades históricas como Petrópolis. São esperados cerca de 300 participantes entre empresários, gestores, estudantes e profissionais. Inscrições no perfil @incluirpetropolis.
O psicólogo e orientador parental petropolitano Cid Paz Vieira Filho participa do livro “O Futuro das Novas Masculinidades: uma descoberta social, política, econômica e cultural”, da editora BOC. A coletânea, lançada na última terça-feira(9) em uma cafeteria do Centro Histórico de Petrópolis, reúne 29 autores que refletem sobre os desafios da masculinidade contemporânea e propõem novos olhares para relações mais empáticas e igualitárias. Com prefácio de Luiza Helena Trajano, a obra traz experiências diversas e provoca o leitor a repensar modelos antigos e excludentes, apontando caminhos para um futuro mais plural e consciente.
A Casa de Petrópolis vai ser palco, no dia 20 de setembro, às 19h, de um show especial com o Duo Respiro. Formado por Stephanie Borgani (voz instrumental) e Luis Chamis (piano), o duo mistura músicas autorais dos EPs Respiro Vol. 1 e Vol. 2 com novas versões de clássicos de Tom Jobim e Johnny Alf. Criado em 2021, o Duo já rodou festivais dentro e fora do Brasil e vem conquistando espaço na cena instrumental. É música de qualidade em um cenário histórico que só Petrópolis pode oferecer. Os ingressos são limitados e já estão à venda na bilheteria da Casa.
Veja também: