COLUNISTA
Aliás, sempre me intrigou por que um feriado “em latim”? Mas acho que descobri o porquê. Porque é um feriado religioso que vem do século 13, instituído pelo Papa Urbano IV, em 1264, que determinou a obrigatoriedade da
celebração da Eucaristia nas missas, essencialmente para reafirmar a presença real de Cristo, no pão e no vinho consagrados. Era uma forma de responder à uma certa incredulidade dos cristãos da Idade Média. Tanto que é
dessa época o costume de elevar a hóstia e o cálice do vinho, depois da consagração, para satisfazer a curiosidade daqueles que iam à igreja mais para ‘ver’ o Corpo e o Sangue de Cristo do que para participar efetivamente do
enredo da missa.
Além disso, nessa época toda a Itália falava latim; só com a publicação da Divina Comédia, de Dante, no século seguinte, XIV, obra escrita em dialeto toscano, é que o latim “transformou-se” em italiano. E há, também, o peso do simbolismo. Por isso, para além da consagração no altar, o que caracteriza o Corpus Christi para o público em geral são as procissões nas ruas. E elas, por sua vez, traduzem uma parábola: a marcha do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. E assim como o Antigo Testamento diz que esses andarilhos foram alimentados com maná, (grãos do deserto) durante a travessia, com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.
Finalmente, e mesmo sem o conhecimento explícito do “marketing”, os dirigentes do Vaticano sempre intuíram como conquistar fiéis e os manter. E a Igreja Católica precisava ganhar o céu aberto, de modo a dar mais visibilidade ainda à Eucaristia, incentivando a decoração de calçadas e a mobilização popular, a fim de tornar cada vez mais “palpável” a presença de Cristo entre nós. As procissões tiveram início na Alemanha, no século XIII. Mais precisamente em Colônia.
uma procissão na Alemanha
E assim chegamos aos nossos dias, quando a Igreja Católica celebra em todo o mundo a festa do Corpo e Sangue de Deus, 60 dias após o domingo de Páscoa. Sendo que em Roma a cerimônia é conduzida pelo próprio Papa, na Basílica de São João Latrão.
o interessante esboço a carvão do célebre quadro pintado por Leonardo da Vinci, no século XV.
Bom feriado para todos nós.
Veja também: