COLUNISTA
A abertura da primeira mostra individual "New York New York" do fotógrafo carioca Mario de Aratanha na Piccola Arena foi um verdadeiro sucesso. O vernissage reuniu visitantes de Petrópolis, Rio de Janeiro e São Paulo, encantados com a diversidade de mais de 100 perspectivas distintas de Nova York, apresentadas em 40 fotos impressas e dezenas de outras em projeção contínua. Aratanha, que começou sua trajetória artística na escola, já expôs ao lado de renomados fotógrafos como Evandro Teixeira. Como jornalista, aliou seu olhar apurado às reportagens do Jornal do Brasil e The Associated Press, e exibiu suas obras no Salão Nacional de Arte Moderna. Com a gravadora Kuarup, conquistou dois prêmios Grammy, antes de retornar à fotografia com exposições em Petrópolis e participação em coletivas. Sua versatilidade também o levou à direção de documentários e DVDs para artistas como Maria Bethania e Monica Salmaso, através de sua produtora Cineviola Filmes. A exposição fica em cartaz até 8 de julho deste ano.
A francesa Patricia de Carvalho, ao lado do produtor musical Luiz Rocha, este ao lado da curadora Jeanne Duarte, o artista Mario de Aratanha ao centro, abraçado a Alda Ismerio e na ponta o músico Dorival Lessa (Divulgação)
O lançamento do livro "Procurando Respostas", de Christiane Michelin e Sérgio Machado Salim, foi bastante prestigiado e movimentou a charmosa Pousada Tucano do Cuiabá no último dia 25 de maio. A celebração reuniu um seleto grupo de convidados, entre eles Carmen Felicetti, Marília Nobre, Cecília Pinheiro Ribeiro, atual secretária de Educação. Também marcaram presença Ataualpa Pereira Filho e Marta Lage, responsáveis pelo prefácio e pela capa do livro, Adriana Salim, subsecretária de Educação e esposa de Sérgio Machado Salim, o engenheiro Arnaldo Michelin, marido de Christiane, e Maria Cecília Almeida e Silva, representante do Instituto Superior de Educação Pró-Saber, e os advogados Fernando Costa e Célio Barbosa. O evento foi um verdadeiro sucesso, reforçando a relevância da obra e a importância de seus autores no cenário literário.
Nicinha Magno, Christiane Michelin, Lorrana Rosa e Ítalo da Silva no lançamento de Procurando Respostas assinado por Christiane Michelin e Sérgio Salim (Divulgação)
A convite da Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro, um seleto grupo de 40 personalidades assistiu ao espetáculo de balé "Tragédia" no Teatro Casagrande, no Leblon, zona sul do Rio. Promovido pelo Ministério da Cultura e patrocinado pelo grupo Sendas e pela Petrobras, o evento contou com a presença de Ana Botafogo e Marcelo Missailidis, diretores do espetáculo, como anfitriões. Entre os ilustres convidados estavam os médicos Rawlson de Thuin e Sumaya Neves, Bayard Boiteux e Viviane Neves, a cantora Hanna, a sacerdotisa Alana Morgana, Cristiana Guanabara, Luiz Otávio Pinheiro, Martina Farmbauer e Sérgio Costa e Silva, dentre outros. Destaque especial para os bailarinos Márcia Jaqueline e Edifranc Alves.
Zizi Magalhães, Ana Botafogo, Dorys Daher e Missailidis (Divulgação)
O Arraiá do Amor, em sua segunda edição em Petrópolis, promete diversão e solidariedade. Além das festividades juninas, o evento arrecadará roupas em bom estado para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Com chuvas intensas devastando o estado, deixando centenas de cidades afetadas e milhares de desabrigados, a festa convoca todos os participantes a contribuírem com doações. Patrocinado pela Caixa, o Arraiá ocorrerá no Parque Municipal de Itaipava neste domingo e próximo final de semana. A entrada é gratuita, e a programação está repleta de atrações.
A ARTE (Associação da Rua Teresa) enviou nesta quarta-feira (29) todas as doações arrecadadas para ajudar os moradores do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas. A campanha, iniciada em 11 de maio, recebeu no Centro da Moda roupas de cama e banho, cobertores, mantas, travesseiros, kits de higiene pessoal, sapatos, kits para bebês e roupa íntima. Denise Fiorini, presidente da ARTE, agradeceu a colaboração de todos e à Luna Express pela parceria que possibilitou a entrega das doações.
A ACEP (Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis) lançou o projeto "Manhãs de Insight ACEP" para inspirar empresários locais mensalmente. Em parceria com a insighter Katia Manangão, o evento fornecerá ideias inovadoras e tendências de mercado. A primeira edição ocorrerá nesta segunda-feira, 3 de junho, na sede da ACEP, com uma palestra sobre o tema "Posicionamento de Marca como Diferencial Competitivo no Mercado". A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site da ACEP ou na entrada do evento. As vagas são limitadas.
Veja também: