Edição anterior (3650):
segunda-feira, 28 de outubro de 2024


Capa 3650
Sabor em cena

Marcelus Fassano

Sabor em cena

Por Dentro da Le Cordon Bleu: Vinhos, Sabores e Novidades


Queridos leitores,

Hoje vou compartilhar com vocês uma das razões pelas quais tenho me sentido tão realizado ultimamente. Normalmente, escrevo esta coluna no aconchego do meu escritório em casa, com uma vista deslumbrante da montanha Maria Comprida, cenário que sempre me inspira. Porém, desta vez, estou em um lugar especial, um marco para os amantes da gastronomia: a Le Cordon Bleu. Estar aqui é muito mais do que uma realização profissional, é a concretização de um sonho antigo, estudar em uma das escolas mais renomadas do mundo.

Com quase 130 anos de tradição e presença em mais de 20 países, a atmosfera aqui é singular. Centenas de pessoas, de diversas partes do mundo, estão imersas no universo da gastronomia, culinária e enologia, todas focadas em elevar suas habilidades a um nível superior.

Embora eu ame cozinhar, ser chef de cozinha não faz parte dos meus planos. Tive a oportunidade de acompanhar de perto a rotina intensa de chefs e cozinheiros dentro daquela que muitos chamam de "faixa de guerra" a cozinha profissional. Como já mencionei antes, ser chef é para os fortes!

Então, o que estou fazendo na Le Cordon Bleu? Além de realizar um grande sonho, estou cursando uma especialização em vinhos, o Wine and Beverages Studies, um dos programas mais prestigiados para a formação de profissionais do setor.

O curso exige muita dedicação, com uma carga de 9 meses de estudos intensivos. Mas quando fazemos o que amamos, o esforço se transforma em degraus rumo à realização profissional. E não pensem que é um sacrifício total! Cada aula inclui, pelo menos, três degustações de vinhos, nas quais aprendemos a analisar tecnicamente cada aspecto das bebidas.

f

Para vocês terem uma ideia, a ficha de avaliação de vinhos contém mais de 100 características, abrangendo a análise visual, olfativa e gustativa. E isso sem mencionar o terroir, que envolve um profundo conhecimento de geografia, química e física. Confesso que era mais fácil quando as opções de vinho eram simplesmente: “gosto” ou “não gosto”, ou então o dilema entre o que cabia no bolso e o que estava fora do orçamento! :)

Outra grande alegria recente foi o convite do presidente do PCVB, Samir, para ser Embaixador do Petrópolis Gourmet 2025. Esse evento é sempre um momento de celebração da nossa gastronomia local. Já tive a honra de organizar uma edição, que entrou para a história ao levar os restaurantes para uma grande feira nas ruas, rompendo fronteiras.

g

Em sua 24ª edição com o tema "Sinfonia dos Sabores", celebrando a harmoniosa união entre a música e a culinária. E este ano, a chef Paula Labaki foi escolhida para assumir a curadoria do evento.

Então, já coloquem na agenda: os workshops com chefs, a tradicional Corrida dos Garçons, e claro, o lançamento oficial que será no dia 5 de novembro na Locanda, com a participação de mais de 40 restaurantes. O evento é aberto ao público e os ingressos já estão à venda. Não perca essa chance de vivenciar a nossa gastronomia em grande estilo!

Nos vemos lá e por aqui!

Tim-tim!

j

Edição anterior (3650):
segunda-feira, 28 de outubro de 2024


Capa 3650

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral