Edição anterior (3594):
sábado, 07 de setembro de 2024


Capa 3594
Marise Simões

COLUNISTA

Marise Simões

102 anos da APL

Um notável simpósio em comemoração aos 102 anos da Academia Petropolitana de Letras, realizado na última semana, que se estendeu por três dias de intensas discussões culturais e literárias, continua repercutindo no meio social. A primeira noite, dedicada ao protagonismo feminino, contou com a presença das ilustres Lená M. de Menezes e Fátima Argon, sob a mediação de Carolina Freitas, destacando as contribuições e os desafios das mulheres na literatura. No segundo dia, o foco se voltou para a Literatura com o tema "(Re) Pensando o Sertão", abordado pelos escritores Antonio Torres e Leandro Garcia, com mediação de Marcelo Fernandes, proporcionando uma reflexão profunda sobre a representação do sertão na narrativa literária. O encerramento ficou a cargo de Ricardo Rodrigues e Cláudio Dell'Orto, mediados por Cleber F. Alves, discutindo a interseção entre Justiça, Cidadania e Cultura. As sessões, realizadas na Casa de Cláudio de Souza, foram marcadas por uma audiência atenta e envolvida, refletindo o prestígio e a relevância da academia no cenário cultural.

b Gastão Reis, Kátia Chalita, José Afonso Guedes Vaz, Carmen Felicetti, Antonio Torres, Fernando Costa, Christiane Michelin, Leandro Garcia, Luiz Carlos Gomes, Marcelo Fernandes, Gerson Vale, Cleber Alves e Joaquim Eloy dos Santos em noite de evento da APL

Reflexões em Debate

Cléber Alves ministrará uma palestra no próximo dia 11 de setembro, às 19h, como parte do ciclo de debates promovido pelo Centro Alceu Amoroso Lima (CAALL). O evento, que ocorrerá na Casa de Cláudio de Souza, contará com a presença do professor, que é Doutor em Direito pela PUC-Rio, para conduzir uma reflexão profunda sobre "A Defensoria Pública como Instrumento do Regime Democrático". A palestra abordará, de maneira crítica e fundamentada, os avanços e desafios introduzidos pela Emenda Constitucional 80/2014, destacando o papel essencial da Defensoria Pública na consolidação dos direitos fundamentais e na promoção da justiça social dentro do arcabouço democrático brasileiro.

Bodas de Carbonato

Carlos Roberto Sattler e Lúcia celebraram, ontem, 44 anos de uma união marcada por amor, cumplicidade e inúmeras conquistas. Em Bodas de Carbonato, o casal reafirma seus votos de parceria inabalável e carinho mútuo, consolidando mais um capítulo dessa bela história que inspira amigos e familiares. Que venham muitos outros anos de felicidade e realizações conjuntas!

g O casal Carlos Sattler e Lúcia, com a filha Juliana e a neta Sarah

Celebrando a vida

Debora Lattouf de Almeida celebrou seu aniversário na última quarta-feira em um elegante encontro no Mamma Bette, em Copacabana, onde reuniu a família e alguns amigos em um íntimo pétit comité. As comemorações continuam! Hoje, Debora será recebida para um almoço especial na casa da tia Regina Célia Guedes de Carvalho e da irmã Dounia Lattouf, cercada pelo carinho de seus entes queridos. Um momento para brindar à vida e às novas conquistas!

g A elegante Debora Lattouf de Almeida somou idade na última quarta-feira

Petrópolis Gourmet

Quarta, o icônico Palácio Quitandinha, hoje Centro Sesc Quitandinha, sediou a tradicional foto oficial dos chefs do Petrópolis Gourmet. O evento marca o início da 24ª edição do festival, que ocorrerá de 08 a 24 de novembro e terá como tema "Sinfonia dos Sabores", celebrando a música através da gastronomia. O festival, que é o quinto maior do país e conta com o reconhecimento do Ministério do Turismo, é idealizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau.

Concerto especial

Em comemoração ao cinquentenário das relações diplomáticas entre Brasil e China, a prestigiada Camerata da Orquestra Sinfônica Nacional da China será apresentada no Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis, na terça-feira, 10 de setembro, às 20h, com entrada gratuita. O concerto, que destacará peças de Mendelssohn, Haydn, Tchaikovsky, Piazzolla e obras clássicas chinesas, reflete o compromisso cultural e a cooperação entre os dois países. Além disso, dez por cento dos ingressos serão reservados para instituições e escolas de música, ampliando o acesso à experiência musical de alta qualidade.

Edição anterior (3594):
sábado, 07 de setembro de 2024


Capa 3594

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral