COLUNISTA
A poetisa e escritora Shirley Vilhena foi agraciada no último dia 24 de abril, na Câmara Municipal de Petrópolis, com uma moção congratulatória proposta pelo vereador Hingo Hammes em reconhecimento ao meu trabalho na Academia Brasileira de Poesia (ABP) e pelo meu engajamento em prol da cultura de Petrópolis.
Shirley Vilhena e vereador Hingo Hammes durante homenagem (Divulgação)
Logo mais, às 21h, o Soberano Itaipava se transformará no palco do emocionante espetáculo "Clara Nunes - 40 Anos de Saudades". A cantora Mônica Campos, decidida a perpetuar a memória e o legado da estrela mineira para as novas gerações e admiradores de longa data, trará à vida a essência vibrante da eterna artista. Acompanhada por Jonathan Francisco no cavaquinho e violões, e por Sabão na percussão, a cantora entoará os maiores sucessos da carreira de Clara Nunes, demonstrando que seu gingado, musicalidade e inspiração transcendem as fronteiras do tempo.
Monica Campos: tributo à Clara Nunes (Divulgação)
Petrópolis sediará neste sábado o 1° Simpósio de Educação Personalizada da Região Serrana. O evento, que abordará a importância das virtudes na formação humana, será realizado na pousada Locanda, no Centro Histórico da cidade. João Malheiro, especialista em Educação e doutor em Educação pela UFRJ, discutirá a importância das virtudes na formação humana, além de responder às perguntas do público presente. Também participa do encontro o psicoterapeuta e filósofo clínico Diego Reis, que abordará a importância da participação familiar na educação. O Simpósio é realizado pela Associação Petropolitana de Educação e Cultura, responsável pelo Colégio Altiora, projeto de educação personalizada que deve ser inaugurado em 2025 na cidade.
Professor João Malheiro, especialista em educação (Divulgação)
Uma nova empresa promete facilitar a vida de muitas pessoas no Rio de Janeiro: a Rio Birthday Parties. Dirigida pela turismóloga e advogada Fátima Borges, a empresa oferece serviços completos para a realização de aniversários, desde a concepção até a lista de convidados, assessoria de imprensa, criação de peças motivacionais e presentes. Fátima, que busca revolucionar o setor com criatividade e inovação, destaca o objetivo da empresa em encontrar soluções criativas para comemorações de aniversários com custo reduzido. A empresa já está em ação, tendo sido contratada para organizar um café da manhã temático dentro de um museu, seguido de visita guiada, programado para julho.
Pipocando Nos Contos, um festival de contação de histórias infantis, literárias e de teatro que tem como intuito promover atividades artísticas como ferramentas de inclusão e acessibilidade em escolas públicas, escolas de pessoas com deficiência (PCDs), asilos e hospitais municipais, chega em Petrópolis entre maio e agosto. Com produção de Dafne de Souza, realização e coordenação de Elisabeth Silveira (Cia Construção Cena), o projeto prevê dez ações culturais em locais diferentes e fora do eixo central da cidade. A programação pode ser conferida no Instagram @cia_contrução.
Durante a Flipetrópolis, a professora extensionista da UNIFASE, Gleicielly Zopelaro, adquiriu um exemplar autografado de "Becos da Memória", de Conceição Evaristo, um dos mais significativos romances memorialistas da Literatura Contemporânea Brasileira. Este exemplar será integrado ao acervo da instituição, disponibilizado na Biblioteca Professor Charles Alfred Esbérard, que conta com mais de 30 mil títulos abrangendo diversas áreas do conhecimento para a comunidade acadêmica e o público em geral. Localizada no campus parque da UNIFASE, na Av. Barão do Rio Branco, a biblioteca possui uma infraestrutura moderna, cercada por uma área de Mata Atlântica preservada, e é acessível a pessoas com deficiência.
VIOLONISTA internacionalmente reconhecida, Anna Leone se apresentará na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura neste sábado (11), às 19h. Ingressos concorridos estão disponíveis para venda no local.
IMPERDÍVEL! No Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ) em Petrópolis, está em exibição a exposição "Dos Brasis Arte e Pensamento Negro", com mais de 380 obras de 240 artistas negros do Brasil. A mostra, inaugurada no último dia 3, será apresentada até 27 de outubro, com entrada gratuita.
PETRÓPOLIS se destaca como a Capital Estadual do Casamento, evidenciando um título merecido. A cidade registra uma média de 100 casamentos neste mês, contribuindo para os 1,3 mil enlaces celebrados ao longo do ano. Até abril deste ano, já foram realizados 348 casamentos, segundo dados do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.