Edição: quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Marise Simões

COLUNISTA

Marise Simões

Clima em debate

A VI Jornada da Virada Climática da UNIFASE/FMP reafirma, mais uma vez, a urgência de pensar o presente com responsabilidade e ação. Em um cenário de crises ambientais cada vez mais intensas, o encontro propõe o tema “Cuidar, Cooperar e Transformar: o caminho para uma transição justa e regenerativa”, convocando a cidade a refletir e agir. A abertura será no dia 23 de fevereiro, com Cine Debate e exibição do curta Ilha das Flores, das 14h às 17h, na Sala Arthur de Sá Earp Neto, no campus Barão. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia pelo site da instituição. Conduzida pelo Dr. Paulo Sá e pelo professor Ricardo Tammela, a Jornada nasceu do compromisso com Petrópolis após as tragédias de 2022 e se consolidou como espaço de escuta e mobilização coletiva. Reconhecida com o Selo ODS Educação 2025, o evento segue até 23 de março reunindo debates, oficinas e ações com foco na construção de soluções colaborativas, criativas e regenerativas para os desafios climáticos contemporâneos.

b Dr. Paulo Sá e professor Ricardo Tammela, organizadores do evento, conduzem o cine debate

Brindes da semana

A semana foi de velinhas acesas e abraços celebrados. No domingo (15), foi a sra. Gabriella Loureiro quem comemorou. Segunda (16), os parabéns seguiram para o professor e pesquisador Leandro Garcia e o Dr. Luciano Baffi. Já na quarta (18), a fisioterapeuta Magda Giacco da Silva comemorou nova primavera. E, nesta quinta (19), é a vez da psicóloga Angela Zanei do Valle e da jornalista Heloisa Cavaco receberem o carinho dos amigos. A coluna deseja saúde, alegrias e novos ciclos repletos de boas realizações a todos.

b Angela Zanei do Valle é a aniversariante desta quinta-feira

Vozes ao Entardecer

Há shows que são espetáculo. Outros, encontro. É nessa segunda atmosfera que ANAVITÓRIA chega ao Teatro Imperial, no dia 18 de julho, trazendo à serra o delicado “Claraboia”. Em formato voz e violão, Ana e Vitória trocam a grandiosidade das turnês por algo mais raro: a escuta, o silêncio entre as notas, o olhar que alcança a última fileira. Lançado de surpresa, com 20 faixas, o álbum revela o lado mais cru e caseiro da dupla quase um diário aberto em música em contraste com o pulsar urbano de “Esquinas” (2024). No palco, arranjos enxutos e cena minimalista criam a sensação de conversa ao pé do ouvido. Uma noite para sentir sem pressa. E o melhor: os Ingressos já estão à venda.

Na passarela

Petrópolis marcou presença na passarela do Sambódromo do Anhembi em noite de emoção e fé. A Tom Maior levou para a avenida o enredo “Chico Xavier: Nas entrelinhas da alma, as raízes do céu em Uberaba”, homenagem ao médium Chico Xavier e à cidade mineira de Uberaba, onde construiu sua história de caridade e espiritualidade. No quarto carro, o ator Renato Prieto, conhecido por viver André Luiz no filme Nosso Lar, deu vida a Chico, num dos momentos mais aplaudidos do desfile. Entre os integrantes, a petropolitana Márcia de Paula desfilou a convite do amigo e da escola de samba da zona oeste de São Paulo e celebrou em uma rede social a honra de participar de uma homenagem tão simbólica.

Novas vozes

O Coral dos Canarinhos de Petrópolis está com inscrições abertas para o Curso Aprendiz de Canarinho, voltado a meninos do 4º ano do Ensino Fundamental. Gratuito e reconhecido como Ponto de Cultura, o projeto inicia a formação de novas vozes que podem integrar o coro, ativo há 83 anos. Com duração de um ano, o curso oferece aulas de técnica vocal, canto coral, teoria musical e flauta, às terças e quintas, pela manhã, na sede do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Ao final, os participantes podem ser convidados a seguir no grupo até o Ensino Médio, participando de concertos e atividades culturais, sem custos para as famílias. Inscrições até 23 de fevereiro via WhatsApp (24) 99926-1820.

Brincar de nada

Será lançado no próximo sábado (21), das 10h30 às 13h, o livro “A menina que gostava de brincar de nada”, de Cassiana Lima Cardoso, com ilustrações de Ingrid Araújo. O evento acontece nos Jardins da Casa de Petrópolis, conhecida como “Casa dos Sete Erros”, com entrada gratuita. Voltado a crianças de todas as idades, o encontro propõe uma manhã ao ar livre, com bolhas de sabão, conversa sobre a história e um convite à contemplação em contraste com a rotina marcada pelo excesso de telas e pela escassez de momentos de ócio criativo. A programação contará com a presença da autora e da ilustradora, além de performance poética de Gardênia Lago e Gabriel Campos Marcolino e uma Oficina de Bolhas de Sabão Gigantes.

Edição: quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral