Edição anterior (4044):
sábado, 18 de outubro de 2025


Capa 4044
Marise Simões

COLUNISTA

Marise Simões

Maestro em cena

O maestro petropolitano Rafael Barros Castro celebra, neste mês de outubro, 30 anos de uma carreira marcada por talento, dedicação e sensibilidade musical. Compositor, arranjador, pianista e cantor, ele começou sua trajetória ainda criança no Coral dos Canarinhos de Petrópolis e logo se destacou como solista, mostrando talento e sensibilidade que o acompanhariam pela vida. Fundador da Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro, Rafael teve seus arranjos e composições interpretados por artistas como Teresa Cristina, Leila Pinheiro, Elba Ramalho e Danilo Caymmi e nem precisa dizer que cada apresentação sua é garantia de emoção. Agora, para celebrar o momento, ele leva sua música a dois concertos especiais que prometem encantar o público: dia 25, às 17h, na Sala Cecília Meireles, com a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro, e dia 26, às 10h30, no Cine-Teatro UFF, com a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF. Uma trajetória brilhante e inspiradora que merece muitos aplausos!

b Maestro Rafael Barros Castro celebra 30 anos de carreira

Entre Lisboa e Coimbra

Os professores doutores Cleber Francisco Alves e Leandro Garcia, ambos integrantes da Academia Petropolitana de Letras, representaram o Brasil em Portugal durante o Colóquio sobre o Bicentenário de Nascimento de Dom Pedro II, realizado nos dias 14 e 16 de outubro. A iniciativa, proposta por Cleber Alves e acolhida pela Embaixada do Brasil em Lisboa, teve início na residência oficial do embaixador brasileiro, reunindo convidados diplomáticos e acadêmicos, e seguiu para a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde o público participou ativamente das discussões. Um encontro que uniu história, cultura e afetos luso-brasileiros sob a inspiração do imperador que fez do saber sua maior nobreza.

D. Pedro II em foco

Neste sábado (18), a Academia Petropolitana de Letras promove a abertura do Ciclo Bicentenário D. Pedro II com a palestra “D. Pedro II, um beletrista”, conduzida pelo presidente da Academia, professor doutor Marcelo J. Fernandes. O encontro acontece na Casa Cláudio de Souza, sede da APL, das 10h às 12h, com entrada gratuita. A proposta é revisitar a trajetória intelectual do imperador sob a ótica de sua paixão pelas letras e pela cultura, reafirmando o diálogo entre história, arte e pensamento que sempre marcaram a vida cultural de Petrópolis.

k Marcelo J. Fernandes, presidente da Academia Petropolitana de Letras

Sonhos e simbologias

Vera Macedo, que é psicóloga e analista junguiana, lança no dia 25 de outubro, na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura, o livro “Sonhos: Conexões com seu oráculo interior”, publicado pela Editora Vozes. A programação, com entrada gratuita, começa às 17h com uma palestra da autora e segue às 18h com sessão de autógrafos, sob mediação de Maria Angélica Rocha. Na obra, Vera reúne décadas de prática clínica e pesquisa para explorar o papel dos sonhos como ponte entre inconsciente, cultura e autoconhecimento. O encontro propõe uma reflexão sobre o método junguiano de interpretação onírica e seus caminhos simbólicos na vida cotidiana. Com essa atividade, a Casa de Petrópolis reafirma sua vocação de espaço plural, aberto ao diálogo entre arte, ciência e subjetividade, acolhendo temas que ampliam o olhar sobre o humano e seus mistérios interiores.

k Psicóloga e analista junguiana, Vera Macedo se prepara para o lançamento de seu livro

Pesquisa Outubro Rosa

A APPO está de olho no Outubro Rosa 2025! A associação lançou uma pesquisa para descobrir o que as pessoas de Petrópolis realmente sabem sobre prevenção do câncer de mama e cuidados paliativos. A ideia é mapear hábitos, esclarecer dúvidas e melhorar campanhas de conscientização. A participação é fácil: durante os eventos do Outubro Rosa ou online. Mais informações pelo telefone (24) 2242-0956, WhatsApp (24) 99274-1377, e-mail appo@appo.org.br , ou redes sociais.

Cinema ‘in concert’

Sabe aqueles clássicos do cinema que a gente nunca se cansa de ouvir? Eles ganham vida neste sábado, às 19h, no Salão Nobre do Campus Dom Veloso, com o Concerto de Cinema do Coral e Orquestra da UCP. O repertório vai de músicas da Disney, como Circle of Life do Rei Leão, a grandes trilhas de blockbusters, como Concerning Hobbits, da trilogia Senhor dos Anéis, e Cinema Paradiso. A entrada é gratuita, e o evento recebe doações de alimentos não perecíveis, que serão destinadas à Pastoral da Universidade.

Edição anterior (4044):
sábado, 18 de outubro de 2025


Capa 4044

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral