Edição anterior (3521):
sexta-feira, 28 de junho de 2024


Capa 3521
Reinaldo Paes Barreto

COLUNISTA

Reinaldo Paes Barreto

São João não iria à sua festa junina...



Solitário e eremita, João Batista viveu longamente no deserto coberto, apenas, com uma túnica grosseira de pele de camelo atada a um cinto de couro, alimentando-se de gafanhotos e mel silvestre. Quase certo, portanto, que NÃO quisesse participar da esbórnia que são os festejos em sua homenagem, no Brasil e no mundo, atualmente.

No Brasil, por exemplo, come-se tudo que engorda e bebe-se à larga na noite de 23 para 24 de junho e as seguintes! Salgados e doces, sobretudo feitos com milho (é a época da colheita): canjica, pamonha, bolo e broa de fubá, além de doce de batata-doce, de abóbora, de cidra com rapadura, furundum de mamão em pedaços, pão de cará, pão-de-ló cortado, paçoca, pé-de-moleque, amendoim torrado, pipoca, cuzcuz e o que mais estiver no prato (leitão, frango da roça...)

E bebe-se além de muita pinga o tradicional quentão de vinho, uma espécie de grogue europeu traduzido pro arraiá. E dança-se a quadrilha, um baile herdado da polca e do minueto e cujo nome deriva do número dos dançadores, que ordinariamente é composto de quatro pares, mas que formam um mar humano em movimento.

Mas não só por aqui. Ainda hoje, o São João no Porto, em Portugal, rivaliza com o Réveillon em fogos de artifício, danças e sardinhas...e também na França, no Canadá e no resto da Europa, até porque como toda festa verdadeiramente popular esta também nasceu no campo, pagã, porque celebrava a entrada do verão (solstício) no hemisfério norte. Depois, a Igreja Católica incorporou o espírito da mobilização popular e o associou ao santo mais importante para a evangelização dos cristão daquele tempo, a começar pelo batismo.

Detalhe: segundo alguns historiadores, essas festas juninas tiveram também um caráter de catequese, no Brasil, porque atraiam os índios ao convívio missionário.  Na Umbanda, São João é Xangô. Mas no Catolicismo, São João era o primo mais velho de Jesus e foi quem o batizou. Aliás, no Brasil, batizou com o seu nome também as festas ... juninas! Teve um fim horrível, como todos sabem. Moral da história: confirmado. João
Batista não iria a uma festa junina de hoje em dia.

Edição anterior (3521):
sexta-feira, 28 de junho de 2024


Capa 3521

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral