COLUNISTA
Anota na agenda! No sábado, 20 de setembro, às 18h, acontece mais uma exibição do CinePsiquiatria ABP/APAL, projeto que utiliza o cinema para psicoeducação, desmistificar a saúde mental e promover debates sobre o comportamento humano e doenças mentais, com o objetivo de combater o estigma associado a essas condições. A sessão especial no Cine Show do Pátio Petrópolis Shopping, às 18h, será com o filme Os Roses. Após a exibição, o psiquiatra Eduardo Birman conduzirá um debate, trazendo reflexões sobre os temas do longa e abrindo espaço para a participação do público. Como sempre, o encontro promete unir cinema e conversa em um clima acolhedor e enriquecedor.
Dr. Eduardo Birman, psiquiatra, conduzirá debate da edição setembro do CinePsiquiatria (Divulgação)
A Avenida Tiradentes vai se transformar em passarela de aromas e acordes entre os dias 19 e 21 de setembro. É quando acontece o Festival Bossa e Sabores, reunindo chefs de peso e música de primeira. Serão 10 restaurantes sob uma rua coberta, com nomes como Lydia Gonzalez e Rafa Costa e Silva, que carrega duas estrelas Michelin. Enquanto os pratos, entre R$40 e R$60, chegam às mesas, o palco recebe atrações que dispensam apresentação: Toquinho, Leila Pinheiro, Theo Bial e muitos outros. A cidade ainda aplaude o talento da terra, com o saxofonista Alberto Magno, que se apresenta na abertura ao lado da Banda 1º de Setembro e depois com seu quarteto. Uma mistura de sabores, encontros e boa música que promete aquecer setembro em Petrópolis.
Chef Lydia Gonzalez (Reprodução Instagram)
A chef Cristina Pellegrini está de malas prontas para uma experiência especial e muito aprendizado. Convidada pelo chef Marcio Ricci, ela participa do Enduro GP, campeonato mundial de motociclismo, que acontece na Itália, entre os dias 26 e 28 de setembro em Darfo Boario Terme, na região próxima a Bérgamo. Cristina vai levar sua cozinha afetiva para os bastidores do evento esportivo, unindo sabores e celebração. Antes e depois da competição, a chef também fará paradas em Lisboa (18) e em outras cidades italianas (22), aproveitando a viagem como um verdadeiro mergulho cultural e gastronômico. "Estou muito feliz, é um presente e um prêmio poder viver essa oportunidade", conta emocionada.
Chef Cristina Pellegrini: experiência e muito aprendizado durante evento na Itália (Divulgação)
Com curadoria de Carlos Feijó e cocuradoria de Ana Rondon, a exposição Memórias Moldadas reúne a cerâmica autoral de Petrópolis em um diálogo entre tradição e experimentação. Em cartaz até 16 de dezembro na Estação Jaqueira, no Vale do Cuiabá, a mostra tem entrada gratuita e apresenta trabalhos de 12 artistas e um coletivo do município. Entre os destaques estão Rita e Carolina Ponte, mãe e filha que compartilham a paixão pela cerâmica, mas desenvolvem caminhos próprios dentro deste universo criativo, evidenciando a diversidade da produção local. Fica a dica para quem deseja curtir o fim de semana cercado de arte e bom gosto.
Logo mais, às 20h, o cantor e compositor Gui Valença apresenta “Um brinde à música brasileira” no Soberano Jazz Club. Petropolitano, filho de uma tradicional família de médicos da cidade, Gui ganhou destaque nacional como finalista do The Voice Brasil e vocalista do Monobloco. Com sua voz potente, carisma contagiante e uma banda formada por músicos de renome, o artista propõe uma noite repleta de samba, MPB e influências internacionais, transformando o palco em uma verdadeira celebração de groove e emoção. O sábado promete!
Branca Ohana transforma criatividade e cuidado com o meio ambiente em experiências que encantam crianças e adultos. Arte-educadora e artista visual, ela cria oficinas que aproximam pessoas da natureza e da memória afetiva, como o “Ateliê climático tecendo plástico” e o projeto “Ateliê decolonial para as infâncias”. Neste sábado (13), Branca conduz a oficina de encadernação artesanal do Ateliê Ciclo em Páginas, na Praça do Sol do Shopping Vilarejo, em Itaipava, das 15h às 17h. A atividade gratuita é para todas as idades e ensina a criar cadernos autorais do início ao fim, com flores prensadas, costura das páginas e capas personalizadas.
A Faculdade de Medicina de Petrópolis marcou presença na solenidade de abertura das comemorações dos 80 anos do Conselho Federal de Medicina, realizada na última quarta-feira (10), em Brasília. O encontro reuniu expressivas lideranças médicas, políticas e acadêmicas de todo o país, consolidando um momento de reconhecimento à trajetória da instituição e ao papel central da medicina brasileira na construção de políticas de saúde e na formação de gerações de profissionais.
O Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Álvaro Veiga e a professora, Eneida Veiga representando nossa instituição neste momento histórico para a saúde brasileira.
Veja também: