Edição anterior (4071):
domingo, 09 de novembro de 2025


Capa 4071
Marise Simões

COLUNISTA

Marise Simões

Birman em pauta

O psiquiatra Eduardo Birman, diretor regional Sudeste da ABP, está com agenda cheia no XLII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, iniciado na quinta-feira. Além de recepcionar convidados nacionais e internacionais, Birman marcou presença em três atividades científicas: na quarta (5), participou como debatedor da mesa “Renascendo com a Clozapina”; na sexta (7), coordenou o Cine Psiquiatria, com exibição do filme “O Dilema das Redes”; e neste sábado (8), conduz mesa-redonda sobre interações medicamentosas entre psicofármacos e fármacos da medicina interna, discutindo aspectos de farmacocinética e farmacodinâmica.

b Dr. Eduardo Birman em destaque no Congresso Brasileiro de Psiquiatria

Pelas letras do Império

A historiadora Alessandra Fraguas será a convidada da Academia Petropolitana de Letras neste sábado (8), às 10h, para a conferência “Os papéis de D. Pedro II: quantas contações cabem num arquivo pessoal?”. O encontro, presidido por Marcelo J. Fernandes e apresentado pela acadêmica Sol Ivone Alves Sol, promete boas reflexões sobre a vida íntima e intelectual do imperador tema que sempre rende páginas fascinantes da nossa história.

n Historiadora Alessandra Fraguas

Prêmio Nacional do Turismo

O chef petropolitano DannMattos, vencedor do Prêmio Nacional do Turismo 2019, volta a brilhar no cenário nacional. Ele está entre os cinco finalistas da categoria Profissional de Destaque Lideranças Sociais da edição 2025 do prêmio, promovido pelo Ministério do Turismo e pelo Conselho Nacional do Turismo. A votação online acontece de 21 de novembro a 1º de dezembro. Reconhecido por projetos inovadores voltados ao Turismo Rural, DannMattos tem trajetória marcada por ações que unem gastronomia, sustentabilidade e valorização cultural. A categoria celebra profissionais que contribuem de forma criativa e transformadora para o fortalecimento do turismo brasileiro. A cerimônia de premiação será no dia 4 de dezembro, reunindo nomes de destaque do setor em todo o país e Petrópolis, mais uma vez, estará bem representada.

b Chef DannMattos entre os cinco finalistas da categoria Profissional de Destaque do Prêmio Nacional do Turismo 2025

Exposição prorrogada

Quem não teve a oportunidade de visitar a exposição “Noivas 40 anos de fotografias de André Carvalho”, a boa notícia é que, devido ao sucesso de público, ela foi prorrogada até o dia 22 de novembro, no Centro Cultural da UNIFASE/FMP. A mostra celebra quatro décadas de trajetória do fotógrafo petropolitano, reunindo imagens icônicas de casamentos e registros que atravessam gerações um verdadeiro retrato da memória afetiva e visual da cidade. Aberta de segunda a sábado, das 9h às 18h, a exposição tem curadoria da equipe do Centro Cultural e conta com apoio da Planeg Publicidade, Parte Art + Design e do SOPEF Fotoclube.

60 décadas

Logo mais, às 20h, no Centro Cultural Sesc Quitandinha, se apresenta o grupo MPB4, que celebra seis décadas de trajetória. No show, os músicos revisitarem sucessos como “Roda Viva”, “A Lua” e “Angélica”, além de apresentar faixas do novo álbum lançado pela Biscoito Fino. Formado por Aquiles Reis, Miltinho, Dalmo Medeiros e Paulo Malaguti Pauleira, o quarteto consagrado promete uma noite de memória e emoção, reunindo composições de Chico Buarque, Milton Nascimento, Paulinho da Viola e Alceu Valença. Com direção de Hugo Sukman, o grupo sobe ao palco acompanhado pelos músicos João Faria, Pedro Reis e Marcos Feijão, parceiros de longa data nessa estrada que confunde a história do MPB4 com a da própria música popular brasileira.

Piano e brasilidade

Quem também estará em Petrópolis neste domingo é Jorge Saraiva, às 17h, o pianista sobe ao palco do Teatro Reynaldo Chaves para um concerto gratuito que faz parte do projeto Arte Diversa, do Instituto Municipal de Cultura. No programa, obras de Mignone, Nazareth, Rebelo, Villa-Lobos e Marlos Nobre, celebrando a alma da música brasileira. Bacharel pela UFRJ e com carreira internacional, Saraiva também é autor e professor, dividindo o tempo entre Petrópolis e o Rio, sempre em defesa da música clássica viva e acessível.

Edição anterior (4071):
domingo, 09 de novembro de 2025


Capa 4071

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral