COLUNISTA
No seu poema Desapego, diz o poeta Fernando Pessoa: “sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela, perderemos o sentido das outras etapas que precisamos viver: é preciso dar-se uma nova oportunidade de construir uma história ainda melhor”.
Mas essa é uma lição de vida, para a vida. Do ponto de vista empresarial, o correspondente a esse “réveillon” (acordar, renovar, em tradução livre) do mundo industrial e de seus três setores, é o que pensador e economista austríaco, Joseph Shumpeter, um dos cientistas políticas de referência da primeira metade do século XX, batizou de “Destruição Criativa”.
Nem preciso esclarecer o que está embutido nesse conceito: um vídeo que está circulando na internet e abrange apenas este século XXI, fala por mim, ao colocar lado a lado o que temos disponível, hoje, e o que o
mercado oferecia, “ontem”
aparelhos hospitalares da última geração
1) Ressonância Magnética de 3 Teslas X Abreugrafia;
2) Spotfify X discos, rádio;
3) Netflix X locadoras de filmes (DVS e antecessores);
4) Booking.com ( Decolar.com ) X agências de viagens;
5) Google X páginas amarelas, guias de viagens, dicionários, enciclopédias (professores particulares, revistas Quatro Rodas...);
6) Google Photoes, fotos “na nuvem” X álbuns de viagens, caixas de sapatos, molduras, com retratos...);
7) E-mails X correios (telegramas, cartas, convites impressos, “santinhos”, etc;
8) Carta de vinhos/menus impressos X IPad e/ou QRCode com os conteúdos e preços enogastronômicos:
9) WhatsApp X telefone de parede e mesmoligações por célula;:
10) Mídias Sociais X anúncios de jornais classificados inclusive chamadas para missas, bodas, eventos e solenidades, etc;
11)Youtube X Tvs abertas (nem pensar em slides/super8...);
12) Facebook, Instagram e Twitter X diários íntimos, (de novo: álbuns de fotos), programas de notícias (rádio e tv com horários fixos). E mais: streaming X TV aberta.
Detalhe: estatisticamente, uma nova descoberta não aniquila sempre a outra; pode modificá-la, apenas. E esta relação não se esgota no inventário, acima porque a
velocidade das mudanças é MACH 3.
caça em velocidade MACH 3
E nem relacionei os avanços da medicina tanto na área do conhecimento/prevenção/diagnósticos/vacinas, quanto dos equipamentos e instrumentalização (o que serve para odontologia, veterinária, etc), bem como, na área do dinheiro, desde as trocas de caça e pesca por sal (salário), chegando às moedas cunhadas à marteladas, no século VII a.C, (com desenhos de rebanho donde “pecus” pecuniário), passando pelos valores em papel, guardados primeiro nas fazendas (donde o nome do respectivo ministério), depois nos bancos e, já agora voando de uma conta à outra pelos novos serviços PIX, porque não terminaríamos o cotejo este ano...
Pré-epílogo: o Pará, e não mais a Bahia, é o maior produtor brasileiro de cacau do Brasil e ... a China é o 4ª país consumidor e o 7º produtor de vinho do mundo.
chinesa num “winebar”
Ou seja, vamos em frente, não apenas porque atrás vem gente. Mas porque já tem muita gente ... na frente!
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