Edição anterior (4063):
sábado, 01 de novembro de 2025


Capa 4063
Marise Simões

COLUNISTA

Marise Simões

Uma noite para Raul de Leoni

Na noite de 30 de outubro, o Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura, se transformou em palco de emoção e palavras com o 1° Festival Raul de Leoni de Poesia Brasileira Um Sarau para Raul de Leoni, celebrando os 130 anos do poeta. Idealizado por Iara Roccha, diretora de Cultura da Academia Brasileira de Poesia (ABP), o encontro reuniu poetas, escritores e admiradores da literatura de vários cantos do país Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul mostrando que a ABP é, de fato, uma academia de alcance nacional. A abertura musical ficou por conta do duo Léo Bastos e Norton Ribeiro, que trouxe clássicos do cancioneiro popular da primeira metade do século 20, de Chico Buarque a Pixinguinha, embalando o público com repertório que passeou entre nostalgia, emoção e poesia sonora. Entre leituras e declamações, o Sarau de Poesias destacou talentos de Petrópolis e de outras cidades, intercalado com depoimentos de membros da ABP e a exibição de um minidocumentário sobre a trajetória da Academia, arrancando aplausos de pé e suspiros da plateia.

h Escritora Vera Abad com Iara Roccha, diretora de Cultura da Academia Brasileira de Poesia (JoJo's)

Reconhecimento e futuro da poesia

No clima de festa e homenagem, Iara Roccha adiantou planos para a 2ª edição do Festival Raul de Leoni de Poesia Brasileira, em 2026, prometendo ampliar a participação de poetas de Petrópolis e de todo o Brasil, consolidando ainda mais o evento no calendário cultural do país. A noite também reservou um anúncio histórico: a vereadora Julia Casamasso, por meio da assessora Amanda Barbati, informou que foi protocolado na Câmara de Vereadores o pedido para reconhecer a Academia Brasileira de Poesia Casa de Raul de Leoni como patrimônio cultural imaterial. Um gesto que reforça a importância da ABP, não só como guardiã da poesia brasileira, mas como referência viva de cultura e memória da cidade.

Concerto para o espírito

O Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis apresenta no domingo (2), o Concerto Espiritual na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Sob regência de Marcelo Vizani, o grupo interpreta o Stabat Mater, de Pergolesi, com orquestra convidada. A apresentação marca o Dia de Finados com música sacra e reflexão, unindo arte e fé em um momento de contemplação. A entrada é mediante doação espontânea, revertida para as atividades do coral.

d Maestro Marcelo Vizani fará a regência do Concerto Espiritual (Divulgação)

Rock para os pequenos

O Rock the Mountain 2025 chega com novidades para a criançada! Nesta edição, o festival contará com um Espaço Kids repleto de oficinas criativas, como Contação de Histórias, Desenhos e Construção de Máscaras com materiais sustentáveis. A diversão também vem com Pintura Facial, bolhas de sabão e intervenções da Palhaça Amora. No Palco Coreto, os pequenos ainda poderão curtir shows interativos, como ‘Beatles para Crianças’ e o espetáculo musical ‘Os Saltimbancos de Chico Buarque’. O evento acontece em Itaipava nos dias 31 de outubro, 01 e 02 de novembro, e também nos dias 07, 08 e 09 de novembro, com programação espelhada e mais de 100 artistas distribuídos em 11 palcos. Música, arte e brincadeira reunidas em um festival pensado para toda a família.

Gastronomia em Cena

O Petrópolis Gourmet 2025 segue até 2 de novembro, celebrando 25 anos de história e a criatividade dos chefs da cidade. Nesta edição, o tema “Gastronomia em Cena” transforma cinema em inspiração para a culinária, com pratos inspirados nos filmes “Chacrinha O Velho Guerreiro” e “Santos Dumont Mais Leve que o Ar”. No Bordeaux Itaipava, Divino Cucina, Quinta da Paz Resort e Majórica, clássicos ganham releituras ousadas. Já o espírito inventivo de Santos Dumont se reflete nas criações do Olivo Cucina Italiana, Nas Nuvens, Katsura e Val Marché, mostrando como Petrópolis sabe unir arte e sabor.

Jubileu das Artes

Neste sábado, 1º de novembro, a Catedral São Pedro de Alcântara vai receber um encontro especial: o Jubileu das Expressões Artísticas, às 17h. A celebração, presidida por Dom Joel Portella Amado, vai reunir artistas de várias áreas músicos, poetas, atores e pintores para um momento de fé, beleza e partilha. Organizado pelo Padre Michel Freitas de Souza, o evento é o primeiro do tipo na Diocese e celebra o dom da arte como forma de expressar o sagrado. Na programação, apresentações da Orquestra Mons. Paulo Daher, formada por jovens músicos, do Coral Laus Deo e do Coral Pange Língua, com integrantes da terceira idade. Será uma tarde de emoção, em que a arte se torna oração e a Catedral se transforma em palco para a fé e a sensibilidade humana.

Edição anterior (4063):
sábado, 01 de novembro de 2025


Capa 4063

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral