Edição anterior (3872):
sexta-feira, 16 de maio de 2025


Capa 3872
Reinaldo Paes Barreto

COLUNISTA

Reinaldo Paes Barreto

”Uma senhora mais brilhante do que o sol ...”

Assim Lúcia(*), uma dos três “pastorinhas” portugueses que viram N. Sra. de Fátima em Treze de Maio de 1917, descreveu a cena que se passou na Cova da Iria, perto de Lisboa. Nesse dia estavam só ela e os seus dois irmãos: Francisco e Jacinta. E esta Senhora surgiu no cimo de uma azinheira (árvore forte e alta como o carvalho) e pediu com insistência que orassem pela humanidade que estava em perigo, como agora, como tantas vezes.

N. Sra. de Fátima é poderosíssima, pois conta com cerca de 260 milhões de devotos não só entre os povos que falam português, mas também na Espanha, na Itália, na Alemanha. No Brasil, por exemplo, há várias igrejas dedicadas a ela, segundo que a mais emblemática, talvez, seja “a igrejinha” de Brasília, pela singularidade da sua construção (**).

(*) A “ingrejinha”, assim batizada pela legião de candangos que ajudaram a construir a capital do Brasil, foi erguida em 1958, na Asa Sul, por D. Sarah Kubitscheck, em agradecimento à promessa feita pela cura de sua filha Márcia, que sofria severas dores de coluna a ponto de não poder andar. O projeto, muito bonito, é de Oscar Niemayer, que embora ateu convicto, se inspirou no modelo “corneta” do chapéu das freiras “Filhas da Caridade”, congregação fundada por São Vicente de Paulo, em meados do século XVII. E, no Rio de Janeiro, temos o Santuário de N.Sra.de Fátima, no Recreio dos Bandeirantes.

Mas além dos mistérios que só a fé justifica, qual seria a conexão com a mensagem de N. Sra. de Fátima em 1917 e o  mundo em que vivemos me 2025 Bom, a mensagem central que ela transmitiu nas suas cinco aparições foi a conversão. Um chamado à mudança de vida. E ao respeito aos diferentes. E se juntarmos então a mensagem subjacente chegaremos perto do que o novo Papa Leão XIV expressou na Praça do Vaticano: “o pecado não é apenas pessoal ferindo os sete pecados capitais. A destruição ambiental, por exemplo, pode ser interpretada como resultado da ganância e do consumismo, ambos indiferentes ao bem comum que é a Terra e o seu entorno ambiental.”

E numa interpretação livre: no mundo da tecnologia totalizante, falamos muito em inovação, conectividade e soluções inteligentes. Mas poucas conexões são mais profundas do que o amor e a misericórdia. Estes sim são redes de apoio da inteligência emocional.

(*) Lúcia assim que atingiu a maioridade entrou para um convento e foi o resto da vida uma freira, carmelita descalça).

N.Sra.de Fátima é, como todas as “nossas senhoras”, a representação de Maria, só que identificada com o local (o idioma!) e a comunidade aonde fez aparições. A peculiaridade é que Fátima foi a sua última aparição para os humanos, até hoje, segundo a Igreja Católica de Roma.

(**) Segundo o Instituto Camões, o português é a quarta língua mais falada no mundo, atrás apenas do mandarim, do inglês e do espanhol.

Edição anterior (3872):
sexta-feira, 16 de maio de 2025


Capa 3872

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral