COLUNISTA
O curta-metragem "Marcação Cerrada", escrito e dirigido por Rodolfo Medeiros, acaba de concluiu uma importante filmagem no Estádio do Maracanã. Os atores Francisco Cortazio, Beatriz Mendez, Érika Pinheiro e Adriano Nobre, todos com síndrome de Down, viveram uma nova e inesquecível experiência cinematográfica. Desde fevereiro, eles participam de um processo que destaca suas capacidades e potencialidades para interpretar seus papéis. O enredo segue quatro amigos com síndrome de Down que, enfrentando a superproteção familiar, buscam realizar o sonho de assistir a um jogo no Maracanã, embarcando em uma jornada repleta de desafios e aprendizados. A estreia do filme, gravado em Petrópolis e no Rio de Janeiro está prevista para novembro de 2024.
O documentário "Ainda me Lembro do Meu Brejal" registra 180 horas de material e deve ser concluído em julho. Com 40 minutos de duração, o filme narra as histórias de famílias do Brejal, área rural de Petrópolis, preservando memórias ameaçadas pelo desenvolvimento urbano. Dirigido por Paula Maracajá, o projeto destaca festas e crenças populares, contando com um número crescente de entrevistados. Relatos de famílias históricas, como os Bastos e os Yamamoto, revelam uma comunidade unida por boas relações, afetos e esperança.
Dr. Fernando Costa celebrou seu aniversário na última terça-feira. Advogado, poeta, jornalista e artista plástico, Dr. Fernando é um ilustre membro de várias academias, incluindo a Academia Petropolitana de Letras e a Academia Brasileira de Poesia Casa de Raul de Leoni, da qual é um dos fundadores. A coluna presta uma reverente homenagem a este multifacetado profissional, cujo inestimável contributo enriquece a cultura de Petrópolis.
A historiadora Samantha Quadrat esteve em Petrópolis na última terça-feira para realizar a terceira palestra do projeto "2024: Valores da Democracia Hoje", que aborda os 60 anos do golpe militar no Brasil, Centro Alceu Amoroso Lima para Liberdade (CAALL). A palestra teve como foco os lugares de memória do país, destacando a Casa da Morte de Petrópolis, que funcionou como um centro clandestino de tortura durante a ditadura militar no Brasil.
No próximo sábado (6), às 11h, a Casa Stephan Zweig será palco de um emocionante tributo a Clara Nunes, com o show "Clara-40 Anos de Saudade", de Mônica Campos. Com uma carreira sólida, a cantora e atriz se dedica a apresentar a nova geração e encantar os fãs antigos com a musicalidade e o legado atemporal de Clara Nunes. O repertório terá os maiores sucessos da inesquecível artista.
Olha só que bacana! O Petrópolis Moto Fest 2024 apresenta nesta edição o Desafio Pontos Turísticos, visando promover o turismo local. Para participar, os motociclistas devem tirar uma selfie em cinco pontos turísticos: Palácio Quitandinha, Palácio de Cristal, Relógio das Flores, Catedral São Pedro de Alcântara e Praça Visconde de Mauá e apresentá-las ao chegar no evento. Os primeiros 50 que completarem o desafio ganharão um boné exclusivo do evento, que acontece de 19 a 21 de julho no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava.
A atriz petropolitana Camila Morgado retorna à cidade para protagonizar a peça A Falecida, de Nelson Rodrigues, que faz parte da programação do Festival Sesc de Inverno. O espetáculo será às 18h no Centro de Cultura Sesc Quitandinha. Atualmente, Camila também integra o elenco da novela Renascer (Globo), de Benedito Ruy Barbosa, onde interpreta a personagem Dona Patroa. Informações sobre venda de ingressos no site festivalsescdeinverno.com.br .