Marcelus Fassano
Uma das características e segredos da culinária italiana é a simplicidade dos produtos usados em seu preparo. São poucos ingredientes, geralmente aqueles que fazem parte do nosso dia a dia, que se encontram nas hortas, sempre frescos e de qualidade. Bem harmonizados, garantem um sabor único, intenso e maravilhoso que conquistou o mundo.
Assim é o The Gusto, restaurante italiano que nasceu há pouco mais de 3 anos no coração de Itaipava. Inspirado nos restaurantes italianos de São Paulo, mais precisamente do Eataly, o restaurante traz a proposta de mesclar pratos feitos na hora com um empório onde os clientes podem levar as massas e molhos para fazerem em casa. O negócio das massas e do empório deu tão certo que agora eles têm uma loja vizinha ao restaurante só para atender esse público.
Mas não é à toa que vem fazendo tanto sucesso. As massas frescas são preparadas e produzidas pelo talentoso Nelson Bastos, com mais de 30 anos de profissão e passagens em grandes restaurantes, inclusive pelo Farfarello, onde foi o masseiro principal por anos. O nome The Gusto traduz bem a proposta do restaurante, uma brincadeira com as línguas inglesa e italiana, a modernidade no serviço e decoração bem ao estilo nova-iorquino com a tradição do menu italiano, conta Vinicius Bastos, administrador, gerente e gente boa do Restaurante.
Ontem estive lá para fazer a matéria, só para aproveitar a noite com uma gastronomia que amo porque conheço o cardápio deles inteiro. Afinal, o The Gusto é um restaurante que faz parte do meu cotidiano. Sou cliente deles desde que abriram, tanto no restaurante como no empório. No mínimo, uma vez por semana faço as massas deles, congeladas, lá em casa. Sucesso garantido com a família e amigos, muito sabor e praticidade.
Comecei com uma bruscheta tradicional de tomates que realmente é uma delícia. Tem um ingrediente secreto da Chef Gisele Zague, que deixa o sabor todo especial. Eu sei qual é! Cara de pau, entrei na cozinha para dar aquela xeretada. Isabela, como sempre, foi no nhoque de baroa com molho 4 queijos que é fantástico. O ponto da massa, a leveza, são simplesmente perfeitos.
Já eu fui de carbonara. Estou ficando especialista nesse prato, um clássico italiano que não permite erros, e o meu estava sensacional. Sempre molhadinho, uma explosão de sabores a cada garfada. Harmonizamos nosso jantar com um tinto chileno, cabernet sauvignon, leve, mas com personalidade. Finalizamos nossa ceia com um petit gâteau de chocolate com sorvete de creme porque quem é doce é mais feliz.
E para deixar a noite mais completa, não tem susto quando vem a conta. Nesses 4 anos escrevendo a coluna, posso afirmar que é o melhor custo-benefício da cidade. Aquele restaurante para guardar no coração e virar parada obrigatória no seu cotidiano quando passar por Itaipava, seja para almoço, jantar ou para levar as massas para casa.
O The Gusto fica na praça central do Shopping Vilarejo. Você vai me agradecer por essa dica.
Espero que tenham gostado da leitura, tenham uma boa semana e fiquem de olho no meu Instagram @tchelofassano que já já vai começar o Serra Wine Week.
Veja também: